Conheça o novo sistema SSD da Intel

Os sistemas SSD querem mesmo ganhar o mercado.

Pela sua qualidade, são realmente a solução para um futuro próximo, mas a barreira do preço continua a ser o maior problema para este sistema entrar de vez em nosso quotidiano.

O novo sistema Intel Debuts 910 é constituído por uma placa com conexão PCI Express e é projetado para atender a servidores que necessitem de altas velocidades de leitura e gravação,com total segurança e eficiência.

Sua velocidade é bem superior aos HDS de 15.000 rotações e é capaz de 2 GB / s de velocidade para leitura e de 1GB / s para gravação.

Veloz mesmo.

Tudo isso com tecnologia atualizada para atender uma demanda de quem necessita de velocidades acima do normal.

O Debuts 910 da Intel vem com dois tamanhos.

O de 400GB tem o preço de US$ 1.950,00 enquanto o modelo maior, o de 880GB, tem o seu preço de US$ 3.900,00.

Bem, para os simples mortais essas opções está bem longe da realidade, mas para investimentos corporativos é uma opção a se pensar, pois a Intel garante o seu funcionamento durante 5 anos, sem dores de cabeça.

 

Os dispositivos SSD têm vantagens e desvantagens:

 

Vantagens SSD

Tempo de acesso reduzido, uma vez que o tempo de acesso à memória RAM é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Outros meios de armazenamento sólidos podem ter características diferentes de hardware e sofware de diferentes caracteristicas fisicas

Eliminação de partes móveis eletro-mecânicas, o que reduz vibrações e os torna completamente silenciosos;
Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDs comuns, contra choques mecânicos, o que é extremamente importante quando se fala em computadores portáteis;
Menor peso em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis;
Consumo reduzido de energia;
Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns – cerca de 70° C;
Banda muito superior aos demais dispositivos, com dispositivos apresentando 250MB/s na gravação e até 700MB/s nas operações de leitura.

 

Desvantagens SSD

Alto custo para o utilizador final;
Capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos IDE e SATA;

As taxas de transferência (na maioria dos modelos) são equivalentes a de um HD modesto, em sistemas de alto desempenho, o critério de alta velocidade de acesso é o mais importante, além de reduzir bastante o tempo de boot, mas no caso de dispositivos de baixo consumo de energia, ou baixo custo, o critério da redução do consumo de energia é o mais importante.

Porém, para os padrões atuais de mercado e aplicação os dispositivos SSD ainda são bastante caros se comparados a dispositivos magnéticos, para solucionar este problema, atualmente estão sendo lançados discos híbridos, contendo aproximadamente 2GB em Flash mais um disco convencional.

Devido à esta grande diferença de preço os SSD estão atualmente restritos as notebooks ultraportáteis onde suas vantagens são melhor aproveitadas.

A Toshiba anunciou o lançamento da maior memória Flash do mercado, com 256 GB de capacidade. A IBM tnum modelo com 4TB [4].

Novos drives são apresentados numa alta freqüência, mostrando que é uma tecnologia em que estão sendo investidos muitos recursos.

Em de outubro de 2011 a empresa OCZ Lançou o primeiro SSD de 1TB de 2,5 polegadas do mundo, e com este lançamento fica cada vez mais evidente que os HDs comuns estão com seus dias contados.

De fato a ideia é trocar um disco rígido por memórias de estado sólido de forma natural. O conector, a interface e as características lógicas são as mesmas.

Na verdade um disco de estado sólido pode ter o mesmo tamanho de um disco de 3.5″, se encaixado normalmente no lugar de um disco rígido.

Mas ainda estamos longe de decretar a morte dos discos rígidos, as duas tecnologias SSD e IDE/SATA vão coexistir ainda por um longo tempo e provavelmente ganharão novos rivais.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.