Crie facilmente backups das drivers no Windows 10

windows teclado

Em qualquer sistema operativo, as drivers são fundamentais para o correto funcionamento de todos os componentes.

Apesar das versões mais recentes do Windows, sobretudo no Windows 10, facilitarem esta tarefa com a utilização do Windows Update, nem sempre as drivers fornecidas são as mais adequadas ou atualizadas. Ou este processo pode ser manualmente realizado, mas isso demora bastante tempo e nem sempre se encontra drivers (sobretudo em equipamentos mais antigos).

Por este motivo é sempre recomendado ter acesso a um backup completo das drivers, algo que pode ser facilmente criado em poucos minutos e com apenas um comando no DOS. Neste pequeno guia iremos indicar como é possível criar um backup de todas as drivers do sistema, bem como proceder com o restauro caso seja necessário, utilizando apenas o comando DISM.exe.

 

> Criar Cópia de segurança das drivers

Antes de tudo deverá abrir uma janela da linha de comandos do Windows com permissões de Administrador. Este processo pode ser realizado clicando com o botão direito do rato no ícone do menu Windows > Linha de Comandos (Admin).

Uma vez aberta basta introduzir o seguinte comando:

dism /online /export-driver /destination:C:TugaTech

janela da linha de comandos

O destino, na parte final do comando, pode ser alterado para o que pretender. Apenas tenha em conta que deve ser uma pasta existente e não pode contar com espaços ou acentos.

O processo deve ser iniciado automaticamente e as drivers exportadas para o local. Será apresentada uma mensagem no final do processo a informar da conclusão. É recomendado que copie os ficheiros posteriormente para um local seguro (por exemplo, uma pen usb).

 

> Restaurar a Copia de segurança das drivers

Se acabou de reinstalar o Windows e necessita de voltar a restaurar todas as drivers, o processo é igualmente simples.

Apenas necessita de abrir a linha de comandos novamente (como Administrador) e utilizar o seguinte comando:

dism /online /Add-Driver /Driver:C:TugaTech /Recurse

De relembrar que a localização deve ser modificada para onde se encontrem as drivers.

Este é um dos métodos mais simples e rápidos para salvaguardar as drivers, bem como restaurar as mesmas, sem necessitar de esperar pela atualização do Windows Update ou utilizar programas de terceiros complicados.

E como regra de ouro: backups, backups, backups, backups…

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.