DVD de 25 TB inventado por Japoneses

Um grupo de cientistas japoneses anunciou que seria capaz de multiplicar mil vezes a capacidade de armazenamento de um Blu-Ray simplesmente aplicando uma capa metálica especial a um DVD.

dvd

O Blu-Ray parecia o dispositivo ideal para substituir o velho disco de 4.7GB mas a guerra entre os discos ainda não terminou.

Quando chegar ao mercado, este super DVD de 25 TB não necessitará de novos leitores.

A tecnologia não pára de surpreender a cada momento.

Quando parecia que os DVD estavam mortos, os japoneses demonstram que o clássico disco não só não está acabado como tem muito para oferecer, inclusive mais que o seu teórico sucessor − o Blu-Ray.

dvd

Shin-ichi Ohkoshi, líder do projecto e professor de química da Universidade de Tóquio, explica que pintando um material variante do óxido de titânio no DVD, que pode conduzir ou não electricidade dependendo da exposição à luz deste composto, pode ampliar-se a capacidade do DVD tradicional até mil vezes a de um Blu-Ray.

São 25 mil Gigabytes num disco que poderíamos utilizar nos nossos reprodutores sem sequer ser necessário adaptações estranhas nem alterações ao formato dos ficheiros.

Além disto, Ohkoshi garante que o óxido de titânio, necessário para estes mega DVD, custa a centésima parte do composto de germânio, antimónio e telúrio que utilizam os Blu-Ray recarregáveis e os DVD actuais.

Este projecto ainda se encontra numa fase inicial pelo que demorará alguns anos a chegar ao circuito comercial.

A notícia foi avançada pelo arstechnica que explica o processo utilizado pela equipa.

Desconhece-se quando a tecnologia vai poder ser disponibilizada ao público.

De qualquer modo, os investigadores já estão em conversações com empresas do ramo para produzir estes novos discos.

 

 Será que esta nova descoberta trará de volta o velho DVD ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “DVD de 25 TB inventado por Japoneses”

  1. Mi ordenador portatil es reproductor de blu-ray y siempre he visto las peliculas en la TV (como monitor) con cable HDMI pero ahora no se que pasa que se ven bien pero el sonido sale del ordenador y no del TV con peor calidad logicamente. ¿alguien sabe por que y como solucionarlo?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.