Crimes informáticos aumentam 490% em Portugal

Em matéria de cibercrime, o tamanho não importa. Parece ser esta a conclusão a retirar dos mais recentes divulgados pela empresa de segurança informáticaKaspersky Lab, segundo a qual o cibercrime em Portugal cresceu 492% no último ano.

Crimes informáticos aumentam 490% em Portugal 1O Mónaco foi outro dos exemplos referidos durante a apresentação das novas soluções da marca para o mercado doméstico, esta manhã. No “segundo país mais pequeno do mundo os ataques cresceram 670%” entre 2009 e 2010, revelou Vicente Diaz, analista de segurança da empresa.
O responsável deu ainda especial destaque ao malware nas redes sociais, considerado “o novospam“. O “sucesso” no recurso a este tipo de plataformas para ataques fica a dever-se à grande quantidade de informação pessoal colocada online pelos utilizadores, que faz com que seja mais fácil enviar mensagens que pareçam legítimas.

A somar ao acesso a informação pessoal dos internautas, junta-se uma crescente tendência para trabalhar a partir de casa, onde a proteção será (em princípio) menor, deixando os utilizadores mais vulneráveis. A combinação dos fatores facilita os ataques dirigidos, acrescentou.

De acordo com a empresa, durante o ano que passou, foram bloqueados cerca de 200 milhões de ataques por mês. Por dia são detetados 35.000 programas maliciosos e enviadas mais de 30 milhões de mensagens de spam.

Kaspersky lança nova versão de antivírus e suite de segurança

Os números foram divulgados durante a apresentação da nova versão das soluções de segurança da marca para o mercado doméstico: o Kaspersky Anti-Virus 2012 e asuite Kaspersky Internet Security 2012.

Os novos produtos apostam naquilo a que a empresa chama “uma abordagem híbrida”, que combina as tecnologias suportadas na nuvem (como a Kaspersky Security Network, através da qual cerca de 70 milhões de utilizadores de todo o mundo facilitam a deteção e combate de ameaças) com as instaladas no PC.

Ao nível das funcionalidades não há grandes novidades, apostando-se antes no melhoramento de ferramentas existentes. É este o caso do URL Advisor (que agora avisa também sobre conteúdos sensíveis e não apenas vírus), da proteção contraphishing, do System Watcher (passa a permitir não só bloquear a ação de software malicioso mas também reverter alterações feitas por ele) ou do controlo parental, por exemplo.

As novas versões chegam também com um novo interface de utilizador e prometem melhorias ao nível das interferências com o rendimento do computador, que deverá ser agora menos afetado pela execução do software de segurança.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato