Como tornar um site wordpress mais rápido

Uma das melhores coisas que o WordPress tem são os plugins que permitem adicionar funcionalidades e melhorar os nossos sites de uma forma simples e rápida.

Um problema resultante da utilização de alguns plugins é o maior tempo de espera na abertura das páginas e isso acontece por várias razões:

Alguns plugins adicionam scripts que são carregados sempre que as páginas são abertas;
Alguns plugins estão mal programados/pensados e a performance não é a melhor;
As vezes há incompatibilidade entre vários plugins e isso faz com que nada funcione bem;
Os plugins podem criar um load excessivo no servidor e deixar todo o site lento.

Existe ainda o problema dos sites mal optimizados, das base de dados muito pesadas, das hospedagens lentas, etc, mas normalmente o problema está mesmo no plugin.

Se o seu site está lento, talvez seja boa ideia usar o P3 (Plugin Performance Profiler), um plugin que faz uma análise da performance de todos os plugins permitindo que você veja se o problema está em algum plugin.

Este plugin, criado pela GoDaddy, faz uma análise do carregamento de várias páginas do seu blog, vê quais são os tempos de carregamento de cada plugin, o tempo de carregamento do site sem plugins, mostra o numero de queries feitas a base de dados, entre outros.

Todos os relatórios são guardados para que depois você possa comparar com relatórios mais recentes e pode também enviar os resultados por email (útil se pedir ajuda a alguém para resolver a lentidão).

 

Instalação

A instalação do P3 é feita da forma tradicional, ou seja, tem 3 opções:

Faz uma procura por “P3 (Plugin Performance Profiler)” e instala;
Faz o download do plugin através do wordpress.org e faz o upload através do painel de gestão do wordpress;
Faz o download do plugin e faz o upload manual para o alojamento e depois ativa na página de plugins do seu wordpress.

 

Utilização

Depois do plugin estar instalado e ativo, o link para a página do plugin está no menu Ferramentas (Tools) > P3 – Plugin Profiler.

Para fazer uma verificação, clique em “Start Scan“, dê um nome para o relatório e depois escolha a opção “Auto Scan” para uma análise automática de várias páginas ou “Manual Scan” se quiser verificar uma página específica. Para que consiga fazer os testes deve de usar um browser atualizado (Firefox ou Chrome, por exemplo).

 

Download do Plugin

Para fazer o download gratuito do P3 – Plugin Performance Profiler, vá até a página do plugin no wordpress.org:

www.wordpress.org/extend/plugins/p3-profiler/

Esperamos que este plugin seja útil para aumentar a performance dos seus sites, se tiver alguma dúvida deixe um comentário.

:)

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 thoughts on “Como tornar um site wordpress mais rápido”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.