Deve ensinar-se a importância dos dados

O Information Commissioner’s Office (ICO) do Reino Unido disse que o ensino sobre a importância da privacidade de dados e de acesso à informação oficial deve ser incorporado nas aulas da escola.

O organismo está a desenvolver um projecto de investigação com o objectivo de explorar  maneiras de garantir que as questões de direitos de informação sejam abordadas no ensino primário e secundário.

Jonathan Bamford, director para a articulação estratégica no ICO considera que “os jovens estão a crescer numa época na qual uma quantidade crescente de informações é elaborada sobre eles”. Assim, diz ser “vital” que compreendam “os seus direitos de privacidade e como exercê-los”.

Bamford defende que depois de estarem cientes dos seus direitos de acesso à informação, os jovens ficam mais habilitados a fazerem perguntas sobre aspectos importantes para eles, como as propinas da universidade ou o ambiente. O projecto de investigação tem como objectivo garantir que os jovens, através do sistema de ensino, tomem consciência das ameaças à sua privacidade.

O objectivo é mostrar-lhes como se podem proteger e também compreender as práticas e as salvaguardas legais capazes de os ajudar. O ICO está aberto a propostas para parcerias de investigação com o propósito de ajudar a analisar o panorama actual e fazer recomendações.

Recentemente o ICO descobriu uma escola em Hampshire, onde houve violações do Data Protection Act (DPA): os dados pessoais de cerca de 20 mil pessoas foram colocadas em risco quando o site da escola sofreu uma intrusão. De acordo com o ICO, na Bay House School, os hackers – incluindo pelo menos um dos seus próprios alunos – acederam ao sistema de gestão interna da escola, através de um ataque à página da escola alojada remotamente.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato