Docker – Conheça esta tecnologia muito popular

Com os avanços tecnológicos, têm aparecido soluções muito mais eficientes que garantem a melhor performance das plataformas. Depois da virtualização, a tecnologia de containers tendo vindo a vencer espaço e popularidade e é aí que encontramos o Docker.

Hoje vamos fazer um breve introdução a esta tecnologia e descobrir porque se está a tornar tão popular.
Docker - Porque é esta uma tecnologia tão popular

 

Docker, o que é?

Para quem não conhece, o Docker é uma plataforma Open Source de desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações que tem como base a linguagem de programação em Go da Google. Esta plataforma tem como principal objetivo facilitar a criação e gestão de ambientes isolados com recurso à tecnologia de containers.

O Docker tem vindo a vencer muita popularidade pelo facto de permitir “empacotar” uma app ou sistema dentro dum container (ambiente isolado), sendo que este container pode posteriormente ser executado em qualquer máquina que tenha o Docker instalado.

Para quem faz administração de sistemas, esta é uma característica bastante interessante uma vez que o administrador pode configura uma única vez um serviço e é capaz de executa-lo em qualquer sistema (sem complicações).

As vantagens são mais que muitas, até porque desta forma o tempo de deploy é bastante reduzido comparativamente a outras soluções (ex. virtualização) e uma solução criada em Docker é altamente portável (conceito: Desenvolve uma vez… executa em qualquer lugar).

Por exemplo, enquanto num sistema de virtualização tradicional nós temos um sistema operativo isolado, no caso do Docker, mais concretamente ao nível dos containers, nós temos recursos isolados que fazem utilização de bibliotecas do próprio kernel do sistema operativo nativo. Isto quer dizer que conseguimos obter uma melhor performance, comparativamente à virtualização, e em termos de aplicações mais pequenas (já que não temos que levar toda a máquina virtual para outra máquina de origem).

Virtualização vs Containers

Num próximo tutorial iremos ensinar a instalar e a utilizar a tecnologia Docker. Iremos também mostrar o Docker Swarm que é uma ferramenta de origem do Docker, direcionada para clusters, que disponibiliza uma interface de gestão que simplifica todo o processo de gestão. Com o Docker Swarm o deploy de containers é simplificado, permitindo assim ter diversas máquinas (no cluster) e distribuir serviços pelas mesmas. Estejam atentos.

Saber mais aqui.

Fonte: Pplware

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.