Empresas comprometidas com a transformação digital, segundo estudo da Fujitsu

A Sondagem Global sobre Transformação Digital conduzida pela Fujitsu inquiriu mais de 1500 líderes empresariais de 15 países, e concluiu que a grande maioria das empresas estão a recorrer a tecnologias como a inteligência artificial e a IoT para levarem a cabo iniciativas de transformação digital. Muitas já estão na fase de implementação, proporcionando resultados tangíveis. Cerca de 34% desses projetos já produziram resultados de negócio como um aumento das receitas ou uma melhoria das relações com os clientes.

Olhando para as iniciativas de transformação digital, o Marketing é a principal área funcional (38%), seguido pelo Estilo de Trabalho (35%), e a Operação e Manutenção (30%). Em termos de iniciativas de setores específicos, as principais áreas de transformação digital são Banca e Seguros (51%) e os Cuidados de Saúde (51%), seguidos da Manufatura.

Os inquiridos na sondagem da Fujitsu referem o aumento das receitas (46%), melhoria das relações com os clientes (44%), e o fortalecimento da competitividade dos produtos (36%), como os principais contributos da transformação digital para o crescimento do negócio.

De acordo com os resultados da sondagem, os fatores importantes para o sucesso das transformações digitais são ter pessoal talentoso com as capacidades certas (19%), uma liderança forte (18%) e processos e organizações ágeis (17%). Além disso, o estudo também revelou que, para efetuar uma transformação digital bem-sucedida, é necessário co-criar com parceiros tecnológicos que tenham capacidade tecnológica, compreensão do negócio e estejam alinhados com a visão e a estratégia.

De acordo com a Fujitsu, os líderes empresariais têm elevadas expetativas relativamente à inteligência artificial, com 77% deles a encararem-na como uma oportunidade. A maioria também concorda que a IA irá melhorar as capacidades das pessoas no futuro.

Os líderes empresariais responderam que as capacidades mais importantes de que as pessoas precisam para se capacitarem na era digital são um conhecimento profissional das tecnologias digitais (18%) e criatividade e imaginação (17%), entre outras. Os resultados também indicam que, para implementar com sucesso iniciativas de transformação digital, é importante fomentar o desenvolvimento de talento digital, ou adquirir esse talento.

Fonte: ITinsight

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.