Como validar uma Declaração da Segurança Social

Enviou um PDF certificado mas o destinatário diz que a assinatura não é Válida. Saiba como validar a sua declaração da Segurança Social.

SegSocial

Continue a ler e descubra como fazer para poder imprimir o documento depois de validar a assinatura.

O problema acontece porque, além de ter que estar instalado o Adobe Acrobat Reader, é necessário validar a assinatura digital do documento.

Trata-se de um problema frequente, tanto quando quando geramos o documento como quando o enviamos a alguém (ex. pagamento de faturas).

Criamos por isso, um pequeno tutorial, com o objectivo de ajudar no a validar os documentos da Segurança Social.

 

O que preciso para validar uma Assinatura

Deverá verificar se o Acrobat/Adobe Reader apresenta a opção ativa “Verificar assinaturas quando o documento estiver aberto” ou em inglês “Verify signature when the document is open”, no menu Editar/”Edit”  e depois Preferências/”Preferences”.

Caso tal não aconteça, deverá efetuar a ação descrita de seguida, a qual necessita apenas de ser executada uma única vez.

Nota: Os ecrãs apresentados poderão ser diferentes mediante o idioma do Acrobat/Adobe Reader. No entanto o procedimento a seguir é semelhante ao apresentado.

  • No menu Editar/Edit, selecione a opção Preferências/Preferences;
  • Na caixa da esquerda deverá escolher a opção Segurança/Security;
  • Ative a opção Verificar assinaturas quando o documento estiver aberto/Verify signature when the document is open.

assinatura digital Segurança Social

 

Validar Declaração Segurança Social

  • Clicando no botão direito do rato sobre o ponto de interrogação amarelo, selecionar Validar Assinatura./Validate Signature.

  • Escolher Propriedades de Assinatura/Signature Properties.

  • No separador Resumo/Summary, clicar em Mostrar Certificado/Show Certificate.

  • Selecionar o separador Confiança/Trust e escolher Adicionar às identidades confiáveis/Add to Trusted Identities.

  • Se surgir um alerta de segurança do Acrobat, confirmar que se pretende continuar.

  • Selecionar Documentos Certificados/Certified Documents e confirmar.

  • Deverão confirmar novamente regressando ao ecrã inicial e clicar no botão Validar Assinatura/ Validate Signature.

 

  • Junto à designação A identidade do assinante é válida/The signer’s identity is valid, será visualizado um .

 

  • Clicando no botão Fechar/Close será apresentado o documento já com a assinatura validada.

Se não conseguir validar a assinatura digital

Se o destinatário, mesmo assim não conseguir utilizar o ficheiro, pode sempre criar um novo PDF, usando o que já tem, e enviar-lho.

Evitará com isto, que ele tenha de validar a assinatura, para poder imprimir o documento.

Ah! e não se esqueça que a assinatura tem validade (normalmente 6 mês).

 

Findo esse prazo, vai ter de voltar a validar a nova.

Deixo a seguir mais algumas resposta a perguntas que possam surgir relativamente à Declaração da Segurança Social:

 

Porque é que vejo a Declaração de Situação Contributiva (DSC) na Segurança Social Direta e não a consigo imprimir?

Só estão disponíveis para imprimir as DSC com data posterior a 1 de outubro de 2007. Até esta data eram enviadas pelo correio.

 

A declaração de situação contributiva (DSC) regularizada emitida através da Segurança Social Direta tem validade no estrangeiro?

Sim, as DSC emitidas pela Segurança Social Direta, ou seja, por documento eletrónico, têm a mesma validade que as declarações emitidas pelos serviçosde atendimento.

 

Só é possível imprimir via Segurança Social Direta declarações de situação contributiva regularizada?

Podem ser impressas declarações de situação contributiva regularizada e não regularizada (com contribuições em dívida e juros de mora em dívida)

Se tem mais alguma pergunta sobre como validar a assinatura digital, não hesite em nos contactar.

Manual de Validação Assinatura da Segurança Social:

Manual Validação

 

Ao clicar na assinatura com o botão esquerdo do rato não aparece nada?

Então é porque não descarregou correctamente o documento da Segurança Social Directa.

Siga por favor o tutorial a seguir para obter outro PDF com assinatura.

 

1º – Na pagina da Social Directa Clique em Imprimir;

2º – Na barra de endereço da pagina irá aparecer um icon onde deve clicar com o botão do lado direito;

3º – Escolha a opção “Permitir sempre pop-ups de …”;

4º – Volte a clicar em Imprimir;

5º – Irá abrir outra janela com o documento PDF. Com o botão do lado direito do rato clique em “Guardar Como”;

6º – Escolha a pasta de destino do documento e no campo “Guardar com o tipo” escolha a opção “Todos os Ficheiros”;

7º – Finalmente acrescente ao “Nome do Ficheiro” o texto .pdf e clique em Guardar.

 

Se tudo correr bem depois de clicar na assinatura do documento irá aparecer uma mensagem para a poder validar.

 

 

 

Qualquer duvida não hesite em nos contactar. Estamos aqui para o ajudar.

 

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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2 respostas

  1. Boa noite,

    Será que me podem indicar os passos para obter uma declaração online da Segurança Social de não dívida?

    Obrigado

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