Doutor Assistente IA: o primeiro médico robô já atende pacientes

Um robô dotado com Inteligência Artificial começou a operar no centro médico Shuanggang, na cidade de Hefei, capital da província chinesa de Anhui, leste da China.

O “ Doutor Assistente IA ” é um robô, dotado com Inteligência Artificial, capaz de diagnosticar pacientes e passar receitas. O robô foi criado pela empresa chinesa iFlytek e tem um aspeto humanoide, com grandes olhos azuis e um sorriso permanente.

O sistema baseia-se em diagnósticos anteriores. O robô é capaz de memorizar as receitas de outros médicos, que trabalham no mesmo ambulatório, de forma a poder basear-se em experiências passadas para tratar os seus próprios doentes.

No ano passado, o Doutor Assistente IA tornou-se no primeiro robô do mundo a passar nos exames para obter a licença necessária para exercer medicina.

Em consonância com a agência noticiosa Xinhua, os diagnósticos terão de ser confirmados por um médico humano numa fase inicial, como uma forma de prevenção caso algo não corra como previsto.

A China é um dos países líderes na investigação de IA e robótica. Os robôs são usados na China já em diversas áreas, incluindo redação de informações ou no cuidado de crianças e idosos.

Fonte: ZAP

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.