Converter jogos de futebol em Realidade Aumentada

Neste artigo mostramos como a tecnologia, nomeadamente a realidade aumentada por ser usada para ajudar a interligar o mundo virtual com a vida real. E se, em vez de verem um jogo de futebol no ecrã do televisor, pudessem ver os jogadores a correr em cima da mesa da sala? Pode parecer ficção científica mas é a mais pura realidade (aumentada) graças a este projecto Soccer On Your Tabletop. Os sistemas de realidade aumentada têm ganho popularidade acrescida graças a sistemas como o ARKit e AR Core. Estes sistemas facilitam imenso a utilização desta tecnologia pelos developers, mesmo que não tenham grandes conhecimentos nesta área.

Mas o que é a realidade aumentada

A Realidade Aumentada ( AR ) é uma experiência interativa de um ambiente real. Na realidade aumentadas os objetos que existem no mundo real são “aumentados” por informações em perceptiva geradas pelo computador. Às vezes através de múltiplas modalidades sensoriais, incluindo visual , auditivo e olfativo. As informações sensoriais sobrepostas podem ser construtivas ou seja aditivas ao ambiente natural. Ou então podem ser destrutivas quando mascararam o ambiente natural. São perfeitamente entrelaçadas com o mundo físico de tal forma que são percebidas como um aspecto imersivo do ambiente real.

 

Qual a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual

A realidade aumentada altera a percepção contínua de um ambiente do mundo real. Enquanto a realidade virtual substitui completamente o ambiente do mundo real do utilizador por um simulado.

 

Como funciona a realidade aumentada no Futebol

No caso deste Soccer On Your Tabletop o processo é um pouco complexo. Não se trata simplesmente de mostrar jogadores de futebol em realidade aumentada em cima duma mesa. Mas sim, garantir que os mesmos estão sincronizados perfeitamente com aquilo que se está a ver num vídeo duma emissão do jogo.

 

Mas qual é a dificuldade da Realidade aumentada no futebol?

A realidade aumentada no futebol implica que seja necessário encontrar cada jogador na imagem. Além disso é necessário estimar a a sua posição num espaço 3D, e também recriar a a sua própria pose. Depois disto tudo converte-los em modelos 3D idênticos aos que são usados nos jogos das consolas.

 

Funciona bem a realidade aumentada no futebol?

Embora por vezes se notem algumas lacunas, os resultados são surpreendentemente bons. Ainda mais quando se está a utilizar um vídeo com uma qualidade um pouco duvidosa. Por isso, deve funcionar muito melhor se aplicarmos isto a um sistema que tenha acesso a múltiplas câmaras num estádio. Por exemplo com a qualidade 4K, penso que seria possível replicar a totalidade dum jogo de futebol em directo em versão realidade aumentada. Fica a dica para o próximo Mundial…

 

Onde pode ser mais utilizada a relidade aumentada no futebol

Além de ser utilizada pelos adeptos e espectadores dos jogos de futebol a realidade aumentada pode ser útil em outras situações. Nomeadamente em programas de análise desportiva… De facto, esta tecnologia permite rever ao detalhe jogadas de futebol mais duvidosas. Os comentadores podem observar em 3D as varias perspectivas dos ângulos do  lance do jogo e assim tirar melhores conclusões. Além disso é uma tecnologia que pode ser facilmente implementada em outros desportos.

O que pensa dos Jogos futebol em realidade aumentada?

Será uma tecnologia que ajuda na verdade desportiva? Ou servirá apenas para criar mais confusão e deturpar a realidade desportiva? Deixe um comentário…

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.