Estudo revela que o Facebook reduz o rendimento escolar

Os alunos que usam o Facebook e que costumam trocar SMS enquanto estudam têm notas mais baixas do que aqueles que recorrem ao email.

Os dados constam de um estudo recente, conduzido por dois investigadores norte-americanos, que pretendeu analisar a utilização dos media sociais em contexto académico. Denominado “A Decade of Distractions: How Multitasking Affects Student Outcomes”, o relatório refere que a diferença se pode justificar pela finalidade com que as tecnologias são usadas.

“Os estudantes usam o Facebook e as mensagens de texto para socializarem com os seus pares, e recorrem ao email para comunicarem com os professores”, refere Reynol Junco, da Lock Haven University, um dos investigadores. “Por isso, consideramos que as atividades sociais conduzirão a resultados menos positivos, e as atividades académicas, a resultados mais positivos”.

No estudo, 52% dos inquiridos referiu que costuma enviar e receber SMS enquanto estuda, e 34% diz usar o Facebook.

Os investigadores apontam igualmente outros fatores que podem levar a resultados escolares menos positivos, como o multitasking. Aqui a questão não será omultitasking levar a notas mais baixas, mas sim os estudantes terem piores notas porque fazem várias coisas ao mesmo tempo.

No fim, conclui-se que, na relação entre tecnologia e aprendizagem cognitiva, o “tipo” de tecnologia usada – social ou académica – é uma variável importante.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.