Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

Se for um utilizador do Windows, talvez já se tenha deparado com o problema da utilização do disco a 100%. Acontece muitas vezes quando atualiza o seu sistema operativo para uma versão mais recente do Windows 10.

Ao verificar os números no Gestor de tarefas, parece que o seu disco rígido está a fazer um trabalho grande muito grande. Mas, na realidade, a sua máquina está parada e não está a fazer nada mais do que tocar a sua música favorita. Sim, de certeza que o software media player não será o responsável por manter o seu disco rígido ocupado na sua capacidade total. De facto, já faz algum tempo que a Microsoft lançou o Windows 10, mas ainda continuam a aparecer toneladas de relatórios com erros sobre o problema da utilização do disco do Windows 10 a 100%.

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

Felizmente ainda não fui um dos contemplados com o problema na minha máquina, pelo menos, não nos últimos dois anos. Talvez tenha passado despercebido. Mas muitas pessoas dizem que sempre que a utilização do disco atinge os 100% o seu computador fica mais lento.

De qualquer forma, este é um problema que nos chega ao Informatico.pt com muito frequência e por isso criamos este tutorial com os passos que normalmente damos para o conseguir resolver. Se tentar pesquisar em vários fóruns e tópicos, percebe que não há nenhuma causa específica para o problema da utilização do disco a 100% no Windows, existem muitas. Então, vamos mostrar a seguir algumas das razões pelas quais o seu disco anda sempre ao rubro!

 

Porque é que o disco fica a 100% de utilização no Windows?

Muitas pessoas começaram por culpar as aplicações como o Google Chrome (compreensível) e o Skype. Talvez por também serem muito gulosos com a memória RAM dos nossos computadores. Mas não ficaram por aqui, a lista estendeu-se a outros programas como Superfetch, Print Spooler, BITS, etc.

De facto, se desativar esses serviços vai ajudar, mas ao fazê-lo por provocar outras consequências. Por exemplo, se desativar o Spooler de impressão, a sua impressora irá deixar de funcionar até que o volte a ativar. Aliás, desinstalar as aplicações ou desativar os serviços não nos garante que o seja resolvido, mas pode sempre tentar.

Além disso, o problema da utilização do disco a 100% também pode dever-se a algum malware que infectou o seu computador. Basicamente, a idéia para conseguir resolver o problema da alta utilização do disco é localizar a aplicação ou o componente do Windows responsável pela anomalia e depois pará-lo.

 

Como corrigir a utilização de 100% do disco no Windows 10?

Pode utilizar o Gestor de tarefas do Windows 10 para localizar as aplicações e os serviços que estão a consumir mais recursos do disco. No separador Processos, clique na coluna Utilização do disco para organizar os números por ordem decrescente. Com isso irá descobrir qual a aplicação que está a tentar roubar mais recursos que aqueles que merece.

1. Corrigir a utilização do disco a 100% por causa do Google Chrome

No caso do Google Chrome, o recurso de pré-carregamento da página da web está com defeito. Por isso pode desativá-lo acedendo a Configurações> Mostrar configurações avançadas> Privacidade. Aqui, desmarque a opção chamada Recursos de pré-busca para carregar as páginas mais rapidamente.

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

As versões mais recentes do Chrome apresentam uma página de segurança totalmente nova. Assim, pode procurar por Utilizar um serviço de previsão para carregar as páginas mais rapidamente e escolher a opção em Privacidade e Segurança.

 

2. Corrigir a utilização do disco a 100% por causa do Skype

No Skype, a alta utilização do disco diminui quando permitimos a gravação ao grupo “TODOS OS PACOTES DE APLICAÇÕES”. Ou seja, se o seu problema for por causa do Skype, siga estes passos para conseguir corrigir a utilização do seu disco a 100%. Esse método é para a versão desktop do Skype, não para a versão da Windows Store.

  1. Comece por fechar a aplicação Skype. Botão direito do rato no ícone na barra de tarefas e clique em Sair. Ou então pode utilizar o Gestor de Tarefas.
  2. Agora, abra Este PC ou o Meu Computador e vá até C:\Programas\Skype\Phone\
  3. Clique com o botão do lado direito do rato no ficheiro Skype.exe e depois escolha Propriedades.
  4. No separador Segurança, selecione TODOS OS PACOTES DE APLICAÇÕES e clique em Editar.
    Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver
  5. Depois na próxima caixa, selecione TODOS OS PACOTES DE APLICAÇÕES e marque a caixa de seleção Permitir para permissões de gravação.
    Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver
  6. Clique em OK para guardar e continuar. Clique em OK novamente.

Depois de fazer estas alterações, se o Skype for responsável pelo seu problema de utilização do disco rígido, irá observar uma melhoria significativa quando abrir o Gestor de Tarefas.

 

3. Corrigir a utilização do disco a 100% por causa dos recursos do Windows

Um utilizador do Reddit sugeriu-nos desativar o serviço Windows Search. Isto porque o serviço está sempre a ser executado em segundo plano. De facto, ele até pode ter alguma culpa em piorar a situação da utilização inadequada do disco do nosso computador. Sabe-se que ele por vezes executa “loops de pesquisa” no Windows por causa de um bug. Por isso pode desativar temporariamente (será reativado quando reiniciar) o Windows Search utilizando a linha de comandos no Windows. Assim, irá ter a certeza se é ele que está a provocar a utilização de 100% do seu disco.

Existem muitos utilizadores, incluindo nós no Informatico.pt, que não utilizam o Windows Search com muita frequência. Provavelmente porque hoje em dia praticamente tudo é suportado pela cloud e raramente acedemos aos ficheiros que temos no disco. Se também for o seu caso, sinta-se à vontade para desativar a pesquisa de ficheiros do Windows e assim conseguir uma experiência mais rápida.

Abra a Linha de Comandos do Windows como administrador e utilize o seguinte comando:

net.exe stop “Windows Search”

Utilize este comando para voltar a iniciar a pesquisa do Windows:

net.exe start “Windows Search”

Como desativar o Windows Search?
  1. Pressione CTRL+R para abrir o utilitário Executar.
  2. Depois digite services.msc e pressione Enter.
  3. Agora, procure pelo Windows Search na lista.
  4. Clique com o botão direito do rato no serviço “Windows Search” e escolha “Propriedades”.
  5. No separador Geral, defina o tipo de inicialização como desativado.
    Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver
  6. Depois clique em Ok para guardar e continuar.

 

4. Corrigir a utilização do disco a 100% por causa do Superfetch

O SuperFetch executa alguns algoritmos para analisar os seus hábitos e carrega automaticamente os dados relevantes para a memória principal (RAM). Por exemplo, se o Chrome for a primeira aplicação a arrancar quando liga o computador, o SuperFetch irá carregar os ficheiros do Chrome na memória RAM para conseguir reduzir o tempo de inicialização.

No entanto, às vezes, aparece um bug relacionado com o recurso de pré-carregamento de dados que pode fazer com o seu disco passe a ser utilizado 100% do tempo. Então, para conseguir despistar o problema, o melhor é desativar o SuperFetch, durante algum tempo.

Abra a Linha de Comandos do Windows como administrador e utilize o seguinte comando:

net.exe stop superfetch

Depois pressione Enter.

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

Agora, pode esperar algum tempo para ver se há alguma alteração na utilização exagerada do seu disco no Gestor de Tarefas. Também pode tentar perceber pela verificação simples ao utilizar o disco do seu sistema.

Utilize o comando a seguir para voltar a ativar o serviço:

net.exe start superfetch

Em alternativa, pode utilizar o utilitário “services.msc” para desativar o serviço Superfetch no seu Windows. Basta para isso procurar por Superfetch na lista de serviços do seu computador e depois clicar em “Parar Serviço”.

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

 

5. Desativar dicas do Windows

As configurações do Windows 10 incluem uma opção para mostrar dicas e truques. Alguns utilizadores associaram este recurso ao problema da utilização anormal do disco.

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

Por isso, se acha que é este o seu problema desative as dicas do Windows acedendo a Configurações > Sistema > Notificações e ações. Depois escolha a opção para desativar Obtenha dicas, truques e sugestões do Windows.

 

6. Executar uma verificação ao disco

Uma boa maneira de detectar problemas com a instalação do Windows é executar uma verificação ao disco. Para isso basta utilizar o utilitário da Microsoft que já tem instalado no seu computador. Ou seja, para tentar resolver o problema da utilização a 100% do seu disco pode executar os 5 passos a seguir:

  1. Clique na tecla do Windows e na tecla X ao mesmo tempo. Depois selecione a opção Windows PowerShell (Admin) para executar o CMD com privilégios administrativos.

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

  1. Clique em Sim na janela que irá aparecer.
  2. Agora digite o seguinte comando na janela e pressione enter: chkdsk.exe /f /r
  3. Agora digite Y para confirmar a verificação do disco durante a próxima reinicialização.Ou seja, quando reiniciar o computador, o utilitário de verificação do disco será executado.
  4. Agora verifique novamente a utilização do disco no seu Gestor de Tarefas para ver se o problema foi corrigido.

 

7. Corrija o driver StorAHCI.sys

Outra das causas que fazem com que o seu disco rígido comece a ser utilizado na sua capacidade total é um erro de firmware no driver Microsoft AHCI chamado StorAHCI.sys. É conhecido por causar o problema do disco rígido a 100% no Windows. Execute os passos a seguir para conseguir desativar o suporte a Interrupções Sinalizadas por Mensagem do driver e assim conseguir corrigir o problema:

  1. Abra o Gestor de Dispositivos (clique com o botão direito do rato em Este PC > Gerir > Gestor de Dispositivos).
  2. Expanda a opção dos controladores IDE ATA / ATAPI na lista de dispositivos.
  3. Clique com o botão direito em Standard SATA AHCI Controller e clique em Propriedades.
    Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver
  4. No separador Driver, clique em Detalhes do driver. Se depois aparecer o caminho C:\Windows\system32\DRIVERS\storahci.sys no campo Ficheiros do Driver, o sistema poderá ser afetado por causa do bug.
    Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver
  5. Agora clique em OK e vá para o separador Detalhes.
  6. Selecione o caminho da instância do dispositivo no menu suspenso. Pode copiar o “caminho” para um ficheiro de texto ou então manter a janela aberta.

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

  1. Agora, abra o Registro do Windows (Windows + R e depois digite regedit).
  2. Vá até: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Enum\PCI\
  3. Depois procure pelo “valor” que viu nas Propriedades e expanda a chave correspondente. Certifique-se de expandir a chave correta.
    Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver
  4. Depois de encontrar o controlador AHCI correto utilizando a string fornecida, vá até: Device Parameters\Interrupt Management\MessageSignaledInterruptProperties

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

  1. Aqui, clique duas vezes em MSISupported e altere o seu valor para 0 (significa desativar o MSI).
    Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver
  2. Clique em OK para guardar o valor. Feche o Registro do Windows e reinicie o seu computador.

 

8. Corrigir a utilização do disco a 100% por causa do Adobe Flash

De facto, o Adobe Flash já está a contar os seus dias e vai acabar por ser mesmo extinto. Aliás, este software foi muitas vezes o culpado de vulnerabilidades, erros e falhas de segurança. Além disso, também está associado à utilização no Windows do disco a 100%.

Apesar do HTML5 ser cada vez mais utilizado, algumas pessoas ainda continuam a utilizar o Flash nos seus sistemas porque está na base de muitas das suas aplicações. Por isso, se é um dos utilizadores do Flash e descobriu que o seu disco está a ser utilizado a 100%, considere desativar o Adobe Flash para ter a certeza que não é ele que está ocasionar esse problema.

 

9. Verifique se não há nenhum software malicioso no seu computador

É possível que algum malware que tem instalado no seu computador seja o responsável por consumir 100% dos recursos do disco rígido. Tente executar uma pesquisa completa ao seu computador utilizando o Windows Defender da Microsoft ou a ajuda de algum software de terceiros.

 

10. Redefinir a memória virtual para corrigir a utilização do disco a 100%

Provavelmente já se deparou com o termo “memória virtual” ao pesquisar sobre a gestão da memória RAM do Windows. Quando a RAM do computador não é suficiente para processos, o Windows armazena os ficheiros na memória virtual e continua a processá-los na memória RAM quando necessário. Por isso, pode tentar redefinir a memória virtual do Windows 10 para tentar corrigir a utilização indevida dos recursos do seu disco.

  1. Abra o Menu Iniciar e entre no Painel de Controlo.
  2. Depois pesquise no canto superior direito da janela por Desempenho e pressione Enter.
  3. Agora procure por “Ajustar a aparência e o desempenho do Windows”.
  4. Vá para o separador “Avançado” e clique em “Alterar” na seção “Memória Virtual”.

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

  1. Agora desmarque a opção “Gerir automaticamente o tamanho do ficheiro de paginação para todas as unidades “.
  2. Selecione a unidade C: padrão em que o Windows 10 está instalado e escolha “Tamanho personalizado”. Em seguida, altere “Tamanho inicial” e “Tamanho máximo” para os valores recomendados pelo Windows (dados abaixo).

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

  1. Agora clique em Definir e, em seguida, clique em OK para guardar as configurações.
  2. Reinicialize o computador para que as alterações entrem em vigor e confirme se o problema da utilização do disco foi resolvido.

 

11. Limpar a inicialização do seu computador

Pode facilmente reduzir o número de programas em execução no seu computador, limpando a inicialização do seu equipamento. Dessa forma, o seu computador com Windows 10 inicializará utilizando apenas o conjunto mínimo de drivers e programas que precisa para ser executado corretamente.

  1. Clique no botão Iniciar, digite msconfig e pressione Enter
  2. Depois vá a Configuração do Sistema, clique no separador Serviços e marque a caixa de seleção “Ocultar todos os serviços da Microsoft”. Depois clique em Desativar tudo. Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver
  3. Em seguida selecione o separador Arranque e depois abra o Gestor de Tarefas.
  4. Selecione cada item de inicialização que acha que não precisa e depois e clique em Desativar. Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver
  5. Feche o Gestor de Tarefas e reinicie o computador.

Provavelmente o seu problema com a utilização indevida dos recursos do seu disco já estará resolvido.

 

12. Instalar as atualizações mais recentes do Windows

De facto, instalar as atualizações mais recentes do Windows pode resolver problemas misteriosos como a utilização do disco a 100%. Verifique regularmente se o seu computador está atualizado. Para isso basta aceder à seção “Atualização e segurança” das Configurações do Windows.

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver

 

Conclusões:

Se todas estas dicas não o levarem a lugar nenhum, a última opção será reinstalar o seu sistema operativo Windows. De facto é um processo que pode ser demorado, mas pode ajudar bastante. Principalmente se o seu desempenho diário estiver a ser afetado por causa do problema da utilização indevida do seu disco.

Essas foram algumas das maneiras que o podem ajudar a corrigir o erro da utilização do disco a 100% no Microsoft Windows. Reconhecemos que talvez sejam soluções um pouco idiotas, mas acredite que lhe podem ser muito úteis.

Aliás, tem algo a acrescentar? Deixe-nos os seu feedback.

 

Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver
Computador com o Disco a 100%? Descubra 12 maneiras para resolver 1

Se for um utilizador do Windows, talvez já se tenha deparado com o problema da utilização do disco a 100%. Acontece muitas vezes quando atualiza o seu sist

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.