Dicas para reduzir a utilização do Disco no Windows 7

 

image

Se está a perguntar-se o vai ocupando o espaço do seu disco rígido, então veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos mostrar como se livrar dos ficheiros desnecessários do seu computador.

Primeiro vamos descobrir o que está a sobrecarregar o seu disco rígido.Recomendamos que você faça o download do SpaceSniffer . Uma vez instalado, ele irá mapear o disco rígido e mostrar os ficheiros e pastas que ocupam mais espaço do seu sistema.SpaceSniffer trás um manual que mostra as coisas interessantes que é possível fazer com ele.

image

algumas das coisas que podemos fazer é filtrar ficheiros temporários …

image

… ou então encontrar ficheiros que não tenham sido usados á mais de um ano, são geralmente bons candidatos para remoção.

image

Entre todos os ficheiros, destacam-se o Pagefile.sys e o hiberfil.sys, Ocuparam cerca de seis GB de nosso disco rígido.

image

Numa instalação padrão, o Windows cria um ficheiro de paginação (pagefile.sys) que usa para manter parte de um programa ou de uma memória que não se encaixa na memória RAM. A Microsoft recomenda que não se apague esse ficheiro, mesmo quando temos muita memória. No entanto podemos remover o hiberfil.sys do sistema (pesquize no google como o fazer em segurança).
 

Limpar Pontos de Restauro

Como ao instalar programas ou drivers o Windows por vezes fica a funcionar mais lentamente ou de forma imprevisível. Manter os pontos de restauro do Windows, e usá-los para recuperar os seus ficheiros de sistema e os programas para uma altura em que tudo funcionava bem. No entanto, os pontos de restauro ocupam muito espaço no nosso disco rígido. Podemos usar o disco de limpeza para remover os pontos de restauro, mas se decidir fazer isso, não será capaz de reverter mais o seu sistema. Utilize o Disk Clean up no menu iniciar executando-o como administrador.

image

A Limpeza de Disco reduz o número de ficheiros desnecessários. Permite remover ficheiros temporários, esvazia a reciclagem, e remover uma grande variedade de ficheiros de sistema e outros itens que já não precisa.

image

Abra o “Mais Opções” e clique no botão limpar.

more_options

 

Use o CCleaner para recuperar mais espaço

O CCleaner é uma óptima ferramenta para apagar ficheiros lixo, dá-lhe muitas opções para limpar o seu computador. No CCleaner a configuração padrão do IE permite limpar ficheiros indesejados, cache do Windows Explorer, e repositórios de sistema.

image

Clique sobre o separador aplicações e vai descobrir que remover ficheiros desnecessários de cada umas das aplicação. Por exemplo, pode escolher limpar os cookies do Firefox, Chrome, etc…

image

O Windows mantém um conjunto de ficheiros de registro onde armazena as configurações do PC, por exemplo, o fundo do ambiente de trabalho. Sempre que se desinstala um programa, alguma associação de ficheiros não utilizados podem ficar penduradas no registo, e assim o registo pode tornar-se inchado o que torna mais tento o PC. O CCleaner é uma maneira fácil de limpar o registo. Clique no ícone do Registo, execute uma verificação de problemas, e clique no botão corrigir problemas seleccionados “para limpar o registo.

image

O CCleaner dá-nos um conjunto de ferramentas para remover ficheiros desnecessários. Desinstalar programas de uma forma mais rápida do que o “Adicionar ou Remover Programas” do Windows.

image

A opção de Restauração do Sistema no CCleaner permite remover os pontos de restauro de Limpeza de Disco. Avisa-nos do último ponto de restauro, para que não se possa remover, por razões de segurança.

image

O Windows não apaga os dados reais que excluímos, simplesmente remove a referência desse ficheiro, e substituí-o quando se salvarem novos dados. Isso representa um risco, porque alguns “inteligentes” podem vasculhar o seu computador, e reconstruir os seus dados antes de Windows escrever sobre eles. Se está preocupado, pode instruir o CCleaner para limpar este tipo de dados usando o “Limpador de Disco”.

image

Existem dois tipo de limpeza, espaço livre e unidade inteira. Deve selecionar apenas o espaço livre, a menos que deseje apagar todos os ficheiros no disco.

image

O CCleaner dá-nos algumas opções de segurança, mas a opção por defeito é suficiente para a maioria das ocasiões.

image

Clique em opções “Configurações Avançadas” e certifique-se que selecciona “Salvar todas as configurações INI File “. Também é possível programar o CCcleaner para fazer limpezas regulares.

image

Espero que estas sugestões o ajudem a repor o seu espaço do disco rígido. Sinta-se livre para partilhar alguma dica com os leitores na secção de comentários.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.