Dicas para reduzir a utilização do Disco no Windows 7

 

image

Se está a perguntar-se o vai ocupando o espaço do seu disco rígido, então veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos mostrar como se livrar dos ficheiros desnecessários do seu computador.

Primeiro vamos descobrir o que está a sobrecarregar o seu disco rígido.Recomendamos que você faça o download do SpaceSniffer . Uma vez instalado, ele irá mapear o disco rígido e mostrar os ficheiros e pastas que ocupam mais espaço do seu sistema.SpaceSniffer trás um manual que mostra as coisas interessantes que é possível fazer com ele.

image

algumas das coisas que podemos fazer é filtrar ficheiros temporários …

image

… ou então encontrar ficheiros que não tenham sido usados á mais de um ano, são geralmente bons candidatos para remoção.

image

Entre todos os ficheiros, destacam-se o Pagefile.sys e o hiberfil.sys, Ocuparam cerca de seis GB de nosso disco rígido.

image

Numa instalação padrão, o Windows cria um ficheiro de paginação (pagefile.sys) que usa para manter parte de um programa ou de uma memória que não se encaixa na memória RAM. A Microsoft recomenda que não se apague esse ficheiro, mesmo quando temos muita memória. No entanto podemos remover o hiberfil.sys do sistema (pesquize no google como o fazer em segurança).
 

Limpar Pontos de Restauro

Como ao instalar programas ou drivers o Windows por vezes fica a funcionar mais lentamente ou de forma imprevisível. Manter os pontos de restauro do Windows, e usá-los para recuperar os seus ficheiros de sistema e os programas para uma altura em que tudo funcionava bem. No entanto, os pontos de restauro ocupam muito espaço no nosso disco rígido. Podemos usar o disco de limpeza para remover os pontos de restauro, mas se decidir fazer isso, não será capaz de reverter mais o seu sistema. Utilize o Disk Clean up no menu iniciar executando-o como administrador.

image

A Limpeza de Disco reduz o número de ficheiros desnecessários. Permite remover ficheiros temporários, esvazia a reciclagem, e remover uma grande variedade de ficheiros de sistema e outros itens que já não precisa.

image

Abra o “Mais Opções” e clique no botão limpar.

more_options

 

Use o CCleaner para recuperar mais espaço

O CCleaner é uma óptima ferramenta para apagar ficheiros lixo, dá-lhe muitas opções para limpar o seu computador. No CCleaner a configuração padrão do IE permite limpar ficheiros indesejados, cache do Windows Explorer, e repositórios de sistema.

image

Clique sobre o separador aplicações e vai descobrir que remover ficheiros desnecessários de cada umas das aplicação. Por exemplo, pode escolher limpar os cookies do Firefox, Chrome, etc…

image

O Windows mantém um conjunto de ficheiros de registro onde armazena as configurações do PC, por exemplo, o fundo do ambiente de trabalho. Sempre que se desinstala um programa, alguma associação de ficheiros não utilizados podem ficar penduradas no registo, e assim o registo pode tornar-se inchado o que torna mais tento o PC. O CCleaner é uma maneira fácil de limpar o registo. Clique no ícone do Registo, execute uma verificação de problemas, e clique no botão corrigir problemas seleccionados “para limpar o registo.

image

O CCleaner dá-nos um conjunto de ferramentas para remover ficheiros desnecessários. Desinstalar programas de uma forma mais rápida do que o “Adicionar ou Remover Programas” do Windows.

image

A opção de Restauração do Sistema no CCleaner permite remover os pontos de restauro de Limpeza de Disco. Avisa-nos do último ponto de restauro, para que não se possa remover, por razões de segurança.

image

O Windows não apaga os dados reais que excluímos, simplesmente remove a referência desse ficheiro, e substituí-o quando se salvarem novos dados. Isso representa um risco, porque alguns “inteligentes” podem vasculhar o seu computador, e reconstruir os seus dados antes de Windows escrever sobre eles. Se está preocupado, pode instruir o CCleaner para limpar este tipo de dados usando o “Limpador de Disco”.

image

Existem dois tipo de limpeza, espaço livre e unidade inteira. Deve selecionar apenas o espaço livre, a menos que deseje apagar todos os ficheiros no disco.

image

O CCleaner dá-nos algumas opções de segurança, mas a opção por defeito é suficiente para a maioria das ocasiões.

image

Clique em opções “Configurações Avançadas” e certifique-se que selecciona “Salvar todas as configurações INI File “. Também é possível programar o CCcleaner para fazer limpezas regulares.

image

Espero que estas sugestões o ajudem a repor o seu espaço do disco rígido. Sinta-se livre para partilhar alguma dica com os leitores na secção de comentários.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.