Crianças estão a ser monitorizadas por aplicações Android

A Google está a analisar um novo estudo que comprova que milhares de aplicações gratuitas populares para crianças, disponíveis na Google Play Store, podem estar a monitorizar ilegalmente os seus dados, sem a permissão dos pais. Investigadores do Instituto Internacional de Informática da Universidade da Califórnia analisaram 5855 aplicações infantis, concluindo que “estão potencialmente a violar” a Lei de Proteção à Privacidade Online para Crianças de 1998, a qual indica que é ilegal recolher dados privados sobre crianças menores de 13 anos.

Crianças estão a ser monitorizadas por aplicações Android 1

Além disso, quase metade das aplicações não seguiu as medidas de proteção critério para enviar dados confidenciais online. Durante esse estudo, algumas das aplicações problemática identificadas foram “Where’s My Water” da Disney, “Pop Girls – High School Band” da TabTale, Guitar Tuner Free – Guitar Tuna” do Yousician e “Motocross Kids – Winter Sports” do Tiny Labs.

Os investigadores ainda concluíram que essas aplicações recolheram dados de localização e/ou de contatos privados sem o consentimento dos pais. Quase 20% das aplicações utilizam programa informático de monitorização cujos termos de utilização proíbem especificamente a introdução do mesmo para crianças. Dessa forma, os programadores dessas aplicações estão a ignorar as recomendações. Serge Egelman, diretor dessa investigação diz que estão a “transmitir dados de localização, identificando para onde você vai e potencialmente saber onde você mora”.

Além disso, também estão a recolher nomes, contatos de telefone, endereços de email e números de séries que podem ajudar a identificar o equipamento. Assim, reunidas todas essas dados, as organizações terceiras podem formar um perfil de utilizador completo e começar a fazer publicidade.

Cada aplicação estudada foi instalada acima de 750 mil vezes (em média). “Qual a solução?”, questiona NBC News e Serger Egelman responde “Não utilize essas aplicações!”. Num comunicado oficial, a Google informou que está a levar este estudo “muito a sério e a analisar…proteger crianças e famílias é uma prioridade” e prometeu agir em qualquer aplicação que viole as suas políticas. E você? O que pensa deste estudo?

Fontes: NBC News

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.