Conheça o Google subaquático

Estão já disponíveis imagens da expedição que anda a explorar os mares com uma câmara subaquática especial para uma nova funcionalidade da Google.

A partir de hoje o Google disponibiliza no seu serviço Maps as primeiras imagens subaquáticas registadas com tecnologia Street View, com base numa parceria estabelecida com o projeto Catlin Seaview Survey, que prevê o mapeamento com imagens a 360º de vários recifes e zonas dos oceanos à volta do globo.

Depois de dar acesso à distância a museus e até mesmo a paisagens da Antártida, o próximo passo da Google é permitir a observação de locais subaquáticos.

A empresa norte-americana Google vai dar mais um passo na disponibilização de imagens do planeta Terra. Através dos serviços Google Maps e Google Earth, será possível explorar paisagens subaquáticas como a grande Barreira de Coral, na Austrália.

Da lista fazem também parte Hanauma Bay e a cratera de Molokini, no Havai e Apo Island, uma ilha vulcânica nas Filipinas.

As primeiras imagens subaquáticas panorâmicas já começaram a ser disponibilizadas pela Google, que promete que no futuro será possível, entre outras coisas, ver “estruturas de corais impressionantes” e “recifes ao pôr do sol”.

[youtube id=”7syWPIZt9B4″ width=”600″ height=”350″]

O projeto é uma parceria com o Catlin Seaview Survey, um estudo científico dos recifes mundiais, que regista as imagens com uma câmara subaquática especial. Posteriormente as imagens estarão disponíveis no Street View, uma funcionalidade do Google Maps.

Os utilizadores poderão depois obter mais informações sobre as paisagens exploradas no site World Wonders. O site contém também descrições sobre os locais a que a Google já dá acesso virtual, como museus, monumentos e até a Antártida.

As novas visualizações subaquáticas podem ser obtidas diretamente através da aplicação ou do site Google Maps, ou visitando diretamente as páginas das coleçõesde imagens em modo Street View, que permitem a pesquisa por tema, zona geográfica ou tags.

As primeiras imagens da vida marítima foram obtidas na grande barreira de coral australiana, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, e nos recifes nos mares das Filipinas e do Havai.

Em comunicado, a Google referiu que as fotos panorâmicas, de 360 graus, resultam de uma parceria com a empresa Catlin Seaview Survey, que investiga os recifes em todo o mundo.

As imagens foram captadas através de uma câmara subaquática especial, a SVII, concebida para observar a vida marítima.

Com o novo serviço a Google disponibilizou também um vídeo de apresentação do projeto, onde podemos ver momentos do processo de captação das imagens subaquáticas.

 

Google subaquático: Google

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Conheça o Google subaquático”

  1. Me gustaría saber si existe alguna web, sitio de descarga, programa, etc. donde pueda obtener el formato exacto de fuente del logo de Google, con sus colores y todo eso.
    Sería para formar palabras con esas letras, claro :-D
    Gracias!
    http://googlefont.com/

    Esto es lo que buscaba. Me lo han dicho del answers americano.
    Aún así, la web que Cricho pone me la anoto, me parece muy buena también.
    Gracias de nuevo a todos :-D

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.