Conheça o novo Windows 8

O Windows 8 é a nova aposta da gigante de Redmond para reconquistar o público, e dirigir a revolução começada pelos tablets num sentido multiplataforma, e numa era pós-PC.

A Microsoft mostrou este ano que anda atenta ao comportamento dos consumidores. No Mobile World Congress, que decorreu em Barcelona entre os dias 27 de Fevereiro e 1 de Março, desvendou qual a estratégia para o próximo capítulo da história da marca, com o anúncio e demonstração do sistema operativo Windows 8.

A interface gráfica é muito semelhante à do seu sistema operativo móvel (Windows Phone), que tem vindo a ganhar expressão. Os tiles ou mosaicos mostram as atualizações de contatos, redes sociais, alertas de novos e-mails, compromissos, alertas de aplicações, entre outros. O utilizador decide que aplicações merecem destaque no telemóvel, e tem sempre visíveis os updates daí decorrentes.

Foi com base nesta lógica de navegação que a empresa decidiu transpor o conceito para o Windows 8, com a interface Metro. A novidade maior, prende-se com o fato do sistema ser compatível comsmartphones, tablets e PCs. Em suma, o sistema operativo não se altera de forma drástica de um dispositivo para o outro, estando perfeitamente integrado e adequado aos equipamentos e à sua forma de funcionamento.

Interface Metro

Interface Metro

A convergência atinge o seu auge com a loja de aplicações, outra das tendências decorrentes do mobiletransposta para o desktop, já realizada pela Apple anteriormente.

Loja de Aplicações

Loja de Aplicações

Entretanto foi disponibilizada a versão pré-Beta, Consumer Preview, que dá uma antevisão das principais funcionalidades e inovações no SO.

Peter Pachal, da Mashable, avaliou a versão para o público, e apesar de ter gostado dos aspetos de partilha, que norteiam o SO, não gostou da forma de acesso a alguns menus. O scroll horizontal na grelhaStart também requer alguma habituação.

Só no primeiro dia, o Windows 8 (Consumer Preview) foi descarregado mais de 1 milhão de vezes.

A curiosidade em torno do software é grande, e as expetativas criadas em Barcelona deixaram muitos com vontade de experimentar.

Se deseja ser dos primeiros a fazê-lo, pode descarregá-loaqui.

Espera-se que a versão definitiva esteja disponível até ao final deste ano.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Conheça o novo Windows 8”

  1. Bueno me gustaria saber como se instala un sistema operativo en una pc con disco duro nuevo que no tiene nada osea que esta vacio sin sistema operativo….
    Alguien me puede decir como debo hacer para instalar el sistema operativo, les agradecere mucho xq nose como debo hacer!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.