Críticos pedem regulação para o Facebook

Críticos pedem regulação para o Facebook 1
Alexas_Fotos / Pixabay

O Facebook enfrentou uma nova onda de pedidos de regulamentação dentro do Congresso dos EUA e foi atingida com perguntas sobre salvaguardas de dados privados no sábado, após relatórios indicarem que um consultor político obteve acesso incorreto a 50 milhões de utilizadores desde 2014.

A rede social publicou o problema numa publicação no o seu blog na última sexta-feira, horas antes da comunicação social esclarecer que a Cambridge Analytica, uma empresa de dados conhecida pelo o seu trabalho na campanha presidencial de Donald Trump em 2016, ter tido acesso aos dados e que pode ainda não os ter apagado.

O escrutínio apresentou uma nova ameaça à reputação do Facebook, que já estava sob ataque sobre o alegado utilização de ferramentas do Facebook pelos russos para influenciar os eleitores americanos antes e depois das eleições dos EUA de 2016.

O Facebook afirmou que a raiz da anomalia era que os investigadores e a Cambridge Analytica mentiram e abusaram das suas políticas, mas as críticas no sábado também atingiram o Facebook, exigindo respostas em nome dos utilizadores e exigindo nova regulamentação.

O Facebook insistiu que os dados foram mal usados, mas não roubados, porque os utilizadores deram permissão, provocando um debate sobre o que constitui um hack que deve ser divulgado aos clientes.

“A tampa está a ser aberta na caixa preta das práticas de dados do Facebook, e a imagem não é bonita”, afirmou Frank Pasquale, professor de direito da Universidade de Maryland, que escreveu sobre o utilização de dados de Silicon Valley.

Pasquale afirmou que a resposta do Facebook de que os dados não foram tecnicamente roubados pareceu ofuscar a questão central de que os dados foram presumidamente utilizados ​​de forma contrária às expectativas dos utilizadores. “Espanta-me que eles estão a tentar fazer isso sobre a nomenclatura. Acho que é tudo o que eles deixaram “, afirmou o professor.

Fonte: BIT

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato