Considere-se oficialmente obsuleto

O mundo já esta saturado dos japoneses por estarem sempre a inventar novos robôs inúteis, que só sabem dançar, fazer gestos e masturbar seu dono.

Mas o Grupo Hasegawa, no Instituto de Tecnologia de Tóquio, trouxe-nos uma nova máquina, que irá fazer os fãs do Exterminador Implacavel tremerem de medo: Um robô com raciocínio próprio.
Os robôs “comuns” são criados para resolverem tarefas específicas, sendo assim, não fazem nada além do que foram programados para fazer. Mas este novo protótipo, construído através de uma tecnologia chamada SOINN (algo como auto-organização incremental da rede neural), consegue resolver novos problemas, usando experiências passadas como base para obter a resposta necessária ao conflito atual. O que nos leva ao fato mais assustador: Ele consegue APRENDER. Veja o vídeo abaixo, onde é atribuído ao robô uma diferente tarefa, obrigando-o a tomar uma nova decisão:


Em um outro post, eu disse que a humanidade não consegue controlar sua sede de saber, e a tecnologia cresce descontroladamente. Agora olhe para essa máquina, aparentemente inofenciva, e pense: O quão inteligente será a sua quinta geração? O que acontecerá com os trabalhadores quando essas máquinas forem produzidas em escala industrial (Já que o poder de decisão do homem não será mais necessário)? Pense no dia que eles ganharem braços, pernas, rostos…
Sim, nós não podemos parar de evoluir. Sim, mesmo que quiséssemos, não conseguiriamos parar de evoluir. Mas a balança da inteligência e sabedoria deve estar sempre equilibrada, e eu torço pra que no futuro ninguém cometa o erro de continuar com essa estupidez. Não quero parecer um “messias de esquina”, mas guarde minhas palavras: Um dia, essas “coisas” serão homens melhores do que nós.

P.S.: O robô também é conectado a um sistema web-enabled, que ele utiliza para acessar a internet e se comunicar com outros robôs, para pedir ajuda e concluir sua tarefa. O que é outro lado preocupante, pelo menos pra mim, pois a internet é praticamente uma rede infinita de informações. Imagina o quanto ele pode aprender?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.