Estudo revela falta de 8.000 informáticos em Portugal

informaticos

No que se refere ao emprego, a área da informática é actualmente uma das com mais saída profissional. Em Portugal quase todas as Instituições de ensino superior oferecem cursos/formação nesta área mas continuam a faltar profissionais para dar resposta a todas as ofertas.
De acordo com o estudo E-Skills in Europe, em Portugal vão faltar 8 mil informáticos já em 2015.

Estudo Europeu

A informação consta do estudo E-Skills in Europe de Janeiro de 2014 e revela que em 2012 faltavam, em Portugal, 3900 profissionais de TI. Para 2015, o mesmo estudo prevê que o défice de especialistas em TI atinja os 8100 e o número deverá crescer para os 15.000 em 2020.

O estudo revela ainda que o sistema de ensino português de Engenharias Informáticas também deverá evoluir de um forte ênfase em áreas ligadas ao equipamento informático (como ciências da computação), que são mais dificilmente absorvidos pela economia, para áreas de software que têm mais empregabilidade.

????????
Na conferência Cimeira Grand Coligation for Digital Jobs realizada esta sexta-feira em Lisboa com o objectivo de debater este desencontro entre a oferta a procura na área dos recursos humanos e encontrar soluções, Rui Serapicos, presidente da CIOnet Portugal, referiu que “É preciso reter recursos humanos no sector das tecnologias, requalificar os jovens em tecnologia ou, noutros casos, actualizar as competências”.
Já Ricardo Carvalho, presidente e fundador da Prime IT revelou que a sua empresa tem 60 vagas por preencher em várias funções na área de tecnologias de informação (TI) e receia que a falta de pessoas qualificadas na área da TI afecte o crescimento da Prime IT.

 

O que pensa deste estudo europeu?

 

Será que este estudo vem confirmar o que todos já sabem?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Entrar na minha conta:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Registar a minha conta:

cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email geral@informatico.pt.
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato