ESET elimina botnet da Google Play Store

A ESET descobriu e desactivou uma botnet que utilizava aplicações Android para se apoderar das credenciais bancárias e para bloquear equipamentos.

Em Fevereiro, algumas aplicações maliciosas conseguiram contornar os mecanismos de protecção da Google e apareceram na Google Play Store a 4 de Fevereiro. Estas aplicações faziam-se passar por aplicações meteorológicas e apoderavam-se dos dados bancários dos utilizadores. Dois dias depois, foram detectadas e reportadas pela ESET, e foram eliminadas de imediato. No entanto, durante o período em que estiveram activas foram instaladas em cerca de 5000 dispositivos.

Estas aplicações maliciosas faziam parte de uma botnet e enviavam para o servidor de C&C (“Comando & Controlo”) todas as informações.

Os investigadores da ESET concluíram que as aplicações Android e o servidor de C&C foram desenvolvidos com o mesmo código fonte que foi disponibilizado publicamente na Internet em Dezembro do ano passado.

Este código disponibilizava um painel de administração na web para que todas as acções pudessem ser controladas. Este estava disponível em fóruns com origem na Rússia desde finais do ano passado.

Uma análise ao servidor C&C, desde 2 de Fevereiro deste ano, revelou uma extensa lista de vítimas. No dia 23, quando o servidor de comando e controlo foi desactivado após o alerta da ESET, a botnet já contava com 2810 vítimas de 48 países diferentes.

De acordo com Lukáš Štefanko, investigador da ESET,

O fácil acesso às ferramentas que permitem criar malware para o sistema operativo Android faz com que o número de ameaças aumente significativamente. Por este motivo, os utilizadores Android devem leva a sério a prevenção.

Fonte: Tekgenius.pt

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Entrar na minha conta:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Registar a minha conta:

cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email geral@informatico.pt.
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato