Cortes no ensino das TIC comprometem futuro do pais

O governo não reconhece o crescimento das TIC e não aposta nessa área no ensino secundário, considerando-as menos prioritárias. Todos sabemos que as tecnologias são a área onde existem mais saídas profissionais, quer em Portugal quer no estrangeiro.

cortes ensino tic

A acusação é da ANPRI, Associação Nacional de Professores de Informática, que se diz “extremamente preocupada” pelo facto de os cursos relacionados com as TIC voltarem a não ser considerados como áreas prioritárias, impossibilitando a escolha desta via de ensino , sobretudo nos cursos profissionais.

Sendo um tipo de ensino virado para o mercado de trabalho, não faz qualquer sentido privar os alunos de uma área que estará cada vez mais presente nas nossas vidas, referem os professores de informática num comunicado.

“Tal compromete o seu futuro e ao mesmo tempo o do país”, consideram. “Esta impossibilidade tem influência, certamente marcante, quer no percurso escolar de possível insucesso, quer na escolha de uma futura profissão”.

Na nota enviada à imprensa ressalvam-se ainda as altas taxas de empregabilidade na área das TIC e o facto de o número de licenciados em informática não acompanhar a procura. “Milhares de vagas no sector da informática estão por preencher, por falta de candidatos qualificados”.

A ANPRI considera que o desinvestimento do Governo no ensino das TIC faz com que a maioria dos alunos termine o ensino secundário “sem nunca terem aprendido conceitos básicos de programação ou de redes de computadores, sendo praticamente analfabetos funcionais ao nível das tecnologias”.

 

O que pensa destes cortes no ensino das TIC ?

Será que compromete o nosso futuro, tendo em conta que vivemos numa sociedade de informação ?

Deixe por favor a sua opinião…

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato