Competências técnicas mais procuradas em 2012

Os profissionais de TI com aptidões para programar são os mais procurados nos Estados Unidos.

Lentamente, mas de forma consistente, muitas empresas dos Estados Unidos estão a pensar adicionar novos funcionários à sua organização, segundo previsões de um estudo anual do Computerworld (Estados Unidos).

Procuram, sobretudo, reforçar o crescimento dos seus negócios no próximo ano. Nessa estratégia há nove competências muito procuradas:

Programação e desenvolvimento de aplicações: perto de 61% das empresas tencionam contratar recursos com estas competências, mais 23% do que em 2010.
Este crescimento não surpreende John Reed, director executivo de recursos humanos da Half Technology, o qual detecta uma procura forte por competências para o desenvolvimento de sites, para actualização de sistemas internos e o suporte às necessidades de utilizadores de dispositivos móveis. “O desenvolvimento para interfaces Web continua a ser muito forte”, conforme as empresas tentam melhorar a experiência do utilizador, explica. Espera-se que haja também um grande esforço para desenvolver tecnologias de mobilidade para melhorar o acesso dos clientes através de smartphones.

Gestão de projectos: cerca de 44% das organizações tencionam contratar pessoas com competências nessa área, durante os próximos 12 meses. Um ponto percentual acima no verificado para 2010. Os grandes projectos precisam de gestores, mas também precisam de analistas de negócio capazes de identificar as necessidades dos utilizadores e traduzi-las para os funcionários de TI encarregados de responder a essas necessidades e concluir projectos dentro do prazo. “A procura tem sido mais centrada em analistas de negócio do que em gestores de projectos”, diz Reed – por outras palavras, previlegiam-se aqueles capazes de concretizar os projectos em vez de quem de quem apenas os supervisiona e monitoriza.

Help Desk e suporte técnico: nos próximos 12 meses, cerca de 35% das empresas deverá procurar contratar recursos humanos com habilitações neste campo (menos 8% do que o previsto para 2010). Enquanto se usarem TI no local de trabalho, haverá a necessidade de ter funcionários de apoio, sejam eles internos ou por assistência remota. O help desk e suporte técnico são pontos de entrada para os profissionais de TI e cargos nos quais podem adquirir as aptidões capazes de os preparar para funções de análise de programação ou de sistemas
Mas os sistemas operativos de mobilidade “têm acrescentado uma nova dimensão ao help desk e suporte técnico”, diz David Foote, CEO da consultora Foote Partners. “Há tantos sistemas operativos agora que as plataformas móveis e, especialmente,  os tablets colocaram rapidamente o velho desktop Windows / Mac OS”.

Redes: cerca de 35% (menos 3%), das empresas vai procurar recursos para gerir redes. Reed considera que os profissionais de TI com competências de gestão de rede continuarão a ter grande procura. Isso tem sido alimentado, em parte, com os projectos de virtualização e de cloud computing.

Procuram pessoas habilitadas para gerir tecnologia VMware e Citrix. As certificações são importantes, mas não parecem estar a definir o mercado.

Business Intelligence: perto de 23% das organizações deverá procurar profissionais competentes nesta área nos próximos 12 meses. Mais 10% do que em 2010. O pequeno aumento na procura destes profissionais indicará uma mudança de enfoque nas empresas dos Estados Unidos: da redução de custos, para o investimento em tecnologia capaz de fornecer dados em tempo real.

Centro de dados: a procura por profissionais com habilitações para trabalhar nos centros de dados deve baixar 3%: 18 % das empresas nos Estados Unidos deve procurar recursos humanos para essas funções.Tal como as redes, as operações de centros de dados serão afectadas pela virtualização e as estratégias de migração para cloud computing.

Por isso os gestores de recursos humanos estarão à procura de profissionais de TI com experiência em operações de centro de dados e integração de sistemas.Além disso, as exigências de ter dados disponíveis para obter  de garantias de níveis de serviços de TI enfatizam a necessidade de ter especialistas em Disaster Recovery e Business Continuity.

Web 2.0: Perto de 18% das organizações tencionam contratar pessoal com aptidões para esta área nos próximos 12 meses (em 2010 eram 17%).
As competências técnicas em torno das redes sociais continuam a ser procuradas, com as organizações a procurarem formas de integrar as tecnologias Web 2.0 nas suas infra-estruturas. Reed espera que a tendência se mantenha em 2012. Aptidões para .Net, AJAX e PHP como serão valorizadas para o back-end, com as competências em HTML, XML, CSS, Flash e Javascript, entre outras, a serem muito procuradas para o front-end.

Segurança: apenas 17% tenciona fazer contratações para responder a necessidades nesta área. Menos 15% do que o previsto para 2010. A queda pode ser surpreendente, dado as ameaças de segurança da informação estarem sempre a mudar. Mas a segurança não deixou de ser uma preocupação de nível superior para muitas organizações, especialmente aquelas que estão a considerar adoptar plataformas de cloud computing.

Telecomunicações: perto de 9% das empresas diz pretender contratar profissionais com competências neste campo nos próximos 12 meses, face a 17% nas previsões para 2010. A actualização de sistemas de comunicação, associada à implantação de VoIP está a alimentar a procura.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 thoughts on “Competências técnicas mais procuradas em 2012”

  1. Esto lo leí de un testimonio de Internet y no se si es verídico la información o si se puede unir los dos síntomas, era un caballero que estaba practicando golf junto con su amigo que era medico, el caballero le comento a su amigo (medico) que tenia una acidez terrible y que no cedía con los antiacidos, y el le recomendó ir inmediatamente de urgencias ya que se podría tratar de un ataque al corazón, y justamente eso era…La persona que sufre un ataque cardíaco en el mismo momento de sufrirlo tiene acidez? o es solo en algunos casos? o no pasa y es falsa la información xD?

  2. Miren,estaba saliendo con una chica(cumple los años el 23 de agosto,de manera que no se exactamente si es Virgo o Leo).El hecho es que estabamos muy bien los dos juntos, pero a causa de dudas suyas hemos cortado hara cosa de 3 meses, y ahora, cada vez que ablamos, me intenta dejar bien claro que es impossible que podamos volver a estar juntos, ahun que yo me resigno a aceptarlo. Yo la veo muy inquieta e indecisa. Ahun tiene muchas dudas.
    Yo antes no creia en todo esto del zodiaco, pero me empecé a fijar en los comentarios que aparecen diariamente en el periodico, y me fijé que todo lo que me ocurria tenia alguna relacion con esto, y ahora, cada dia, al tren, lo primero que hago es abrir el periodico por la plana central para buscar alguna possible señal. El hecho es que me gustaria que me comentaran algo (no espero respuestas concretas, tan solo un comentario sobre el tema, y como lo veen.tambien alguna experiencia similar).Por cierto, yo soy escorpio. Muchas gracias a todos/todas.Beso

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.