Como usar o Facebook Live numa empresa

144715-254727-facebook-liveQuando falamos de publicação e partilha de conteúdo na web, os vídeos são as estrelas do momento. Um número apontado por um estudo da Brightcove, empresa especializada no segmento de vídeos online, revela-nos isso mesmo. De acordo com esse estudo, os vídeos geram 1.200% mais partilhas nas redes sociais do que imagens e textos juntos. 

Se combinarmos esta ferramenta com a rede social mais popular do planeta – o Facebook –  terá nas suas mãos um íman potente para atrair mais interacção no seu negócio. E o melhor de tudo é que o recurso ideal para isso já está disponível desde o ano passado: o Facebook Live. Basta ter um smartphone com câmara, acesso à Internet e uma conta na rede social para alcançar um número impressionante de pessoas com seu conteúdo.

Para quem ainda não conhece, o Facebook Live é uma ferramenta que permite transmitir vídeos ao vivo de uma maneira muito simples, enquanto amigos e fãs reagem ao conteúdo por meio de comentários e gostos. Usando um sistema proprietário, a rede social permite ainda que os espectadores reajam a partes específicas de um vídeo, algo que ajuda a identificar os melhores momentos de uma transmissão e entender o que funciona ou não com o seu público alvo.

Para as empresas, o Facebook Live pode ser uma ferramenta extraordinária na hora de gerar dados e oportunidades para se ligar com os seus seguidores. Aqui, listamos sete ideias de como pode usar este recurso para alavancar o seu negócio nas redes sociais:

 

1. Conteúdo de bastidores

As pessoas adoram exclusividade. Por isso, mostrar um pouco dos bastidores do seu negócio no Facebook Live pode dar aos seus seguidores a sensação de que eles estão vendo algo que poucas pessoas têm acesso.

Esse conteúdo pode incluir o processo de fabricação do seu produto, os bastidores das gravações de um programa, ou qualquer outra coisa que se sinta confortável em partilhar – e, é claro, algo que seus concorrentes também possam ver. Outra dica interessante para os mais desinibidos é mostrar o seu dia a dia como empresário, ou então a rotina dos funcionários de um escritório, e assim por diante.

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2. Dicas e tutoriais

Empresas também podem optar por partilhar pequenas atualizações diárias com dicas e sugestões para seus seguidores. Algumas dicas rápidas podem ajudar a fidelizar sua base de fãs, uma vez que eles encontrarão conteúdos exclusivos e úteis. Para isso, é preciso conhecer o seu público-alvo na hora de criar atualizações que realmente lhes interesse.

Se vende algum produto, por exemplo, poderá fazer uma demonstração ou tutorial ao vivo. Se vende serviços, pode dar uma prévia de como ele funciona na prática. Preparar um pequeno vídeo ensinando algo útil para seus seguidores pode ser uma ferramenta muito poderosa.

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3. Transmissão de eventos

Se a sua empresa realiza eventos com frequência, transmiti-los ao vivo pode ser uma ótima maneira de aumentar a interação com seus clientes e seguidores por meio do Facebook Live. Isso porque dará a eles a oportunidade de participar do acontecimento mesmo se estiverem em outro país, estado, ou simplesmente se não tiverem a oportunidade de participar pessoalmente.

É importante destacar que há pouco mais de um mês, a rede social passou a permitir a transmissão contínua de vídeos pelo Live. A novidade faz com que seja possível exibir, na rede social, a cobertura de eventos de longa duração, como feiras, conferências, festas e partidas esportivas.

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4. Faça um live de perguntas e respostas

O Facebook Live é, sem dúvidas, uma ótima ferramenta para fazer sessões de perguntas e respostas com os seus seguidores. Pode coletar as perguntas previamente por meio de um post e respondê-las numa live, ou então aproveitar o apelo do “ao vivo” para interagir diretamente com os comentários durante a transmissão.

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5. Partilhe sua opinião sobre temas relevantes no seu nicho

Como empresário, provavelmente se mantém informado sobre os assuntos relacionados ao mercado em que atua. Portanto, comentar algumas manchetes e dar a sua opinião sobre temas relevantes para seus seguidores pode ser bem interessante. Lembre-se também de interagir e perguntar a opinião dos espectadores durante a transmissão, evitando que o streaming se torne um monólogo.

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6. Faça entrevistas ao vivo

Não precisa necessariamente entrevistar um especialista em sua área de atuação – apesar desta também ser uma abordagem interessante. Já imaginou como pode ser divertido para seus seguidores ver uma entrevista descontraída com algum funcionário da sua empresa?

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Veja também: Zuckerberg entrevistou astronautas da Estação Espacial usando o Facebook Live

 

7. Partilhe uma história

Partilhar histórias ou depoimentos de clientes pode ser algo realmente poderoso, afinal histórias têm o poder de vender. Além disso, os consumidores tendem a confiar mais em comentários de outros consumidores sobre determinado produto ou serviço.

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Com mais de 1 bilhão de utilizadores ativos todos os dias ao redor do planeta, o Facebook traz diversas oportunidades para expandir a comunicação do seu negócio e aproximá-lo de seus consumidores.

Lembre-se que essas foram apenas algumas dicas de como pode usar o recurso Live de forma criativa para aumentar o engajamento em sua página, mas o ideal é sempre pensar em seu público-alvo na hora de criar conteúdos realmente interessantes e atraentes.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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