Como validar uma Declaração da Segurança Social

Enviou um PDF certificado mas o destinatário diz que a assinatura não é Válida. Saiba como validar a sua declaração da Segurança Social.

SegSocial

Continue a ler e descubra como fazer para poder imprimir o documento depois de validar a assinatura.

O problema acontece porque, além de ter que estar instalado o Adobe Acrobat Reader, é necessário validar a assinatura digital do documento.

Trata-se de um problema frequente, tanto quando quando geramos o documento como quando o enviamos a alguém (ex. pagamento de faturas).

Criamos por isso, um pequeno tutorial, com o objectivo de ajudar no a validar os documentos da Segurança Social.

 

Como validar a assinatura digital

Se o destinatário, mesmo assim não conseguir utilizar o ficheiro, pode sempre criar um novo PDF, usando o que já tem, e enviar-lho.

Evitará com isto, que ele tenha de validar a assinatura, para poder imprimir o documento.

Ah! e não se esqueça que a assinatura tem validade (normalmente 6 mês).

 

Findo esse prazo, vai ter de voltar a validar a nova.

Deixo a seguir mais algumas resposta a perguntas que possam surgir relativamente à Declaração da Segurança Social:

 

Porque é que vejo a Declaração de Situação Contributiva (DSC) na Segurança Social Direta e não a consigo imprimir?

Só estão disponíveis para imprimir as DSC com data posterior a 1 de outubro de 2007. Até esta data eram enviadas pelo correio.

 

A declaração de situação contributiva (DSC) regularizada emitida através da Segurança Social Direta tem validade no estrangeiro?

Sim, as DSC emitidas pela Segurança Social Direta, ou seja, por documento eletrónico, têm a mesma validade que as declarações emitidas pelos serviçosde atendimento.

 

Só é possível imprimir via Segurança Social Direta declarações de situação contributiva regularizada?

Podem ser impressas declarações de situação contributiva regularizada e não regularizada (com contribuições em dívida e juros de mora em dívida)

Se tem mais alguma pergunta sobre como validar a assinatura digital, não hesite em nos contactar.

Manual de Validação Assinatura da Segurança Social:

Manual Validação

 

Ao clicar na assinatura com o botão esquerdo do rato não aparece nada?

Então é porque não descarregou correctamente o documento da Segurança Social Directa.

Siga por favor o tutorial a seguir para obter outro PDF com assinatura.

1º – Na pagina da Social Directa Clique em Imprimir;

2º – Na barra de endereço da pagina irá aparecer um icon onde deve clicar com o botão do lado direito;

3º – Escolha a opção “Permitir sempre pop-ups de …”;

4º – Volte a clicar em Imprimir;

5º – Irá abrir outra janela com o documento PDF. Com o botão do lado direito do rato clique em “Guardar Como”;

6º – Escolha a pasta de destino do documento e no campo “Guardar com o tipo” escolha a opção “Todos os Ficheiros”;

7º – Finalmente acrescente ao “Nome do Ficheiro” o texto .pdf e clique em Guardar.


Se tudo correr bem depois de clicar na assinatura do documento irá aparecer uma mensagem para a poder validar.

Qualquer duvida não hesite em nos contactar. Estamos aqui para o ajudar.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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2 thoughts on “Como validar uma Declaração da Segurança Social”

  1. Boa noite,

    Será que me podem indicar os passos para obter uma declaração online da Segurança Social de não dívida?

    Obrigado

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