CTT lider em reclamações no Portal da Queixa

Infelizmente a tecnologia por vezes é a origem de algumas frustrações dos consumidores. Por vezes temos de utilizar o portal da queixa para fazer reclamações sobre produtos e serviços. Aliás, quem nunca teve problemas com as transportadoras é porque não costuma fazer compras online. São atrasos, encomendas com as caixas amassadas, trocas de endereços, etc… Os serviços dos CTT não são excepção e registam cada vez mais queixas dos consumidores.

A insatisfação dos consumidores relativamente ao serviço dos CTT tem diversos motivos, porém, o Portal da Queixa verificou que, no mês de maio, as reclamações dirigidas aos CTT referentes a encomendas não entregues (feitas por Yanwen), registaram um crescimento significativo.

Os CTT são a marca com mais reclamações mensais registadas no Portal da Queixa. À maior rede social de consumidores de Portugal, chegaram, desde o início do ano, mais de 3000 queixas referentes aos CTT e CTT Expresso (3184).

Porque estão os consumidores insatisfeitos com os CTT?

As reclamações registadas referem que os produtos ficaram presos na alfândega, outras referem que os CTT não conseguem dizer onde estão os artigos, nem sequer pelo número de tracking dado pelo expedidor.

 

Mas afinal o que é o Yanwen?

yanwen-express-large

O Yanwen Air Mail é um método de envio fornecido pela empresa chinesa Yanwen Logistics. Algumas plataformas como o Aliexpress, apresentam este método em alguns produtos como forma dos enviar para diversos países do mundo. É neste último ponto que surgem os CTT. Quando o produto encomendado chega a Portugal, cabe aos CTT a distribuição pelo país, algo que não tem acontecido desde o início de 2018.”, explica Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

O que é Portal da Queixa?

O Portal da Queixa é um projeto inovador e pioneiro na Europa, que nasce da criação da startup tecnológica – Megaklique Web Solutions.

Lançado em junho de 2009, depois de um processo de reclamação não resolvido entre o seu fundador, Pedro Lourenço e uma cadeia de supermercados, o projecto cresceu de uma forma sustentada em conjunto com os consumidores e as marcas, que consideraram no Portal da Queixa, o canal de reclamações por excelência, possibilitando o diálogo, feedback e a partilha de experiências, com vista ao entendimento e à resolução das reclamações.

Hoje, assume-se como a maior rede social de consumidores do país e alcança uma posição de referência nacional, na internet, em matéria de consumo.

Actualmente, o Portal da Queixa é visitado por milhões de portugueses todos os meses. 98% dos visitantes procuram a plataforma para comunicar directamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como, comparar o ranking das marcas com base no seu Índice de Satisfação disponível ao consumidor, o que revela que a plataforma é mais do que um local para reclamar, é o barómetro da reputação das marcas.

Os portugueses reconhecem o serviço prestado como uma mais-valia por permitir apresentar uma reclamação em qualquer lugar, em apenas 3 passos e de utilização totalmente gratuita para todos os consumidores.

O Portal da Queixa não intervém na relação dos consumidores com as marcas e, por isso, não efetua a mediação entre as partes, no entanto, assim que uma reclamação é validada, é enviada uma notificação por email para a marca visada, dando oportunidade de resposta e de resolução.

O Portal da Queixa representa hoje o avanço tecnológico na relação das marcas com os seus clientes e a mudança de paradigma do consumo em Portugal.

queixas CTT

De que se queixam as pessoas dos CTT

As reclamações aumentam, as encomendas extraviam-se e a resolução da anomalia também não está à vista. Há simplesmente um caso que se apresenta como resolvido, e o consumidor indica – no feedback dado ao Portal da Queixa – que “afirmaram que a culpa é dos CTT”.

Porém, os consumidores afirmam saber que os produtos chegam a Portugal, já que é o último objetivo que surge no tracking da encomenda a que têm acesso.

De facto, o desagrado dos consumidores em relação aos CTT reflete-se na página da marca no Portal da Queixa. O índice de satisfação gerado pelos consumidores é, hoje em dia, de 62,3%.

Estatísticas portal queixa

Também tem uma queixa sobre os serviços do CTT

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António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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