Conheça o novo cartão nano-SIM para telemóvel

O novo formato é 60% menor do que os actuais cartões SIM.

Um novo e mais pequeno cartão SIM, apelidado de nano-SIM, vai libertar espaço para memória adicional e baterias maiores, ajudando os fabricantes de telemóveis a criar dispositivos mais finos, revelou esta sexta-feira a empresa alemã Giesecke & Devrient (G&D).
Medindo aproximadamente 12 milímetros por 9 milímetros, o nano-SIM é cerca de 30% menor do que o micro-SIM. A espessura dos cartões foi reduzida em cerca de 15%, de acordo com a G&D. O novo nano-SIM é aproximadamente 60% mais pequeno do que o tamanho dos cartões tradicionais SIM, que ainda são usados na maioria dos telefones, diz a empresa.

A G&D espera os primeiros telefones a usar o nano-SIM para o próximo ano. Usando adaptadores, o cartão será retro-compatível.
A empresa tem enviado amostras iniciais aos operadores de rede móvel para testes. A normalização do nano-SIM deverá ser implementada através do ETSI (European Telecommunications Standards Institute) até ao final do ano.

A Apple, que já usa o micro-SIM, tem estado envolvida no desenvolvimento do novo formato. Em Maio, a empresa apresentou uma proposta para um cartão mais pequeno. Há tantas coisas diferentes nos smartphones de hoje que qualquer coisa que possa ser feita para economizar espaço é bom, afirmou então Carolina Milanesi, vice-presidente de investigação da Gartner.

Na semana passada, planos para um futuro SIM pela Apple foram notícia quando foi revelado um pedido de patente para um cartão virtual. Uma “slot” para o cartão SIM nos dispositivos dos utilizadores tende a tornar os dispositivos volumosos e a aumentar o seu custo, e os utilizadores podem também querer comprar serviços sem fios quando não é fácil obter um cartão SIM físico, de acordo com a aplicação.

É apenas uma questão de tempo até os SIMs virtuais existirem, de acordo com Malik Saadi, analista principal da Informa Telecoms & Media. Para os operadores, será uma bênção mista, segundo Saadi. Vão perder algum do controlo que o cartão SIM físico lhes oferece mas, ao mesmo tempo, vão surgir novas oportunidades, por exemplo, no sector máquina-para-máquina.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.