Conheça a tecnologia que nos protege das distrações

distraction_capaTenho como “mau vicio” não utilizar as redes sociais especialmente durante a hora de trabalho. Considero que o Facebook e outras ferramentas online são distrações que consomem pequenas fatias diárias da nossa vida e que isso não me parecem saudáveis.

Mas para quem tem por hábito usar esse tipo de ferramentas será que existe uma maneira de aproveitar os benefícios dessas aplicações sem verem o seu tempo a esvaziar-se com a areia de uma ampulheta.

focus-or-bust-1940x900_36466-1060x492

Claro que sim, existem ferramentas como o Focus, SelfControl e o Freedom, que até à tempo atrás eram chamadas literalmente de anti-sociais. Simplesmente ajudam a bloquear ou restringir o acesso a essas ferramentas e vice-versa, mas será que são a solução ideal?

Esse ON e OFF, esse Liga e Desliga?

screen-shot-2016-08-04-at-11-43-37-am-1060x611

Toda essa sobrecarga cognitiva e quantidade de distracções pode tornar-se num enorme problema, tanto do ponto de vista pessoal quanto da produtividade nas empresas e nos seus negócios. Recomendo que dêm uma vista de olhos nas apresentações de Tristan Harris, designer e filósofo de produtos do Google (sim, é uma profissão), sobre a qual ele esclarece um pouco sobre este assunto, e faz um comentário interessante sobre as diferenças entre usar o tempo e aproveitar o tempo. Veja mais abaixo, com legendas em português.

Começa por dizer que o software e as tecnologias precisam de se adaptar ao ser humano para nos ajudarem nesta tarefa de nos proteger de distracções desnecessárias. Cita, por exemplo, uma possível solução de um comunicador instantâneo (ou não) que cria uma fila de mensagens e entrega o seu conteúdo ao destinatário assim que ele estiver disponível para as receber.

screen-shot-2016-08-04-at-11-03-40-am

Ah, mas e se a mensagem for urgente? Bem, aí o software também precisa de ter permissão para a “intromissão”:

screen-shot-2016-08-04-at-11-03-54-am

Claro que isso só vai funcionar se existir uma cooperação humana com a tecnologia. Não adianta nada existir a funcionalidade se o utilizador clicar sempre que é urgente e assim atrapalhar os colegas de forma inconveniente. Existem sempre os fura procedimentos (espertinhos).

nudge_babaca

Ou seja, precisamos de aliar um conceito de humano (relações interpessoais) a soluções mais exactas (desenvolvimento de software). Usabilidade e design de interfaces são áreas focadas em fazer essa união.

Harris faz ainda uma proposta interessante: “Temos selos de qualidade diferenciada para alimentos sem pesticidas (biologicos), por que não criar algo semelhante para as tecnologias que optimizam as relações humanas?”

O designer apresentou também uma experiência interessante que, diante do encontro entre pessoas, perguntou quantas horas consideraram bem aproveitadas. E, dessas horas, quantas vezes se sentiram interrompidos pelos seus smartphones ou qualquer outro tipo de notificação invasiva.

screen-shot-2016-08-04-at-11-09-02-am

screen-shot-2016-08-04-at-11-09-07-am

As empresas de TI precisam de começar a medir o sucesso das suas aplicações não pelo tempo gasto em frente à timeline do Facebook ou pelo match das aplicações de encontros, mas sobretudo pelo comprometimento e quantidade de “horas positivas”, laços de relacionamento humano criados entre as partes envolvidas.

Penso que já estaremos nesse caminho porque cada vez mais há soluções com notificações personalizadas e reacções com base na “Big Data” aliada à Inteligência artificial de forma a aprenderem mais sobre o comportamento humano.

Afinal de contas, o tempo é sob vários aspectos uma medida completamente relativa. Cada um de nós a percebe de maneiras diferentes. E melhores tecnologias precisam apenas de nos acompanhar nesse processo de gestão de tempo.

O que pensa deste assunto e quais as estratégias que utiliza para gerir eficazmente o seu tempo sem distrações ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.