Crie facilmente backups das drivers no Windows 10

No windows como em qualquer sistema operativo, as drivers são fundamentais para o correto funcionamento de todos os componentes. É por isso importante ter sempre um backup dos drives dos componentes ou periféricos do seu computador.

Apesar das versões mais recentes do Windows, sobretudo no Windows 10, facilitarem esta tarefa com a utilização do Windows Update, nem sempre as drivers fornecidas são as mais adequadas ou atualizadas. Ou este processo pode ser manualmente realizado, mas isso demora bastante tempo e nem sempre se encontra drivers (sobretudo em equipamentos mais antigos).

Por este motivo é sempre recomendado ter acesso a um backup completo das drivers, algo que pode ser facilmente criado em poucos minutos e com apenas um comando no DOS. Neste pequeno guia iremos indicar como é possível criar um backup de todas as drivers do sistema, bem como proceder com o restauro caso seja necessário, utilizando apenas o comando DISM.exe.

O que é o DISM?

Gestão e Manutenção de Imagens de Implantação (DISM.exe) é uma ferramenta para a linha de comandos que pode ser utilizada na manutenção e na preparação de imagens do Windows, incluindo aquelas utilizadas para o Windows PE, o Ambiente de Recuperação do Windows (Windows RE) e a Instalação do Windows. O DISM também pode ser utilizado na manutenção de uma imagem do Windows (.wim) ou de um disco rígido virtual (.vhd ou .vhdx).

O DISM está disponível por meio da linha de comando ou do Windows PowerShell.

Benefícios do DISM

Pode utilizar o DISM com ficheiros .wim,  .vhd ou .vhdx para:

  • Capturar e aplicar imagens do Windows.
  • Acrescentar e excluir imagens de um ficheiro .wim.
  • Dividir ficheiros .wim em vários ficheiros menores.
  • Adicionar, remover e enumerar pacotes, drivers e idiomas.
  • Habilitar ou desabilitar recursos do Windows.
  • Aplicar alterações baseadas na seção offlineServicing de um ficheiro de resposta Unattend.xml.
  • Definir configurações internacionais.
  • Atualizar uma imagem do Windows para uma edição diferente.
  • Preparar uma imagem do Windows PE.
  • Fornecer logs detalhados para solução de problemas.
  • Fazer a manutenção de versões anteriores do Windows, como o Windows 8.x, o Windows 7, o Windows Server 2008 R2 e o Windows Vista.
  • Fazer a manutenção de todas as plataformas (32 e 64 bits).
  • Fazer a manutenção de uma imagem de 32 bits a partir de um host de 64 bits, e de uma imagem de 64 bits a partir de um host de 32 bits. Para saber mais, consulte a seção “Limitações” mais adiante neste artigo.
  • Usar scripts antigos do Gestor de Pacotes.

Cenários comuns de gestão e manutenção

As soluções de gestão e manutenção de imagens estão classificadas em duas categorias principais:

  • Gestão dos dados ou das informações incluídas na imagem do Windows, como enumeração ou inventário dos componentes, atualizações, drivers ou aplicações contidas numa imagem; captura ou divisão de uma imagem; acréscimo ou exclusão de imagens dentro de um ficheiro .wim ou montagem de imagem.
  • Manutenção da própria imagem, incluindo adição ou remoção de pacotes de drivers e drivers, modificação das configurações de idioma, habilitação ou desabilitação de recursos do Windows e atualização para uma edição superior do Windows.

backup drivers computador copiar repor

Criar Cópia de segurança das drivers

Antes de tudo deverá abrir uma janela da linha de comandos do Windows com permissões de Administrador. Este processo pode ser realizado clicando com o botão direito do rato no ícone do menu Windows > Linha de Comandos (Admin).

Uma vez aberta basta introduzir o seguinte comando:

dism /online /export-driver /destination:C:Informatico

O destino, na parte final do comando, pode ser alterado para o que pretender. Apenas tenha em conta que deve ser uma pasta existente e não pode contar com espaços ou acentos.

O processo deve ser iniciado automaticamente e as drivers exportadas para o local. Será apresentada uma mensagem no final do processo a informar da conclusão. É recomendado que copie os ficheiros posteriormente para um local seguro (por exemplo, uma pen usb).

Restaurar a Copia de segurança das drivers

Se acabou de reinstalar o Windows e necessita de voltar a restaurar todas as drivers, o processo é igualmente simples.

Apenas necessita de abrir a linha de comandos novamente (como Administrador) e utilizar o seguinte comando:

dism /online /Add-Driver /Driver:C:Informatico /Recurse

De relembrar que a localização deve ser modificada para onde se encontrem as drivers.

Este é um dos métodos mais simples e rápidos para salvaguardar as drivers, bem como restaurar as mesmas, sem necessitar de esperar pela atualização do Windows Update ou utilizar programas de terceiros complicados.

E como regra de ouro: backups, backups, backups, backups…

Se tiver dificuldades com o processo de backup e reposição não hesite em nos contactar.

post_title

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato