Criar um site Grátis ou numa Empresa Desenvolvimento Web?

Estar online e criar um site é uma obrigatoriedade para todos os empreendedores ou empresários. Hoje em dia, a maioria dos clientes faz uma investigação na internet antes de colaborar com uma empresa. Para tal, torna-se muito importante estar presente nas redes sociais. Mas sobretudo ter um site profissional que consiga divulgar a marca da empresa ou o negócio.

criar um site

Como pode criar um site online?

Os sites podem ser criados através dos conhecidos construtores de sites grátis ou através duma empresa desenvolvimento web. Mas a escolha não é facil, já que uma destas exige investimento ao passo que a outra não o exige. Neste artigo pode descobrir mais sobre estas duas formas de construção de sites. Será útil para poder optar por a solução que melhor se adequa ao o seu negócio em específico.

Porque deve ter um site online?

Ter um site quer dizer ter uma presença online, e é quase obrigatório nos dias de hoje. Uma empresa que não se consiga encontrar na internet, como se costuma dizer, não existe! Para encontrar uma empresa ou um serviço é necessário fazer uma investigação rápida na internet. Se não tiver uma presença online, dificilmente será uma opção para solucionar o problema do potencial cliente. Por outro lado, caso a concorrência da a sua empresa esteja presente online será sempre uma desvantagem para o o seu negócio.

O que fazer para não perder clientes?

Nesta nova era digital, deve marcar a a sua presença nas redes sociais mais comuns como o Facebook. Deve ter um site que tenha todas as condições para dar resposta aos seus clientes e futuros clientes. Tente fazer uma investigação rápida num motor de investigação pelo termo “criar site”. Irá descobrir que existe a opção de criar um site gratuitamente, algo que pode parecer uma excelente hipótese. Porém, antes de tomar essa decisão, descubra quais as vantagens e desvantagens.

A criação de site grátis é uma opção?

Antes de ter a resposta a esta pergunta, deve questionar-se sobre qual o objetivo do seu site:

  1. Quer marcar a a sua presença online?
  2. Quer ser a resposta às investigações dos seus clientes?
  3. Quer ter outro material que mostre a marca da a sua empresa?

Dependendo do objetivo pretendido, os sites grátis podem, ou não, ser uma opção. Um site gratuito irá dar-lhe sobretudo a oportunidade de divulgar pequenos eventos. Também poderá comunicar com um grupo limitado de pessoas ou marcar a a sua presença online de forma limitada. Portanto sim, esta é uma opção para casos mais limitantes.

Criar um site grátis mais limitado?

Existem diversos sites que são criados com plataformas gratuitas, como é o caso do Wix. Novamente, essa criação gratuita é possível e não existe qualquer problema em usufruir da mesma. Mas é uma solução muito limitada e por isso pode ser uma desvantagem imenso. Prova disso é que muitas organizações tenham um site na Wix que se encontra abandonado. Resumindo, sim um site gratuito é uma opção. Sim, pode trazer-lhe alguns benefícios.

Criar um site profissional?

Por outro lado pode preferir um site original, que mostre realmente a a sua marca online. Criar um site que tenha a hipótese de crescer em número de visitas e em posições do Google. A criação dum site por uma empresa profissional pode não ser a melhor opção para si.

 

Vantagens de ter um site criado por uma empresa desenvolvimento web

Uma empresa de desenvolvimento web pode criar um site com mais vantagens que um site gratuito. Para começar, um site gratuito é criado com os elementos existentes e, mesmo essa criação, é limitada. Como tal, não é muito difícil encontrar outros sites idênticos ao o seu. Esta é uma desvantagem imenso em termos de originalidade. Isto, pelas simples razão que, um site como o o seu já foi visto milhares de vezes.

Pelo contrário, uma empresa de desenvolvimento web irá criar um site mais original. Será um site que conseguirá transmitir genuinamente a voz da a sua empresa. A ideia destes developers é que os seus clientes entrem no site e, automaticamente, associem à marca da a sua empresa.

O que pensam os empreendedores de êxito?

Este é um dos objetivos dos empreendedores de êxito, já que tornam a marca inesquecível. Outra vantagem em relação aos sites grátis é a velocidade. Os sites grátis são mais pesados, devido à padronização dos seus modelos. A não otimização de conteúdos visuais tornam o o seu site mais lento. Esta baixa velocidade dá duas repercussões associadas:

  1. primeiro, o SEO do o seu site será penalizado,
  2. de acordo com, se um site demora muito tempo no carregamento, o o seu cliente irá abandoná-lo.

Em qualquer um dos casos, o o seu negócio sai em desvantagem.

Quais as diferenças em termos de SEO?

Ainda em questões de SEO, os sites grátis são mais difíceis de indexar. O código usado por de trás dos sites criados em plataformas gratuitas são menos simples. Porém, organizações de desenvolvimento web tendem a criar sites com código simplificado. Este tipo de desenvolvimento torna-se numa mais valia em questões de optimização SEO. Note-se que este fator irá ajudar imenso a que a a sua empresa seja a resposta às necessidades dos seus clientes. Além disso é importante para que surjam bem posicionado de forma orgânica nos motores de investigação.

criar um site

Onde conseguimos sites com melhor design?

As limitações a nível de design não existem em sites criados de raiz por uma empresa. Ao contrário do que acontece com os sites criados gratuitamente. Se pretende criar um site gratuito facilmente pode encontrar um guia passo a passo aqui ou então aqui.

Desta forma, se tiver uma ideia planeada previamente, a empresa irá conseguir colocá-la em prática sem qualquer problema. No caso dos sites grátis, estará limitado ao que o site que escolhe lhe dá. Muitas vezes, usará o dobro dos elementos para conseguir criar algo muito simples. Este pormenor pode, mais uma vez, criar desvantagens a nível de carregamento.

Outra vantagem da criação de sites com organizações é a oportunidade de ter um e-mail da própria empresa. Algo que terá um custo adicional se optar por criar o site numa plataforma gratuita. Este e-mail com domínio próprio irá dar um aspeto mais profissional à a sua empresa.

Receber um e-mail com a aparência “empresa@gmail.com” é muito diferente dum “contacto@empresa.com”, certo?

Não nos podemos esquecer, ainda, do suporte técnico que estas organizações costumam oferecer. Se estiver com um problema no site, a empresa conseguirá ajudá-lo. Na nossa opinião, as vantagens associadas a um site criado de raiz são superiores. Oferecem sem duvida resultados a longo prazo, sobretudo em questões de SEO.

Qual a melhor opção?

Terminada a exposição das principais diferenças entre os sites, falta saber qual a melhor opção. Resumindo as dados acima, os sites grátis estão mais limitados. Quer em questões de indexação, de design próprio e originalidade, quer em questões de visitantes. A velocidade também é um dos limites dum site gratuito. Um site criado por uma empresa de desenvolvimento web é construído de raiz.

Portanto, tem uma programação mais simples o que melhora as questões de velocidade e indexação de páginas. Também dá um e-mail de domínio próprio e um design mais voltado para a própria marca. Com um site criado de raiz, conseguirá manter a a sua marca visual. Possibilita aos clientes e possíveis clientes uma associação simples aos materiais da a sua empresa.

Resumindo:

Portanto, consideramos que a criação dum site com uma empresa de desenvolvimento web é a melhor opção. Embora exista um investimento inicial e a criação demore mais tempo, o produto final é mais profissional. Mas estas pequenas desvantagens irão traduzir-se em resultados a longo prazo. Caso tenha que optar por entre não ter um site ou ter um site criado numa plataforma gratuita, escolha a segunda opção. Mas caso tenha a hipótese de investir numa empresa que trabalhe no o seu site de raiz, faça-o.

As vantagens são muito superiores às obtidas com os sites grátis.

Sobretudo a longo prazo.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.