Conselho Europeu quer Internet livre

A instituição definiu um quadro de cooperação entre estados membros com o objectivo de garantir a liberdade de expressão e o acesso à informação entre os países membros, baseado na Internet.

Conselho Europeu quer Internet livre 1O Comité de Ministros do Conselho da Europa adoptou duas recomendações e duas declarações apelando aos países membros para manterem a Internet livre, mesmo em casos de ataques e interrupções de serviço.

Numa recomendação sobre a protecção e a promoção da integridade, universalidade e abertura da Internet, o Comité de Ministros do Conselho da Europa definiu um quadro de cooperação entre estados-membros. Objectivo principal: preservar a integridade, estabilidade e abertura da Internet como meio de garantir a liberdade de expressão e o acesso à informação.

O Comité de Ministros apelou aos estados para desenvolverem políticas de prevenção e resposta conjunta aos ataques ou falhas capazes de afectar a Internet. As medidas a serem tomadas devem incluir planos, troca de informações e assistência mútua na prevenção e gestão de incidentes. Além disso, devem assegurar que os recursos críticos sejam geridos em rede com a preservação dos direitos humanos internacionais.

Em comunicado, o Comité de Ministros aprovou dez princípios para o governo da Internet a serem apoiados pelos estados membros do Conselho da Europa no desenvolvimento de políticas nacionais e internacionais relacionadas com a Internet. Os dez princípios compreendem: a protecção dos direitos humanos, a democracia e o estado de direito, o governo, a responsabilidade,o  governo multilateral, a protecção dos utilizadores de Internet, a universalidade, a integridade, a descentralização, as normas abertas, a interoperacionalidade de extremo a extremo e a diversidade cultural e linguística.

O Comité de Ministros recomendou que os estados adoptem também uma noção nova e mais ampla dos meios de comunicação. Devem reconhecer os direitos e responsabilidades previstas no artigo 10 da Convenção Europeia Direitos Humanos, às redes sociais, jogos online e sites de denúncia.

A recomendação oferece um conjunto de critérios a aplicar para dar uma resposta política diferenciada e gradual a diferentes actores. Essas orientações pressupõem o papel desses intervenientes na produção e difusão de informações, de conteúdo e a gestão de aplicações concebidas para facilitar a comunicação maciça, incluindo plataformas e aplicações para a construção de conteúdo baseado em experiências interactivas.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

3 respostas

  1. Good posting. I had been examining constantly your blog that i’m amazed! Invaluable information in particular the concluding stage :) My partner and i manage such data lots. I was looking for this kind of facts for a long period. Thank you and best involving chance.

  2. Boa Tarde, Por esse meio, solicitamos que o responsável pelo vosso website remova imediatamente essa imagem associada a esse post e que é propriedade de nossa Empresa (INTERTEK EUROPE ™ – INTERNET SOLUTIONS ) e protegida por direitos reservados.
    Informamos que em momento algum fomos consultados sobre a utilização da nossa imagem de imarca e tal facto como deve calcular é anti-ético e punível por lei.
    Dessa forma, solicitamos a remoção imediata da imagem.
    Sem mais,
    INTERTEK EUROPE ™ – INTERNET SOLUTIONS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.