Em breve Fibra óptica pode ajudar a encontrar terramotos

A criação dos cabos de fibra ópticas representaram uma grande evolução para que os sistemas de comunicação pudessem se ligar em alta velocidade, e, sem dúvida alguma, alterar o futuro da internet. Mas neste momento investigadores da Universidade de Stanford descobriram mais uma função realmente importante para esses cabos: encontrar terramotos.

japao-entre-os-paises-mais-propensos-a-terremotos

Além de proporcionar internet rápida para milhões de pessoas, as qualidades desses cabos permitem analisar as vibrações provocadas por tremores na crosta terrestre. Em consonância com Biondo Biondi, professor de geofísica da instituição, a fibra óptica pode até mesmo apontar “dados sobre direção e magnitude dos abalos sísmicos”.

“Podemos ouvir repetidamente, e bem, a Terra utilizando os cabos de fibra ópticas que já existem e foram instalados com objetivos de telecomunicações”, comentou Biondi.

A grande vantagem desse novo método é o custo-benefício. Apesar dos sismômetros tradicionais serem mais sensíveis, eles são mais dispendiosos e difíceis para instalar e manter. “Cada metro de fibra óptica na nossa rede atua como um sensor, e custa menos dum dólar para instalar”, afirmou o professor.

Stanford mantém um observatório sísmico de fibra óptica desde setembro de 2016, quando registou e catalogou acima de 800 eventos sísmicos. O observatório não só conseguiu encontrar desastres a milhares de quilómetros de distância, como os recentes terramotos no México, como também foi capaz de capturar indícios de pequenos tremores locais, incluindo alguns terramotos com magnitudes de apenas 1,6 e 1,8. E isso pode querer dizer que “o observatório sísmico de fibra óptica pode distinguir adequadamente entre diferentes magnitudes de terramotos”, avalia Biondi.

O objetivo dele é provar que o sistema funciona em larga escala e prolongar as medições além das áreas próximas ao campus da Universidade de Stanford.

Fonte: Digital Trends

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.