Conheça a nova PlayStation Vita por dentro

Conheça algumas das novidades que tornam o novo portátil da Sony um aparelho único.
Conheça a nova PlayStation Vita por dentro 1

O PlayStation Vita finalmente chegou a Portugal e, mesmo com um preço exagerado cobrado pela Sony, muitas pessoas estão ancioas por a comprar. E não é para menos, afinal, o aparelho traz um salto de qualidade impressionante se comparado a seu antecessor, a PSP.

Mas conheça exatamente o que traz de novo, e como é possível manter tudo isto numa consola de bolso. Sabe que, apesar de toda a grandiosidade, o segredo da Vita é bastante pequeno.

Se faz parte do grupo que está entusiasmado com a nova consola portátil, certamente já deve saber quais são as principais novidades que a Sony preparou. É claro que alguns desses componentes, como a adição das câmaras e a de um segundo analógico, eram melhorias já esperadas e certamente vão facilitar a vida aos jogadores.

O caso das câmaras é o maior exemplo disso. Quem tentou jogar Invizimals, para PSP, deve ter sofrido ao acoplar um acessório enorme na consola para poder usar a realidade aumentada. Com a adição das lentes, o problema acaba.

Conheça a nova PlayStation Vita por dentro 3

Para jogar Invizimals, é preciso de uma câmera externa. (Fonte da imagem: Divulgação/Sony )
Contudo, as maiores inovações estão nos sensores de toque. A tela OLED se destaca não apenas por trazer um recurso multitoque — o primeiro em um portátil —, mas por seu tamanho e qualidade. As cinco polegadas oferecem uma grande área para os jogos, e o contraste de cores é impressionante, deixando tudo muito mais vivo. Isso sem falar na economia de energia dos LEDs orgânicos.

O touchpad na parte de trás do console é algo que muita gente vê como tendência, principalmente em aparelhos de bolso. Apesar de não se diferenciar muito da tecnologia utilizada em notebooks, ele traz novas possibilidades de jogabilidade.
Encantou-se com o visual dos jogos? Ficou impressionado com as novidades oferecidas? Pois saiba que nada disso seria possível sem uma única peça, que funciona exatamente como o coração e a alma do PlayStation Vita.

Conheça a nova PlayStation Vita por dentro 5 

O chip Sony CXD5315GG é o componente que comanda as principais funções do console. É esse pequeno chip que funciona como processador, unidade gráfica e memória — todos eles muito potentes, como você confere no infográfico acima —, economizando espaço.

Esse tipo de tecnologia “tudo em um” é o que chamamos de system on chip ou simplesmente SoC. Como o próprio nome sugere, ela é um pequena peça que integra praticamente todo o sistema, e é exatamente por isso que o Vita consegue trazer uma configuração tão potente e, ainda assim, caber em seu bolso.

O mais curioso é que essa tecnologia não é uma novidade, e muitos de nós já carregamos aparelhos assim para todos os lados. Esse tipo de componente já é usado há um bom tempo pela indústria de smartphones e tablets, e é o que permite que eles tenham o mesmo poderio de um computador — mesmo com suas dimensões diminutas.


Conheça a nova PlayStation Vita por dentro 7

Com o CXD5315GG, a Sony deixa o Vita muito mais próximo desses dispositivos móveis do que qualquer outro video game portátil já esteve. Basta comparar seus principais recursos para perceber as semelhanças: o chip integrado, touchscreen de alta qualidade, 3G… Não seria uma surpresa se a empresa usasse o mesmo conceito para nos apresentar um Vita Phone em breve, por exemplo.
Conheça a nova PlayStation Vita por dentro 9
E essas não são as únicas semelhanças entre todos esses aparelhos. Sua arquitetura de CPU e GPU — ARM Cortex A9 e PowerVR SGX543MP2, respectivamente — é praticamente a mesma encontrada nos processadores A5 da Apple, presente nos recentes iPhone 4S e iPad 2. Isso mostra que o Vita não só é muito parecido com smartphones e tablets como também divide a mesma essência.

Não é preciso ser um grande especialista para perceber que o salto de qualidade de hardware que Sony fez em relação ao PSP é enorme. Basta olhar algumas das configurações básicas dos dois consoles para ter uma noção do quanto isso é verdadeiro.

Isso é sentido principalmente na quantidade de memória disponível. Para ter uma simples noção, o PlayStation Vita tem oito vezes mais memória RAM do que seu antecessor. Em termos práticos, temos um salto de desempenho impressionante.

O CPU também evoluiu consideravelmente. Embora as diferenças de arquitetura entre os dois portáteis não permita uma comparação direta, basta olhar a frequência dos dois componentes para ver que o processamento melhorou em seis vezes.

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.