Devo instalar antivírus no Android?

Por mais disparatado que consiga parecer, isso é uma certeza: não precisa instalar um antivírus no o o seu smartphone Android. É provável que compense pelas funções agregadas que ele possa disponibilizar, mas no aspecto da proteção em si, não é tão essencial como o utilização no PC, por exemplo.

Confirme a seguir as razões para não “aquecer a cabeça” com um antivírus de terceiros em o o seu equipamento.

 

A aposta nas lojas oficiais e a a sua patrulha constante

para começar, queremos deixar bem claro que a sugestão da não utilização dum antivírus em o o seu smarphone Android não tem qualquer relação com uma possível “falta de vírus” para essa plataforma.

Pelo contrário! É muito mais comum a propagação de pragas virtuais para equipamentos móveis, sobretudo as que visam o Android, que de forma esmagadora é o sistema móvel mais usado, com 85% de participação de mercado, em consonância com dados da IDC.

Segundo a Kaspersky, os casos de ransomware, o malware da moda, voltado para equipamentos móveis, triplicou no primeiro trimestre de 2017. Portanto, o que não falta são ameaças aos nosso queridos smartphones.

A questão de não necessitar descarregar uma aplicação de antivírus dos mais diversos fabricantes, como Avast, AVG, Avira, entre tantos outros, é o fato das lojas oficiais de aplicações já serem bastante seguras e controlarem os aplicações disponíveis.

Por causa disso que uma das ajudas mais básicas de proteção é: descarregue simplesmente aplicações das lojas oficiais. Quando referimos lojas oficiais, estamos referindo-nos, por exemplo, a Play Store, no caso do Android, ou a App Store, caso seja utilizador da Apple.

É claro que nada é 100% seguro. Portanto, sim, pode acontecer de vírus se infiltrarem em lojas oficiais passando-se por aplicações confiáveis. Mas, na grande maioria dos casos, o problema é solucionado de imediato e os aplicações são eliminados antes do estrago tomar proporções gigantescas.

No caso do Android, a partir de maio deste ano, a urgência de descarregar um antivírus de terceiros para tratar da parte da proteção reduziu ainda mais. Eles mostraram, durante a conferência I/O 2017, o Play Protect, uma solução de fonte que agrega sistema e a loja de aplicações.

O Play Protect, além de ser um programa informático de proteção nativo do Android, que já está disponível para todos os utilizadores que tenham instalada a versão 11 do  Google Play Services, é um sinalizador na Play Store aos aplicações que já foram testados por esse guardião do Google. Isso quer dizer que quando vê a legenda “Verificado por Play Protect” quando vai descarregar alguma aplicação na loja, ele já foi verificado e está seguro.

 

A falsificação dos antivírus

Além de não necessitar obrigatoriamente dum antivírus de terceiros para manter o o seu equipamento Android seguro, os cibercriminosos usam essa alcunha de “antivírus” para esconder ameaças. Como disse acima, descarregar aplicações simplesmente nas lojas oficiais não traz uma garantia irrevogável de proteção, embora seja o mais aconselhável. Um estudo atual mostra que dos 655 aplicações de antivírus disponíveis na Play Store, cerca de 131 trazem algum spyware (vírus espião) escondido.

Portanto, além de não ser necessário descarregar um antivírus para o o o seu equipamento Android, caso opte por descarregar um, tenha bastante cuidado com a opção que irá escolher. Aposte nos aplicações de nomes consagrados, como Avast, AVG, Avira, DFNDR Security, da PSafe, Kaspersky Mobile Antivirus, da Kaspersky Lab, McAfee Proteção de Telemóvel, da McAfee LLC, Malwarebytes e Mobile Security & Antivirus da ESET.

 

Antivirus e suas funções extra

Se, no passado, os antivírus focavam simplesmente na questão da proteção, hoje, eles se tornaram verdadeiros gerenciadores dos equipamentos. Acredito que muitas pessoas que utilizam um programa informático desse tipo no smartphone Android acabam utilizando mais as funções que garantem melhorar a performance do equipamento do que a a a sua “função raiz“, por outras palavras, o scanner para encontrar possíveis ameaças.

Cada empresa trabalha duma forma para tentar cativar o cliente e incentivar o download da aplicação. O DFNDR Security, da PSafe, por exemplo, além de controlar o carregamento da bateria para evitar sobrecarga, ainda traz funções como refrigeração da CPU, verificador de velocidade da rede, otimização para jogos, entre outras coisas.

 

Mantenha a atenção em outros pontos

Não confie cegamente que o controlo do Google irá livar-te das ameaças. tem um papel fundamental na proteção do o o seu equipamento.

Utilizar um antivírus hoje em dia não é tão importante, mas outras regras são indispensáveis, como: não descarregar aplicações desconhecidos, sem antes uma consulta prévia do que se trata; não sair clicando em tudo que lê, ainda mais com essa onda atual de ransomware; e manter sistema e aplicações sempre atualizados.

Entre aplicações e potenciais brechas do sistema, é muito provável que os cibercriminosos irão mirar nas brechas do sistema operativo. Portanto o melhor cenário (infelizmente nem sempre é possível) é ter um equipamento com a versão mais atual do sistema Android.

Concluindo, embora o controlo do Google não seja totalmente garantido, ele já é o melhor que pode esperar dentro do sistema Android. Noutras palavras, ainda não existe aplicativo antivírus melhor do que o próprio sistema (e da loja Google Play).

Mas, note que tem um papel fundamental na proteção do o o seu equipamento. Por causa disso, evite descarregar aplicações desconhecidos (aqueles instalados por APK ou fora das lojas oficiais) e, ao navegar na internet, não saia clicando em tudo sem critério.

Por fim, sublinhamos que é muito importante, ou melhor, essencial, manter o sistema e aplicações sempre atualizados. Essa é a melhor camada de proteção que pode fornecer ao o o seu equipamento, contra as mais variadas ameaças disponíveis na internet.

Fonte: Showmetech

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

0 thoughts on “Devo instalar antivírus no Android?”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.