Cuidados com ergonomia na utilização do portátil

Já ouviu falar em Ergonomia? Se utiliza regularmente o computado é provável que já se tenha queixado de algum tipo de dor no seu corpo. Infelizmente é uma situação muito comum e que está relacionada com a ergonomia na utilização do seu computador.

O termo ergonomia tem origem de duas palavras gregas:“ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis.

Atualmente ergonomia é conhecida como a ciência que adapta ambiente e objetos às pessoas, ou seja, ela visa fazer com que a tarefa se adapte ao trabalhador, e não forçá-lo a se adptar a tarefa.

A ergonomia pode ser aplicada em vários setores de uma empresa. Em todos eles é possível aumentar a eficiência, segurança e saúde do colaborador.

symone-miguez ergonomia

“A ergonomia é um campo mais amplo. Se fossemos pensar em 3 campos, poderíamos dizer que está dentro do físico, cognitivo e organizacional. O físico seria a ergonomia comum a todo mundo, em que pensamos em alturas, mesas, cadeiras e acessórios”, explica Symone Miguez, ergonomista. Segunda ela, a ergonomia cognitiva está começando a ser feita no Brasil, que é a ergonomia que pensa em sua interação com a máquina, seja ela um mero computador, seja ela uma máquina industrial. “

 

E a organizacional é realmente pensando na gestão da ergonomia, desde ritmos, horas extras, como produzir necessariamente”, completa.

A ergonomia bem aplicada traz saúde para o profissional, como a ausência de problemas osteomusculares, além de melhorar o clima dentro das empresas. Profissionais satisfeitos aumentam a produtividade.

Essa preocupação e consciencialização vêm aumentando cada vez mais nas empresas.

Hoje grandes empresas estão preocupadas com a ergonomia em seus postos de trabalho, como bancos e o governo. Muitos produtos já são obrigatórios como apoio de pá para ‘check-out’ de supermercado, para postos de trabalho em telemarketing.

 

Que acontece quando utilizamos muito tempo o computador:

Provavelmente ao seu lado estão mais pessoas a utilizar um computador. Muito embora a maioria dos estudos alerte sobre os maleficios sobre a utilização intensiva dos computadores a maioria das pessoas continua a cometer os mesmo erros.

Não há como negar que o tempo de utilização dos computadores aumentou exponencialmente na última década. De fato, um relatório da Nielsen de 2014 descobriu que os adultos passam em média 11 horas à frente de um ecrã por dia. Descubra a seguir algumas coisas que lhe podem acontecer se também tiver este tipo de comportamento.

 

1 – Aumento de Peso

Menos de duas horas de Televisão por dia podem aumentar o risco de aumento de peso, diabetes e doenças cardíacas nos adultos. É provável que existam outros fatores que também sejam culpados, incluindo um estilo de vida sedentário, menos sono e normalmente maus hábitos alimentares. Mas a utilização do computador excessivamente pode potenciar o aumento de peso.

 

2 – Problemas de visão

Olhar para um ecrã por longos períodos de tempo pode causar “síndrome da visão computacional”. Os sintomas são tensão, olhos secos, visão turva e dores de cabeça.

 

3 – Dor cronica no pescoço e nas costas

A má postura na utilização errada dos computadores é responsável pela dor cronica no pescoço, ombro e costas que muitos utilizadores se queixam no seu dia a dia.

 

4 – Dormir mal

Estudos ligam a utilização intensiva do computadores e dos telemóveis os principais problemas de sono. A luz azul dos dispositivos digitais suprime a hormona que provoca o sono, a melatonina, impedindo-nos de ter um sono tranquilo e reparador.

 

5 – Função cognitiva prejudicada

Estudos de imagens cognitivas descobriram que perder muito tempo ao ecrã de um computador ou de um telemóvel levará a um processamento de informações menos eficiente.

 

6 – Morrer mais cedo

Estudos indicaram que perder muito tempo em frente dos ecrãs dos computadores, telemóveis ou televisões diminui a sua saúde cardiovascular e aumenta seu risco de mortalidade.

 

Como melhorar a ergonomia na utilização do computador

Os vídeos a seguir de sensibilização, produzidos por uma operadora móvel espanhola, alertam para alguns cuidados básicos de ergonomia, relacionados com o uso de portáteis e computadores em geral.

Preocupa-se com a ergonomia no local de trabalho?

Deixe um comentário com a sua experiência e mais algumas dicas que utiliza para melhorar o seu ambiente de trabalho.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Formulário de Contato

Agendar

serviços informaticos ao domicilio

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo EXCLUSIVO:

Brindes, ofertas e promoções…

Registar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
x Logo: Shield
Este Site é Protegido Por
Shield