Como testar a velocidade da Internet…

Pode testar a velocidade real da sua ligação à Internet, com eficiência nos resultados, totalmente grátis.
testar velocidade internet

Confirme se é tão rápida quanto o seu provedor promete.

Nem sempre os provedores de Internet prestam um serviço de qualidade.

Ao testar a velocidade da sua Internet pode confirmar que o seu provedor está a fornecer-lhe a velocidade contratada.

Depois de fazer a testar , se concluir que a sua velocidade é muito inferior a estabelecida no contrato, entre em contacto com o provedor (Sapo, Telepac, Vodafone, Zon, etc) e exija os seus direitos, caso contrário, mude de provedor de Internet.

É muito importante não se confiar em apenas um resultado, porque a velocidade pode variar devido a vários factores, como: o horário em que a testar , o número de utilizadores a realizar o teste, o congestionamento da rede, etc.

 

Quais os melhores sites para testar a Internet?

Pode testar todo o tipo de ligações: ADSL, Speed, Cable Modem, Rádio, Banda Larga ect…

Os melhores sites, gratuitos confiáveis e precisos, para testar a velocidade de sua ligação à Internet são (clique nas imagens):

Test your Internet connection speed at Speedtest.net

Speakeasy Speed Test

O ideal é testar a velocidade em todos os sites indicados, assim terá um resultado mais preciso, com valores correctos e confiáveis de sua verdadeira velocidade de ligação.

No entanto pode também usar outros sites para testar a velocidade da Internet,

 

Outros sites para testar a velocidade da Internet:

 

TESTE DE VELOCIDADE DA INTERNET

Quando se trata de obter as melhores velocidades de Internet possíveis, existem muitas variáveis ​​a serem consideradas. E quando algo dá errado com o seu sistema e começa a ter velocidades de Internet muito baixas, o processo resolução do problema pode ser muito complicado e esmagador.

Fio por isso que criamos este pequeno guia para testar correctamente a velocidade e ligação da sua Internet. Vamos mostrar tudo o que precisa de saber sobre a Internet passo a passo, para que possa resolver o problema do seu sistema e assim melhorar a velocidade da sua Internet que está lenta.

Velocidade e conectividade da Internet: o melhor guia

PASSO 1: Teste de velocidade

O teste de velocidade da Internet é a sua ferramenta de ajuda que o ajudará no processo de medir e solucionar problemas da velocidade da sua Internet. O teste de velocidade pode dizer as velocidades exatas que está a receber num determinado momento, que é o primeiro passo para dizer quais são os problemas que podem estar a afetar a sua Internet. Realizar testes de velocidade é fácil com o Speedcheck, e os registos de cada teste que realizar serão armazenados de forma conveniente para que possa analisá-los mais tarde.

Teste de velocidade da Internet 101

Está a ter problemas com a Internet? Está com uma Internet lenta ou páginas da Web demoram muito tempo para serem carregadas? Não há nada mais frustrante do que esperar e esperar – e esperar! Muitas vezes acontece com uma página quando está carregar ou seja, a Internet está tão lenta que na verdade, está atrasada. Felizmente, um teste de velocidade da Internet é fácil de executar e pode dar-lhe algumas idéias sobre o que pode estar a acontecer.

Damos-lhe a seguir algumas orientações sobre como resolver um problema de ligação lenta à Internet, mas vamos começar com a ferramenta mais importante: o teste de velocidade.

Realizar um teste de velocidade da Internet


Quando a sua Internet parece lenta, um teste de velocidade da Internet é uma das ferramentas que irá precisar para solucionar o que está a provocar o desempenho lento. Um teste de velocidade é essencialmente um medidor de velocidade de Internet que lhe dá uma leitura real de quão rápido seu computador está a descarregar e a enviar dados para a Internet.

É importante ter essas medições concretas, pois velocidades lentas de download e upload podem apontar para um problema com seu provedor de serviços de Internet ou, potencialmente, um problema no router. Por outro lado, se um teste de velocidade revelar que sua velocidade de Internet é normal, isso pode indicar que pode haver um problema com o site que está a tentar aceder ou que talvez as suas velocidades de Internet não sejam grandes o suficiente para suportar o tipo de navegação que faz.

Os testes de velocidade da Internet são fáceis de executar, demoram apenas alguns segundos e são gratuitos para executar com o Speedcheck.

Utilizar um teste de velocidade WiFi para testar a velocidade da Internet


Verificar a velocidade da sua Internet é tão simples quanto ir para o Speedcheck.org, clicar no botão azul “Start Test” e deixar o teste rodar. Espere até que o teste seja concluído e verá três medidas refletidas na parte superior da tela:

  • A latência indica o atraso no tempo que leva os dados para viajar até o destino. A latência é medida em milissegundos e, em geral, qualquer latência abaixo de 100 ms é boa. Latências mais altas, como aquelas acima de 200 ms, podem causar atrasos quando está a realizar atividades como chat por vídeo com pessoas e pode fazer com que sua Internet pareça ainda mais lenta do que é.
  • A velocidade de download, medida em Mbps, indica a rapidez com que o seu dispositivo está a descarregar dados da Internet. Se sua velocidade de download não for rápida o suficiente para suportar as atividades que está a fazer, como ver vídeos ou jogos, pode parecer que sua Internet está lenta ou atrasada.
  • A velocidade de upload, também medida em Mbps, refere-se à velocidade com que o seu dispositivo pode carregar dados para a Internet. Sua velocidade de upload afeta a rapidez com que arquivos grandes, como fotos ou vídeos, serão enviados.

É importante verificar regularmente a velocidade da sua Internet por vários motivos:

  1. Seu contrato de ISP especificará as velocidades prometidas de upload e download, mas pode não necessariamente experimentar essas velocidades exatas. Na verdade, suas velocidades podem ser muito mais lentas do que as velocidades contratadas, o que pode afetar a funcionalidade da sua Internet e sua capacidade de navegar na Internet.
  2. pode obter as velocidades prometidas durante certos horários do dia, mas não durante os outros. A única maneira de determinar quão bem sua Internet está a funcionar é executar um teste de velocidade em diferentes momentos do dia. pode ver seu serviço desacelerar durante as horas de pico de utilização e, em seguida, acelerar mais tarde à noite ou no início da manhã, quando menos pessoas estiverem on-line.

Para ter uma ideia de quais são realmente as velocidades da sua rede, precisará executar vários testes de velocidade em diferentes momentos do dia. Com o Speedcheck.org, todos os seus testes de velocidade anteriores são gravados, para que possa visualizar os resultados de uma só vez.

Por exemplo, digamos que o seu contrato de ISP diz que receberá velocidades de download de 50Mbps e velocidades de upload de 10Mbps. executa uma série de testes e descobre que obtém velocidades de download de 48,9 Mbps e velocidades de upload de 9,4 Mbps. Essas velocidades estão perfeitamente bem e estão bem próximas das velocidades prometidas. No entanto, se executar testes e descobrir que, em vez de obter velocidades de download de 50Mbps, estará a conseguir apenas uma velocidade de download de 4.5Mbps, essa diferença afetará significativamente a funcionalidade da sua Internet e indicará um problema em algum ponto do sistema.

A velocidade de download ou upload incomumente lenta pode indicar um problema com seu provedor de serviços de Internet, sua ligação ou pode simplesmente ocorrer durante uma hora do dia em que muitas pessoas estão a utilizar a Internet. Se executar vários testes e descobrir que suas velocidades são consistentemente lentas, isso pode indicar um problema que precisa resolver se quiser navegar na Internet sem atrasos, ter que aguardar o carregamento das páginas ou entrar em buffering problemas ao assistir vídeos.

Compreender a velocidade da sua Internet é apenas um passo na solução de problemas na sua Internet lenta. Quanto mais entender sobre as velocidades da Internet com as quais está a trabalhar, mais rápido será capaz de determinar quais problemas podem estar a causar velocidades baixas ou desempenho ruim. A partir daí, poderá corrigir seus problemas de Internet e melhorar o desempenho (e confiabilidade) de sua Internet.

Mas o que é Mbps, exatamente? E como conserta sua ligação de Internet lenta? Veja algumas informações que precisa saber e algumas ferramentas adicionais para ajudá-lo a acelerar sua ligação com a Internet.

PASSO 2: Noções básicas de ligação à Internet

Para solucionar problemas de sua Internet lenta, precisa entender algumas informações sobre os diferentes tipos de ligação com a Internet. Dos diferentes ISPs que pode escolher, de como a velocidade da Internet é medida, aqui estão as informações detalhadas que explicam como sua Internet funciona. Também abordaremos as diferenças nas velocidades de download e upload, para que possa usar seus resultados de teste de velocidade para entender melhor a rapidez com que a sua Internet está a funcionar.

Noções básicas de conexão com a Internet

Entender os conceitos básicos das ligações da Internet


Vamos começar com uma rápida visão geral de como a Internet funciona, para que possa entender o que estamos a tentar fazer enquanto resolvemos seus problemas de Internet.

Dispositivos, como computadores, telefones celulares e tablets, ligam-se à Internet de várias maneiras diferentes, incluindo um fio enterrado no solo, ligações de celular ou até mesmo através de um satélite. Uma vez ligados, os computadores podem conversar entre si e pode compartilhar e visualizar informações com outras pessoas em todo o mundo em apenas alguns segundos.

Para se ligar à Internet, o seu dispositivo pode ligar-se por meio de um provedor de serviços de Internet (um provedor de serviços de Internet) ou então utilizar os dados móveis no telemóvel, vinculando o dispositivo à Internet. Quando vincula um dispositivo ao telemóvel, basicamente transforma o seu telefone num ponto de acesso móvel. Somente algumas operadoras e planos permitem partilha, e precisa estar ciente de que o utilização do seu telefone como ponto de acesso vai incluir o seu plano de dados. As operadoras telefonicas, como Verizon, Cricket e Sprint, oferecem planos que permitem o tethering.

Quando se trata de seu provedor de serviços de Internet, pode escolher a empresa que usa, tanto quanto escolhe sua operadora de telefonia móvel. ISPs comuns incluem Comcast, Cox ou Time Warner Cable. Diferentes provedores de ISP oferecem diferentes tipos de Internet, como discagem, banda larga e DSL. Entraremos em mais detalhes sobre isso daqui a pouco, já que o tipo de ligação que tem também afetará a maneira como seu computador ou smartphone acede a Internet.

Depois de se inscrever em um provedor de serviços de Internet e o serviço começar, o computador receberá um protocolo da Internet ou um endereço IP. Esse endereço, que é composto por uma série de números com períodos intermediários, ajuda a identificar seu computador e todas as suas atividades on-line.

Quando o seu computador está ligado ao seu provedor e tem o seu endereço IP (isso geralmente é automático, e não é algo com o qual geralmente precisa se preocupar), pode aceder a Internet, visitar sites, enviar e-mails e muito mais.

O problema é que, se qualquer parte do sistema quebrar, não poderá aceder a Internet. E se a velocidade da sua Internet for muito lenta, a simples navegação pode se tornar entediante, ou talvez não consiga aceder sites específicos. Muitas vezes, não sabe que parte do sistema inteiro que compõe sua ligação diminuiu. E é aí que entra a solução de problemas.

O que precisa saber sobre os ISPs


É importante perceber que os ISPs (provedores de serviços de Internet) não fornecem todos o mesmo serviço de Internet em termos de custo, velocidades de download e velocidades de upload. Todos os ISPs são diferentes, então precisa considerar cuidadosamente os aspectos que são mais valiosos para você. Lembre-se, muitos ISPs exigem que assine um contrato mínimo de 2 anos, portanto, tome essa decisão com cuidado – pode ficar preso ao seu ISP por um tempo.

Ao avaliar suas opções de ISP, não se esqueça de reservar algum tempo para consultar as avaliações de seus serviços. As resenhas podem fornecer informações reveladoras sobre fatores como confiabilidade, suporte técnico e desempenho geral de um ISP que talvez não conhecesse.

Uma das diferenças mais importantes entre os ISPs é o fato de que eles fornecem diferentes velocidades de download e upload. Essas velocidades têm uma influência direta em quão bem será capaz de navegar na Internet, e pode ser uma das razões pelas quais sua Internet é tão lenta.

Além de considerar a velocidade que um ISP oferece, pense nos seguintes fatores também:

  • Disponibilidade – Antes de fazer muita pesquisa em um ISP, certifique-se de que o provedor ofereça serviços em sua área. verá que os ISPs só atendem áreas específicas, e alguns cobrem apenas determinados endereços dentro de uma cidade. Não confie no mapa de cobertura que o ISP fornece, pois eles geralmente não entram em detalhes sobre os serviços específicos disponíveis em seu endereço. Em vez disso, reserve um tempo para ligar para o provedor e verificar quais serviços estão disponíveis para escolher.
  • Confiabilidade – Pesquise se o ISP é conhecido por ter frequentes interrupções na Internet. Isso pode ficar muito frustrante, especialmente se confiar em sua Internet para trabalhar.
  • Planejar opções e preços – A maioria dos provedores oferece vários planos diferentes. Os planos podem variar em velocidade e custo. Veja as opções disponíveis e veja se há uma opção certa para você. Se não, confira outro ISP.
  • Contratos – Sempre leia as letras pequenas ao considerar o contrato de um ISP. A maioria dos contratos exige que mantenha seu serviço por no mínimo dois anos, e pode haver altas taxas se interromper seu serviço antes que o período termine. também vai querer verificar novamente as declarações do contrato sobre o custo – alguns custos só são bloqueados por um determinado período de tempo, e o custo do seu plano pode aumentar quando esse período terminar.

Há outro fator importante na escolha do seu ISP: é o tipo de ligação com a Internet que deseja ter.

Como testar a minha velocidade de Internet verificando a velocidade?


A velocidade da Internet pode ser medida de várias maneiras, mas a maioria das classificações que vê se referem a Mbps.

  • Um kilobit por segundo (Kbps) é a classificação de velocidade mais lenta utilizada. Geralmente é utilizado com tipos de Internet desatualizados, como modems dial-up.
  • Um megabit por segundo (Mbps) é equivalente a 1.000 Kbps. Esta é a medida de velocidade mais comum que verá hoje.
  • Um gigabit por segundo (Gbps) é equivalente a 1.000 Mbps. Essa medida está associada a redes de alto desempenho.

Quanto maior a classificação, mais rápida a Internet.

Vamos nos concentrar em Mbps no momento. O que é normal? O que não é?

Os contratos de Internet oferecidos pelos ISPs são geralmente desconcertados pela velocidade de download. Na maior parte do mundo, os contratos começam em torno de 3Mbps e aumentam a partir daí para velocidades de 10Mbps, 20Mbps, 50Mbps, 100Mbps, 200Mbps, 500Mbps e, em algumas cidades, até mesmo para 1000Mbps (1Gbps).

Para ter uma noção de qual é a velocidade da sua Internet, precisa considerar como está a ligar o seu dispositivo ao seu modem. Os cabos Ethernet convencionais podem suportar velocidades de 100 Mbps ou 1 Gbps (1000 Mbps). Dependendo da rapidez com que sua ligação de Internet para seu ISP é rápida, então a ligação com a Internet ou a ligação Ethernet poderia ser um gargalo. Por exemplo, se está a pagar ao seu ISP por uma ligação de 500 Mbps, mas está utilizando um cabo Ethernet de 100 Mbps para ligar ao seu modem, este cabo Ethernet diminuirá sua velocidade de ligação para 100 Mbps, mesmo que esteja a pagar por uma velocidade maior. Por outro lado, se pagar apenas por uma ligação de 50 Mbps, mas usar um cabo Ethernet de gigabit, o cabo será um exagero, porque suas velocidades de Internet do seu ISP são muito mais lentas do que o cabo pode acomodar.

não precisa necessariamente usar um cabo Ethernet para ligar seu computador ao seu modem ou router. Se o seu dispositivo suporta WiFi como a maioria dos portátils e smartphones, pode se ligar ao modem sem fio com WiFi. Nesse caso, terá duas ligações: Seu dispositivo se liga ao modem via Wi-Fi e o modem se liga ao seu provedor. Qualquer uma dessas ligações pode desacelerar suas velocidades de Internet. Isso significa que precisa escolher um router WiFi que suporte as velocidades que o seu ISP fornece. Lembre-se, também, de que a distância que está localizada do router também pode diminuir sua velocidade, por isso é melhor ter um router que suporte pelo menos o dobro da velocidade que o ISP oferece.

  • Para redes domésticas, verá velocidades de Internet que variam de 1 Mbps a cerca de 500 Mbps.
  • Os cabos Ethernet suportam 100 Mbps ou 1000 Mbps.
  • A maioria dos routeres Wi-Fi (802.11g) tem capacidade de pelo menos 54 Mbps.

Então, a velocidade da sua Internet é rápida o suficiente? E qual é a velocidade da Internet?

Isso fica complicado, pois não existe uma velocidade de Internet “boa”. A velocidade que funcionará para depende de muitos fatores, incluindo como utiliza a Internet, os tipos de sites que acede e quanto download e upload faz. Por exemplo, se navegar na Internet algumas vezes por dia para verificar seus sites de notícias, verificar o clima e usar seu e-mail, não precisará necessariamente da mesma velocidade que um internauta que faz upload de muitas fotos, assiste diariamente à Netflix, e gosta de jogos on-line exigirá.

Como medir suas velocidades de download e upload


O seu ISP pode anunciar determinadas velocidades de download e upload, mas isso não significa que a sua Internet estará sempre disponível a essas velocidades. Os fatores mencionados acima podem diminuir a velocidade, por isso é importante testar manualmente a velocidade da sua Internet.

Usar o Speedcheck oferece uma leitura em tempo real das velocidades exatas da Internet que está a obter. O Speedcheck fornece dados sobre as velocidades de download e upload, que são informações valiosas para solucionar problemas de ligação com a Internet.

Com o Speedcheck, testar a velocidade da Internet leva apenas alguns segundos. Se suspeitar que suas velocidades estão a cair durante o dia, execute vários testes. O Speedcheck registará seus resultados, para que possa aceder e revisar todos eles no futuro em seu histórico. Velocidades mais lentas podem explicar alguns problemas comuns de Internet que pode ter e identificar que o problema é um problema de velocidade pode ajudar a solucionar os problemas que estão a acontecer.

Velocidades de download, velocidades de upload e por são importantes


Conversamos um pouco sobre a velocidade da Internet e, agora, provavelmente entende que velocidades mais rápidas levam a uma navegação mais rápida e a uma melhor experiência geral na Internet. Mas quando estiver a solucionar uma ligação de Internet lenta e precisar executar um teste de velocidade da Internet, se beneficiará ao saber um pouco mais sobre as velocidades da Internet e como elas afetam sua navegação.

Quando nos referimos a “velocidades de Internet”, estamos a falar de duas velocidades: velocidades de download e velocidades de upload.

Velocidade de download refere-se a quão rápido seu computador é capaz de baixar informações da Internet. Quando assiste a um vídeo, carrega um site (especialmente um que contém muitas fotos) ou faz o download de um documento, sua velocidade de download é o que determina quanto tempo cada tarefa leva.

A velocidade de upload, por outro lado, refere-se ao processo de upload de conteúdo do seu computador para a Internet. Quando faz o upload de uma foto, documento ou vídeo para um website ou e-mail, sua velocidade de upload afeta a quantidade de tempo que levará.

Quando navega na Internet, a maior parte de sua atividade consiste em fazer o download, em vez de fazer o upload. Por causa disso, muitos ISPs oferecem pacotes que apresentam velocidades de download mais rápidas e velocidades de upload mais lentas.

O usuário médio da Internet não depende muito da velocidade de upload, mas algumas pessoas o fazem. Por exemplo, se trabalha com arquivos grandes, como vídeos ou fotos, e frequentemente carrega grandes quantidades desses arquivos, talvez seja necessário um serviço que ofereça uma velocidade de upload mais rápida do que o normal.

PASSO 3: Ligações, Modems e Routers

Sua ligação com a Internet tem um impacto significativo na rapidez com que sua Internet funcionará. Com tantos tipos de ligação diferentes para escolher, fornecemos os destaques que precisa saber para tomar uma decisão informada. Mas a ligação com a Internet não é tudo – também precisa de um router capaz de lidar com as velocidades oferecidas pela sua ligação à Internet. Incluímos algumas dicas sobre como escolher o router certo para as suas necessidades, para que não atrase a sua rede inadvertidamente.

Modems e roteadores

Tipos de ligação à Internet


Lembre-se de como explicamos que seu computador pode se ligar à Internet de várias maneiras diferentes? Esses tipos de ligação com a Internet também podem afetar a velocidade e a funcionalidade do seu serviço de Internet. Alguns ISPs oferecem apenas um ou dois desses tipos de ligação com a Internet, então precisa entender os prós e contras de cada método de ligação.

  • Dial-up
    Dial-up já foi o tipo mais comum de ligação com a Internet, embora agora tenha sido largamente extinto. Dial-up acede a Internet através de sua linha telefónica, essencialmente marcando um número de telefone para “ligar” para a Internet. precisa usar um modem e a marcação é extremamente lenta. Além disso, não pode usar seu telefone fixo enquanto estiver a utilizar a Internet.
  • DSL
    Uma linha de assinante digital (DSL) permite que use a Internet e o telefone ao mesmo tempo. DSL é altamente popular nas cidades, mas acha menos nas áreas rurais. É a opção mais comum para Internet hoje.
  • Cabo
    Com uma ligação a cabo, seu computador acede a Internet através de sua ligação de cabo de televisão, em vez de confiar em sua linha telefônica. Isso significa que pode usar a Internet e o telefone ao mesmo tempo e faz do cabo uma opção popular de ligação à Internet.
  • Fibra
    As ligações de fibra ótica estão rapidamente a ganhar popularidade, porque a fibra óptica é significativamente mais rápida que outras ligações de Internet. Está a aumentar a popularidade dentro das cidades, mas ainda não está disponível em ambientes mais rurais.
  • Wi-Fi
    As ligações de banda larga sem fio, também conhecidas como WiFi, usam uma ligação com fio, como DSL, cabo ou fibra, para enviar ondas de rádio entre os dispositivos. Isso cria uma ligação de alta velocidade e é utilizado para criar pontos de acesso em bibliotecas, restaurantes e outros prédios públicos. pode, é claro, configurar seu próprio ponto de WiFi privado residencial.

Com alguns desses tipos de ligação são mais rápidos do que outros, é importante escolher o tipo de ligação mais rápido disponível no seu local, se quiser maximizar sua velocidade de Internet.

O utilização de routers sem fio


Seu computador se liga ao seu provedor, e isso dá acesso à Internet. Bem simples, certo? Bem, se decidir usar um router sem fio para criar um sinal WiFi em sua casa ou empresa, adiciona outro nível de complexidade à configuração – e outro lugar onde as coisas podem dar errado, e pode desacelerar sua Internet. Ainda assim, há vários motivos para usar um router sem fio em sua casa.

Simplificando, um router sem fio lhe dá versatilidade em como usa a Internet em sua casa. Sem esse router, precisa ligar seu computador diretamente ao seu modem utilizando um cabo Ethernet. está literalmente ligado ao modem, então se tem um portátil, não pode andar com ele enquanto estiver a utilizar a Internet. Com um router, pode ligar vários dispositivos, como seu portátil, telefone e tablet, à Internet ao mesmo tempo. (A maioria dos ISPs oferece modems que também são routeres sem fio, portanto, talvez não tenha que comprar um router, se for esse o caso.)

Os routeres sem fio são ótimos por vários motivos, mas sua funcionalidade pode ser afetada por vários fatores que precisa ter em mente:

  • Distância – Quanto mais longe estiver de um router, mais fraca será a ligação. Se tiver uma casa grande, poderá instalar vários routeres para ajudar nesse problema.
  • Obstáculos – Se houver paredes ou outros objetos a bloquear o caminho do router para o dispositivo, o alcance do Wi-Fi poderá ser reduzido. Se estiver a duas ou três salas do seu router, as várias paredes podem encurtar o alcance do Wi-Fi até o ponto em que não consegue se ligar à Internet.
  • Interferência de radiofrequência – Se já utiliza a Internet apenas para diminuir a velocidade de repente quando alguém liga o micro-ondas, experimentou interferência de frequência de rádio. Como o seu router usa ondas de rádio para enviar e receber dados, qualquer outra coisa no ambiente que também crie ou use ondas de rádio, como o microondas, pode interferir na velocidade do router e da Internet.

Se precisar comprar um router, precisará escolher a opção certa para suas necessidades. Os routeres não são todos iguais, e o router pode realmente afetar suas velocidades de download e upload, o que pode desacelerar seu computador.

As velocidades do router são medidas em megabits por segundo (Mbps); Quanto maior a classificação, mais rápido o router. encontrará routeres com velocidades que variam de 54 Mbps a routeres de alto desempenho que apresentam velocidades superiores a 1 Gbps (1.000 Mbps).

Quanto custa a velocidade de um router? Bem, isso depende um pouco. Comprar um router com uma velocidade significativamente baixa pode diminuir sua ligação com a Internet. No entanto, comprar um router que ofereça uma velocidade maior que a velocidade de Internet fornecida pelo ISP não acelerará sua ligação. Em suma, é melhor comprar um router veloz, mas não pense que investir em routeres de alto desempenho tornará sua Internet mais rápida se seu ISP também não oferecer essas velocidades máximas.

Há outro fator que precisa considerar ao avaliar um router: os padrões de tecnologia do router. Dispositivos de rede sem fio, como routeres, são medidos de acordo com os padrões de tecnologia. Esses padrões são identificados pelos números 802.11, que são seguidos por uma letra. A combinação de números e letras é utilizada para identificar a tecnologia específica que o router usa, e isso pode indicar a faixa de velocidade da qual o router é capaz.

  • O 802.11g é a tecnologia básica que verá nos routeres. É uma tecnologia exclusiva de 2,4 GHz. Como essa tecnologia é um pouco básica, esses routeres podem atingir velocidades de até 54 Mbps.
  • O 802.11n é um passo em frente na tecnologia. Essa tecnologia de 2,4 / 5,8 GHz permite que o router atinja velocidades mais rápidas, de até 600 Mbps. O 802.11ac é uma tecnologia mais avançada. Essa tecnologia de 5,8 GHz torna os routeres muito mais rápidos, para que eles alcancem velocidades acima de 500 Mbps.

Se quiser avaliar a adequação do seu router para o seu utilização, uma das melhores opções é ler alguns comentários on-line. Essas revisões podem fornecer informações sobre o desempenho e a velocidade de um router. Em geral, é melhor evitar os routeres mais baratos e de menor desempenho, pois eles podem ter problemas com baixa confiabilidade e baixo desempenho. Entraremos em mais detalhes sobre como solucionar problemas no seu router mais tarde.

PASSO 4: Por é que a minha Internet está lenta?

Internet lenta não é apenas frustrante. O problema pode ficar tão ruim que sua Internet mal funciona. Se estiver a trabalhar com uma Internet excepcionalmente lenta, poderá ver problemas como websites que não são carregados corretamente ou que levam um tempo para ficarem inativos. Fatores como o seu ISP, a hora do dia em que está a navegar e o dispositivo que está a utilizar afetam a velocidade da sua Internet. Aqui está uma análise de algumas possíveis causas da Internet lenta.

Por que minha internet está lenta?

Fatores que retardam sua Internet


Embora possa pensar que a velocidade da sua Internet é boa, há outros fatores que podem desacelerar a sua Internet, que levam a problemas de desempenho, carregamento lento de sites, armazenamento em buffer de vídeos por alguns minutos e outros possíveis problemas.

  • Seu tipo de ligação com a Internet. As velocidades de Internet discada diferem muito das velocidades que experimentará com uma ligação DSL, fibra ou banda larga. Alguns tipos de ligação oferecem apenas velocidades limitadas. Por isso, precisa considerar cuidadosamente seus requisitos de velocidade ao escolher o tipo de ligação ideal para você.
  • Seu ISP. Cada ISP oferece diferentes planos que apresentam diferentes velocidades de upload e download. Os planos mais rápidos tendem a custar mais, mas também podem proporcionar uma experiência de navegação melhor e mais confiável. Se estiver a detectar velocidades consistentemente lentas que estão a inibir a sua utilização da Internet, a atualização para um plano mais rápido pode melhorar o problema.
  • Hora do dia. A velocidade da Internet tende a cair durante os horários em que muitas pessoas estão a utilizar a Internet de uma só vez. Este é um problema comum durante o dia de trabalho. verá que as velocidades tendem a voltar ao normal durante os horários em que o utilização da Internet é menos comum, como tarde da noite ou muito cedo pela manhã.
  • Websites com tráfego intenso. A quantidade de tráfego que um site recebe pode afetar a velocidade da Internet que experimenta enquanto navega nesse site. Sites com tráfego intenso podem se tornar lentos e lentos, e quando são inundados de tráfego, os sites também podem falhar. Infelizmente, não há muito que possa fazer sobre esse problema, exceto para ser paciente e revisitar o site mais tarde.
  • Seu dispositivo. pode ter uma ligação rápida com a Internet, mas se seu dispositivo, como um computador, smartphone ou tablet, tiver um vírus ou for um modelo mais básico com velocidades de processamento menores, isso também resultará em velocidades de navegação lenta na Internet . Atualizar seu computador ou experimentar outro computador em sua rede doméstica pode ajudá-lo a determinar se essa é a causa de sua lentidão na Internet.

Problemas que acontecem quando a velocidade da Internet está muito lenta


Velocidades lentas da Internet podem causar problemas com a sua navegação. Esses problemas podem variar de problemas que serão simplesmente agravantes, mas se a velocidade da Internet for realmente muito lenta, sua Internet pode funcionar mal.

pode perceber alguns desses problemas por causa da baixa velocidade da Internet:

  • Websites a atingir o tempo limite e não estão a carregar corretamente
  • Incapacidade de transmitir vídeos ou usar o Skype ou o Netflix. Os vídeos também podem ser armazenados temporariamente por longos períodos e aparecem em pixels
  • Sites maiores (geralmente aqueles que apresentam muitas imagens maiores) são carregados lentamente
  • A resposta da página é atrasada quando comparada à sua digitação ou ao mover o rato

Se perceber esses problemas, pode ter quase certeza de que a velocidade da sua Internet está muito lenta para suportar seus hábitos de navegação.

PASSO 5: Resolução de problemas de ligação com a Internet

Quando a sua Internet acabar, não poderá se ligar a um site em particular, ou a Internet simplesmente não estará a carregar bem, precisará solucionar o problema para chegar à raiz do problema. Como existem várias partes funcionais que criam sua ligação com a Internet, e como existem outros fatores, como a velocidade da Internet e a funcionalidade do site que podem desempenhar um papel, realmente precisa passar por várias etapas para descartar possíveis problemas.

Aqui está um guia passo-a-passo para solucionar problemas de sua Internet lenta ou não funcional.

Solução de problemas na sua conexão com a Internet

Sinais de que pode ter um problema de ligação com a Internet


provavelmente notará primeiro um problema com sua Internet quando não conseguir se ligar a um site ou aceder seu e-mail. Talvez o site demore um tempo incomum para carregar ou recebe uma mensagem de que o site não pode ser acedido.

Antes de começar a solucionar sua ligação com a Internet, reserve um minuto para garantir que o site não esteja desativado. Websites podem e travam, portanto, comece por verificar novamente a URL que está a digitar e, em seguida, visite vários outros sites para verificar se está com o mesmo problema.

Também pode ir a downforeveryoneorjustme.com. Este site permite que insira o URL de um site e verifique se ele está inativo ou se está com problemas de ligação.

Se outros sites não estiverem a ser carregados ou se receber uma mensagem a informar que não há ligação com a Internet disponível ou se o site não pode ser acedido, é provável que tenha um problema de ligação com a Internet.

Veja como resolver.

  1. Verifique a ligação entre seu computador e seu router
    Para começar, precisa ter certeza de que sua Internet está ligada corretamente ao computador. Como está a tentar ligar-se via Ethernet ou via WiFi? Se estiver utilizando um cabo Ethernet, verifique se o cabo está bem ligado ao dispositivo e ao modem. Se estiver a utilizar o Wi-Fi, aceda as configurações do dispositivo e visualize suas ligações de rede. Em seguida, procure uma indicação de que seu computador está ligado a uma rede e que a rede está disponível. pode ver uma mensagem de erro “Nenhuma Internet disponível”, que indica que há um problema com a própria rede ou com a maneira como o computador está a tentar ligar-se à rede. Desligar o computador da rede e, em seguida, volte a liga-lo, às vezes, pode resolver esse problema. Se ainda não conseguir se ligar à rede, precisará verificar o endereço IP do seu computador ou dispositivo. Na verdade, tem dois endereços IP: um que identifica seu dispositivo com seu modem ou router e um segundo que identifica seu modem na Internet. Quando falamos em identificar seu endereço IP, estamos a referir-nos ao IP local que identifica seu dispositivo para seu modem ou router. Pergunte-se: “Qual é o meu IP?” Tudo bem – é muito simples olhar para cima. Para verificar o endereço IP local do seu dispositivo, vá para as configurações. Em seguida, escolha “Rede ou Wi-Fi” e, em seguida, selecione “Mais informações”, onde verá o seu endereço IP se tiver sido atribuído com sucesso pelo modem ou router. Verifique para certificar-se de que seu endereço IP é válido. O endereço deve ser lido como uma série de números separados por pontos, como 192.168.1.104 ou 10.0.1.8. Se o seu endereço for 0.0.0.0, isso indica um endereço inválido. precisará renovar ou reconfigurar seu endereço IP para se ligar à Internet. Apenas como faz este processo dependerá do seu tipo de rede de Internet.
  2. Verifique se o seu router está ligado à Internet
    Se o seu router não estiver a ligar-se ao seu modem ou à sua Internet, o computador também não poderá se ligar. Comece por verificar todos os fios do router para certificar-se de que estejam ligados ao router e ao modem (se o router e o modem estiverem separados). Em seguida, dê uma olhada nas luzes do seu router e modem. Uma luz vermelha ou amarela, ou uma luz totalmente apagada, pode indicar qual é o problema. Agora, desligue o modem e ligue-o novamente. Isso ajuda a reinicializar o sistema e, às vezes, pode resolver problemas de ligação. Se ainda não conseguir ligar-se, desligue o router e volte a liga-lo novamente. Se tiver outro router à mão, tente trocá-lo para determinar se o router antigo é o problema. Ainda não consegue se ligar? Tente ligar seu portátil diretamente ao seu modem utilizando um cabo Ethernet. também pode tentar ligar outros dispositivos, como um tablet ou telefone, sem fio. Se conseguir ligar outros dispositivos, mas não conseguir ligar o computador, isso pode indicar um problema com o cartão sem fio do seu computador ou com as configurações do seu computador. No entanto, se só puder ligar o seu computador utilizando o cabo Ethernet, isso sugere que há um problema com o sinal WiFi criado pelo seu router. Se ainda não conseguir ligar seu computador ou qualquer dispositivo utilizando os métodos acima, é possível que o problema seja uma interrupção com seu ISP. Ligue para o seu ISP e explique o problema. Eles devem ser capazes de dizer se existe uma interrupção atual em sua área. Isso pode indicar um problema com a placa sem fio do seu computador ou com as configurações do seu computador. No entanto, se só puder ligar seu computador utilizando o cabo Ethernet, isso sugere que há um problema com o sinal WiFi criado pelo seu router. Se ainda não conseguir ligar seu computador ou qualquer dispositivo utilizando os métodos acima, é possível que o problema seja uma interrupção com seu ISP. Ligue para o seu ISP e explique o problema. Eles devem ser capazes de dizer se existe uma interrupção atual em sua área. Isso pode indicar um problema com a placa sem fio do seu computador ou com as configurações do seu computador. No entanto, se só puder ligar o seu computador utilizando o cabo Ethernet, isso sugere que há um problema com o sinal WiFi criado pelo seu router. Se ainda não conseguir ligar seu computador ou qualquer dispositivo utilizando os métodos acima, é possível que o problema seja uma interrupção com seu ISP. Ligue para o seu ISP e explique o problema. Eles devem ser capazes de dizer se existe uma interrupção atual em sua área. então é possível que o problema seja uma interrupção com o seu ISP. Ligue para o seu ISP e explique o problema. Eles devem ser capazes de dizer se existe uma interrupção atual em sua área. então é possível que o problema seja uma interrupção com o seu ISP. Ligue para o seu ISP e explique o problema. Eles devem ser capazes de dizer se existe uma interrupção atual em sua área.
  3. Uma nota sobre a Internet via satélite
    Se a sua Internet é fornecida através de uma ligação via satélite, sua solução de problemas na Internet pode ser um pouco mais complicada. Os satélites podem ser afetados pela chuva, pela neve e até mesmo pela densa cobertura de nuvens. Se a Internet cair durante o mau tempo, é provável que as condições climáticas sejam as culpadas. também pode verificar se há obstruções no seu prato e retirar toda a neve acumulada. Por mais frustrante que seja, realmente precisará esperar até que o tempo melhore antes de efetivamente solucionar problemas da sua Internet via satélite. pode achar que a Internet simplesmente retorna assim que o tempo melhorar. Seu ISP também poderá fornecer algumas informações sobre interrupções em sua área se ligar.

Como acelerar uma ligação lenta à Internet


Se está a lidar com uma ligação de Internet lenta, essas dicas podem ajudá-lo a diagnosticar o que pode estar a causar isso e determinar como pode acelerar a Internet lenta.

  • Realize vários testes de velocidade de Internet ao longo do dia. O Speedcheck regista automaticamente os resultados de cada teste, para que possa revisar facilmente todos os resultados no futuro. Esses testes de velocidade da Internet podem ajudá-lo a monitorar e entender as velocidades reais com as quais está a lidar. Se as velocidades forem muito lentas, a atualização do seu plano de serviços da Internet ou a compra de um novo router pode ajudar.
  • Avalie seu router. Às vezes, um router lento ou com defeito pode causar lentidão na velocidade da Internet e problemas de ligação. Certifique-se de que seu router não seja antigo ou desatualizado e que ofereça as velocidades de que precisa. Tente substituir em outro router, se tiver um, para ver se ele faz diferença e acelera sua Internet.
  • Reduza o número de pessoas na sua rede. Se tiver várias pessoas e vários dispositivos que acedem à Internet por meio de sua rede doméstica, esse consumo na Internet pode diminuir a velocidade. Quando utilizados ​​simultaneamente, telefones, tablets e computadores exigem velocidades maiores do que poderia precisar se estivesse utilizando apenas o computador. Tente reduzir o número de dispositivos em utilização de uma só vez e veja se isso faz diferença. Em caso afirmativo, talvez seja necessário atualizar seu plano de Internet para oferecer melhor suporte a todos os dispositivos.
  • Tente usar a Internet em momentos diferentes. Lembre-se, durante os tempos de utilização da Internet, a velocidade da Internet pode diminuir. Tente usar sua Internet em horários diferentes, quando menos pessoas estiverem on-line, como à noite ou no início da manhã.
  • Programe downloads estrategicamente. Se precisar fazer o download de um programa grande, programe o download para que ele ocorra no início da manhã durante as horas de inatividade. Isso economizará seu tempo, mas também permitirá que aproveite o tempo em que as velocidades da Internet tendem a estar no seu mais rápido.

PASSO 6: O que fazer se nada ajuda

Às vezes, apesar de tentar todas as etapas acima, não poderá resolver sua Internet sozinho. Aqui estão algumas orientações para as próximas etapas a serem tomadas se o problema não puder ser corrigido.

O que fazer se nothings ajuda

Questões do ISP


Se o problema for do seu provedor de serviços de Internet, as etapas de solução de problemas não funcionarão porque não há Internet disponível para o seu computador usar.

Se suspeitar que seu ISP é a fonte do problema, será necessário entrar em contato diretamente com a empresa. Geralmente, ir a um escritório local em pessoa leva a resultados mais rápidos (e às vezes melhores) do que chamar seu atendimento ao cliente ou departamento de suporte técnico. Claro, isso é apenas uma opção se tiver um escritório local e se tiver tempo para fazer uma viagem ao escritório.

Se acabar por ligar ao seu provedor ou ir pessoalmente à loja, faça-se acompanhar sempre do número do seu caso. Irá precisar dessa informação se tiver que fazer um acompanhamento sobre o problema e isso pode ajudar a poupar tempo durante futuras consultas.

Se a sua Internet estiver inativa por vários dias, a maioria das empresas lhe dará crédito pelo tempo de inatividade, mas pode ter que pedir por ela. Acompanhe os dias em que está sem serviço e, em seguida, entre em contato com seu ISP para solicitar crédito pelos dias.

Problemas de router


Suspeito que o problema esteja no seu router? Muitos routeres têm garantias que podem cobrir sua substituição. Se estiver a trabalhar com um novo router, entre em contato com o fabricante para obter ajuda, não a loja onde comprou o router. Pode ser necessário substituir o router completamente, embora um fabricante também possa oferecer a reparação de um router se estiver na garantia.

Quando compra um router, sempre salve seu recibo no caso de precisar buscar ajuda enquanto estiver na garantia.

Questões Misteriosas


Ainda não consegue descobrir o que há de errado com sua Internet, por que as velocidades são lentas ou por que não consegue uma ligação? Infelizmente, há muitos pequenos problemas que podem ser difíceis de solucionar, incluindo:

  • Configurações incorretas no seu computador
  • Uma rede que não foi configurada corretamente
  • Mau funcionamento de placas wireless
  • Um router ou modem com defeito
  • E mais

Se está a sentir-se frustrado e não sabe o que fazer a seguir, contratar uma empresa de TI ou um especialista pode ajudar. Um especialista em TI pode aceder sua casa e solucionar seus problemas de ligação. Eles também podem avaliar seu equipamento, fazer modificações, configurá-lo corretamente e fazer sugestões para que obtenha o melhor e mais confiável desempenho em sua rede doméstica. (O mesmo vale para empresas, se estiver a solucionar problemas com a Internet da sua empresa).

Quando se trata de encontrar suporte de TI, comece por visitar a sua loja de reparação de computadores local. A loja pode até oferecer esses serviços de suporte técnico, mas, mesmo que não o façam, eles certamente conhecerão os provedores locais. Ainda precisa de ideias? Em seguida, vá para o diretório de empresas local ou o Google para obter ajuda. As empresas menores tendem a ser mais acessíveis e têm maior probabilidade de fazer visitas domiciliares do que as grandes empresas de TI.

Espero que estas dicas de solução de problemas possam ajudá-lo a acelerar sua Internet lenta, para que volte a navegar rapidamente.

Boa sorte!

 

Adicione esta página aos seus favoritos

post_title
post_excerpt
Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato