Cuidado MacBook: a Huawei tem um portátil novo a caminho

Com o lançamento ontem do Windows 10 S, as coisas estão a ficar movimentadas no mundo dos portáteis, e a própria Microsoft iniciou as hostilidades com o seuSurface Laptopque considerou mais capaz que o MacBook Air. Agora a Huawei parece prestes a querer agarrar esta fatia de mercado com um novo portátil potente, indica o Financial Times.

Se bem se lembram, a Tek Genius deu algum crédito aotweet de Evan Blassque revelava a chegada iminente de três novos Huawei MateBook, incluindo um que se enquadraria claramente na categoria de portátil. Na verdade, tanto o MateBook X quanto o MateBook D parecem portáteis completos.IMG_20170503_124858

Desde então, nada mais se ouviu ou leu sobre estes dispositivos.

Pelo menos até agora, momento em que oFinancial Timesconfirma que a Huawei actualizará o MateBook híbrido, mas lançará um portátil completo. O jornal destaca o final do mês como o momento após o qual a Huawei lançaria estes novos dispositivos, não deixando de realçar que as vendas de portáteis têm caído e as marcas menos capazes de competir se têm visto forçadas a deixar o negócio.

Analistas citados pelo FT indicam que será fundamental para a Huawei obter confiança dos consumidores para conseguir entrar com sucesso no segmento, particularmente junto de canais de distribuição para empresas e profissionais, onde as margens são escassas e onde veteranos como a Dell e HP necessitaram de décadas para construir a sua reputação.

No entanto, face à sua posição de mercado no segmento dos smartphones, a Huawei será das poucas empresas no mundo actual a dispor de recursos financeiros para marketing e expansão, necessitando apenas de chegar aos pontos mais importantes do mercado.

O FT não dá qualquer dado quanto à configuração do dispositivo portátil da Huawei, mas não excluímos a possibilidade de se tratar de um concorrente sério para o MacBook, com especificações potentes e um preço a condizer. O palpite não é sem fundamento: uma boa parte do artigo do Financial Times acerca-se do mundo empresarial, e não seria abordado se o jornal não possuísse pelo menos alguma indicação de que o MateBook seria um dispositivo com as especificações técnicas capazes de apelar a este mercado.

Estaremos obviamente atentos a mais notícias quanto a este tema. Efectivamente, a Huawei entra no mercado dos computadores portáteis numa altura de consolidação e vendas em queda. A jogada segura seria manter as apostas nos smartphones, onde a empresa aumentou as vendas em 22% face ao ano transacto.

É diferente com a Microsoft, que praticamente morreu na praia em termos móveis e pode dar-se a certo luxo ao investir numa expansão da linha Surface. Mas a Huawei não será alheia ao interesse de canalizar recursos para novos segmentos, criando maior branding e um ecossistema de dispositivos móveis que possam aproximá-la de rivais como a Apple.

A estarmos certos, em Junho, o mais tardar, teremos novidades excitantes.

Fonte: Tekgenius.pt

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.