Conheça o novo Windows 8

O Windows 8 é a nova aposta da gigante de Redmond para reconquistar o público, e dirigir a revolução começada pelos tablets num sentido multiplataforma, e numa era pós-PC.

A Microsoft mostrou este ano que anda atenta ao comportamento dos consumidores. No Mobile World Congress, que decorreu em Barcelona entre os dias 27 de Fevereiro e 1 de Março, desvendou qual a estratégia para o próximo capítulo da história da marca, com o anúncio e demonstração do sistema operativo Windows 8.

A interface gráfica é muito semelhante à do seu sistema operativo móvel (Windows Phone), que tem vindo a ganhar expressão. Os tiles ou mosaicos mostram as atualizações de contatos, redes sociais, alertas de novos e-mails, compromissos, alertas de aplicações, entre outros. O utilizador decide que aplicações merecem destaque no telemóvel, e tem sempre visíveis os updates daí decorrentes.

Foi com base nesta lógica de navegação que a empresa decidiu transpor o conceito para o Windows 8, com a interface Metro. A novidade maior, prende-se com o fato do sistema ser compatível comsmartphones, tablets e PCs. Em suma, o sistema operativo não se altera de forma drástica de um dispositivo para o outro, estando perfeitamente integrado e adequado aos equipamentos e à sua forma de funcionamento.

Interface Metro

Interface Metro

A convergência atinge o seu auge com a loja de aplicações, outra das tendências decorrentes do mobiletransposta para o desktop, já realizada pela Apple anteriormente.

Loja de Aplicações

Loja de Aplicações

Entretanto foi disponibilizada a versão pré-Beta, Consumer Preview, que dá uma antevisão das principais funcionalidades e inovações no SO.

Peter Pachal, da Mashable, avaliou a versão para o público, e apesar de ter gostado dos aspetos de partilha, que norteiam o SO, não gostou da forma de acesso a alguns menus. O scroll horizontal na grelhaStart também requer alguma habituação.

Só no primeiro dia, o Windows 8 (Consumer Preview) foi descarregado mais de 1 milhão de vezes.

A curiosidade em torno do software é grande, e as expetativas criadas em Barcelona deixaram muitos com vontade de experimentar.

Se deseja ser dos primeiros a fazê-lo, pode descarregá-loaqui.

Espera-se que a versão definitiva esteja disponível até ao final deste ano.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

Inscreva-se e Receba Grátis:

Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email geral@informatico.pt.
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

Formulário Contato

formulario de contato