Como validar uma Declaração da Segurança Social

Enviou um PDF certificado mas o destinatário diz que a assinatura não é Válida. Saiba como validar a sua declaração da Segurança Social.

SegSocial

Continue a ler e descubra como fazer para poder imprimir o documento depois de validar a assinatura.

O problema acontece porque, além de ter que estar instalado o Adobe Acrobat Reader, é necessário validar a assinatura digital do documento.

Trata-se de um problema frequente, tanto quando quando geramos o documento como quando o enviamos a alguém (ex. pagamento de faturas).

Criamos por isso, um pequeno tutorial, com o objectivo de ajudar no a validar os documentos da Segurança Social.

 

Como validar a assinatura digital

Se o destinatário, mesmo assim não conseguir utilizar o ficheiro, pode sempre criar um novo PDF, usando o que já tem, e enviar-lho.

Evitará com isto, que ele tenha de validar a assinatura, para poder imprimir o documento.

Ah! e não se esqueça que a assinatura tem validade (normalmente 6 mês).

 

Findo esse prazo, vai ter de voltar a validar a nova.

Deixo a seguir mais algumas resposta a perguntas que possam surgir relativamente à Declaração da Segurança Social:

 

Porque é que vejo a Declaração de Situação Contributiva (DSC) na Segurança Social Direta e não a consigo imprimir?

Só estão disponíveis para imprimir as DSC com data posterior a 1 de outubro de 2007. Até esta data eram enviadas pelo correio.

 

A declaração de situação contributiva (DSC) regularizada emitida através da Segurança Social Direta tem validade no estrangeiro?

Sim, as DSC emitidas pela Segurança Social Direta, ou seja, por documento eletrónico, têm a mesma validade que as declarações emitidas pelos serviçosde atendimento.

 

Só é possível imprimir via Segurança Social Direta declarações de situação contributiva regularizada?

Podem ser impressas declarações de situação contributiva regularizada e não regularizada (com contribuições em dívida e juros de mora em dívida)

Se tem mais alguma pergunta sobre como validar a assinatura digital, não hesite em nos contactar.

Manual de Validação Assinatura da Segurança Social:

Manual Validação

 

Ao clicar na assinatura com o botão esquerdo do rato não aparece nada?

Então é porque não descarregou correctamente o documento da Segurança Social Directa.

Siga por favor o tutorial a seguir para obter outro PDF com assinatura.

1º – Na pagina da Social Directa Clique em Imprimir;

2º – Na barra de endereço da pagina irá aparecer um icon onde deve clicar com o botão do lado direito;

3º – Escolha a opção “Permitir sempre pop-ups de …”;

4º – Volte a clicar em Imprimir;

5º – Irá abrir outra janela com o documento PDF. Com o botão do lado direito do rato clique em “Guardar Como”;

6º – Escolha a pasta de destino do documento e no campo “Guardar com o tipo” escolha a opção “Todos os Ficheiros”;

7º – Finalmente acrescente ao “Nome do Ficheiro” o texto .pdf e clique em Guardar.


Se tudo correr bem depois de clicar na assinatura do documento irá aparecer uma mensagem para a poder validar.

Qualquer duvida não hesite em nos contactar. Estamos aqui para o ajudar.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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