Encerrar, Suspender, Hibernar: o que fazem?

opções de encerramento

Os sistemas operativos mais recentes contam com diversas opções para “desligar” o computador quando não é necessário. Além do tradicional encerrar, temos também o suspender e hibernar ou até a Suspensão hibrida.

Todas estas funções possuem um ponto em comum: reduzir o consumo de energia do sistema quando o utilizador não se encontra no mesmo. No entanto, as diferentes opções podem causar uma certa confusão: qual será a melhor opção a escolher? E o que cada uma faz exatamente?

Neste artigo vamos focar-nos nas principais opções disponíveis atualmente: Encerrar, Suspender, Hibernar, Suspensão hibrida e sobre o termo “Fast Startup” (ou Arranque Rápido).

 

> Encerrar

encerrar

Esta opção desliga completamente o computador e todos os componentes da fonte da alimentação. Como exemplo, seria como desligar todos os caminhos da eletricidade para os componentes do sistema, sendo que nenhum está ativo.

A nível do sistema operativo, todos os programas e serviços são encerrados, não sendo guardado o estado dos mesmos no momento do encerramento. No próximo arranque, o sistema restaura todos os serviços e programas “a frio”, sobre as configurações padrão. No entanto, o arranque é o que demora mais tempo de todas as opções, visto que tudo tem de ser novamente carregado.

 

> Suspender

Quando o sistema é colocado em Suspensão, este entra num modo de utilização mínima de energia. A fonte de alimentação continua a fornecer energia apenas para a RAM e, em certos casos, o processador. Todos os restantes componentes são desligados.

O estado do sistema operativo e todos os serviços e aplicações são guardados na RAM, sendo que, quando o utilizador volta a ficar ativo, o sistema é imediatamente carregado tal como se encontrava antes da suspensão.

Esta opção é utilizada sobretudo para poupança de energia, e uma vez que o computador não é totalmente encerrado, possui o tempo de arranque mais rápido de todas as opções.

 

> Hibernação

Neste estado, o computador é totalmente desligado, tal como na opção de “Encerrar”. No entanto, o estado do sistema operativo é guardado no disco antes do encerramento, permitindo que o sistema volte a ficar ativo tal como se encontrava antes do processo.

Em comparação com o “Encerrar”, o arranque é consideravelmente mais rápido e todos os programas e serviços são mantidos inalterados tal como estavam antes da hibernação.

 

> Hibernação Híbrida

Este estado conjuga um pouco da suspensão e da hibernação. Tal como acontece na hibernação, o estado do sistema é guardado no disco antes do processo, sendo que o sistema entra depois num estado de consumo reduzido de energia (similar à suspensão).

A principal diferença encontra-se caso ocorra uma quebra de energia. Enquanto que, na suspensão, se ocorrer uma quebra de energia, o estado do sistema operativo é perdido, na hibernação hibrida este mantêm-se guardado de forma segura no disco e evita possíveis erros no sistema.

Este estado é útil sobretudo em sistemas portáteis, já que permite manter o sistema rapidamente acessível, mas também salvaguarda os dados caso a energia falte.

 

> Fast Startup (Arranque Rápido)

arranque windows

Este modo foi introduzido com o sistema Windows 10. O mesmo combina os métodos de hibernação e encerrar, no entanto, apenas são guardados os serviços essenciais do sistema operativo. Ou seja, aplicações de terceiros e não essenciais abertas no sistema não são guardadas quando se realiza o encerramento.

Isto permite que o sistema arranque mais rapidamente da próxima vez, visto que deixa de ser necessário carregar a totalidade dos serviços essenciais do Windows, no entanto os dados do utilizador (aplicações abertas, por exemplo) não são restauradas.

No Windows 10, esta opção é automaticamente ativada em sistemas compatíveis, sendo que a opção de encerrar realiza automaticamente o processo.

Qual o método que costuma utilizar?

Deixe o seu comentário.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.