Criada a nova Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais

Associação Portuguesa de Direitos Digitais

Ao longo dos anos os direitos digitais de muitos utilizadores têm sido fortemente limitados. E, nas situações onde é necessário tomar medidas, muitas vezes acaba-se por não avançar devido à fraca motivação e entraves.

A pensar nestes direitos de todos os cibernautas, foi recentemente apresentada a nova associação portuguesa dedicada à proteção dos direitos digitais: a Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais (www.direitosdigitais.pt)

As ideias principais que esta associação defende são simples: Direitos de Autor – promovendo o equilíbrio no acesso à cultura e ao conhecimento -, a Liberdade de Expressão – defendendo o direito de expressão digital a todos -, e a Privacidade – garantindo que todos possuem direito a terem os seus dados privados e seguros.

De acordo com o comunicado da associação, “a D3 pretende trazer para o debate público temas como privacidade, direito de autor, liberdade de expressão, neutralidade da rede, encriptação de telecomunicações, dados abertos, estado digital, entre outros.”

Associação Portuguesa de Direitos Digitais

Esta associação surge também numa altura em que Europa se encontra a par com várias questões relacionadas com a privacidade e direitos de autor.

Em Portugal, estas questões também se encontram centradas, com a associação a referir que “(…) a censura da Internet por parte das empresas fornecedoras do serviço e entidades representantes dos titulares de direitos, sob a égide governamental mas sem qualquer tipo de controlo judicial – claramente um regime de excepção ao Estado de Direito – ou os comuns atropelos ao princípio da neutralidade da rede são alguns dos temas mais problemáticos.”

Caso tenha interesse em saber mais poderá aceder ao site www.direitosdigitais.pt, bem como inscrever-se e participar no fórum em dd.indie.host .

Fonte: Tugatech

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.