Estou a ser espionado pela webcam

Com a evolução do creepware, a webcam tonou-se a porta de entrada à vida pessoal de milhões de utilizadores, convertendo-a em uma ameaça à privacidade digital.spying-on-you

Imagine que há alguém dentro da sua casa ou escritório, capaz de ouvir todas as suas conversas e presenciar os seus momentos mais íntimos.

O que ela poderia fazer com essa informação?

O que aconteceria se todas essas conversas ou cenas tivessem sido gravadas?

É possível que não saiba e já esteja passando por esta situação.

Em virtude desta ameaça, Steganos decidiu incluir uma ferramenta especializada na proteção da webcam na mais recente versão do Privacy Suite.

O assunto tornou-se polemico depois da publicação de uma foto do CEO do Facebook, Mark Zuckenberg, na qual era possível observar que a sua webcam estava coberta com um adesivo.

Estou a ser espionado pela webcam 1
O principal questionamento era sobre se a medida era “paranóia” ou não.

A partir de então, muitos utilizadores passaram a questionar a sua vulnerabilidade diante dessa ameaça silenciosa.

Creepware é uma prática de espionagem realizada através de um software de Spyware, com o qual uma terceira pessoa consegue acesso à webcam e microfone de um dispositivo.

Este tipo de software é extremamente perigoso e normalmente utilizado em chantagem com as vítimas dessa espionagem com a difusão de conteúdo privado ou de informações confidenciais.

Outros usos frequentes são o roubo de informações financeiras e a prática de espionagem empresarial.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é preciso ser um hacker para espiar a webcam alheia.

O famoso creepware Blackshades, que levantou uma mega operação conjunta do FBI com a Europol, foi vendido durante quatro anos a milhares de utilizadores mal-intencionados por apenas 40 dólares.

Estima-se que o software foi vendido em mais de 100 países e milhares de licenças foram distribuídas.

Como proteger a sua webcam contra creepware?

A proteção contra creepware requer uma ferramenta especializada, pois muitos destes softwares conseguem driblar firewalls e antivírus.

Um dos grandes mitos em relação a este assunto é que a luz LED da webcam ficará ligada enquanto estiver activada.

Porém, normalmente esta opção simplesmente é desactivada para que o utilizador não perceba que está a ser observado.

Uma medida básica de prevenção é manter o computador, o sistema operacional e os navegadores sempre actualizados, além de usar um bom programa antivírus e um firewall.

No entanto, como já foi mencionado, alguns creepware conseguem driblar essas protecções.

Mark Zuckenberg não estava errado ao tapar a sua câmara com uma fita, o uso de uma barreira física é uma medida que nenhum software consegue superar.

Porém, não é suficiente: o microfone do usuário continua completamente exposto e video-conferências por Skype ou qualquer outra actividade que requer o uso da webcam continuará a poder ser vigiada e gravada.

spy camPara proteger os utilizadores contra este tipo de ameaças, surgiram ferramentas específicas de proteção contra creepware.

Este é o caso da ferramenta Webcam Protection, que forma parte do programa Privacy Suite, dedicado à privacidade e segurança de dados.

A versão 18 do software da empresa alemã Steganos inclui este recurso especialmente desenvolvido para evitar que hackers tenham acesso à webcam e microfone do dispositivo.

A medida a tomar é bastante simples, com somente dois cliques o utilizador estará protegido.

Basta abrir o programa, clicar em “Privacidade” e a seguir clicar “Protecção da webcam”.

Para obter mais informações sobre o software de segurança digital da Steganos, visite o site do Privacy Suite em português.

***

 

Sobre a Steganos

 

Desde 1996, a Steganos oferece softwares para a segurança digital que protegem os dados do usuário dentro e fora da Internet. Os programas da Steganos juntam a facilidade de uso com as melhores tecnologias de criptografia. Seus produtos estão disponíveis em português, espanhol, alemão, inglês e francês. Mais informação sobre a empresa e seus produtos está disponível no site: www.segurisoft.com.br.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.