Como testar uma fonte de alimentação

Muitas vezes deparamonos com o facto de o computador não funcionar e o procedimento mais imediato é testar se o defeito está na fonte de alimentação.

Normalmente, basta trocar por uma fonte que esteja em boas condições e se o computador funcionar então é a fonte de alimentação que tinha defeito, mas se o problema está na motherboard como saber se a fonte também está danificada?

Alguns técnicos colocariam-na noutro computador e testariam se funciona, bom este último não é o procedimento indicado, pois e se a fonte está com as saídas dos plugues para a placa mãe com tensões erradas e ela esteja acima do padrão correto isso pode danificar a sua placa de teste e assim é prejuízo certo e isto é uma situação que desejamos evitar.

Para testar corretamente a fonte é necessário um multímetro de preferência que seja digital e analisar todas as saídas nos pinos no conector de alimentação da placa-mãe, o multímetro deverá estar posicionado na posição para testar a tensão contínua (V DC), na escala de 20 V.

Você pode estar se perguntando como ligar a fonte de alimentação sem o contato físico com a placa-mãe no caso da fonte ser um modelo AT basta conectar ela a um plugue de liga-desliga para o mesmo pressiona-lo e efetuar os testes, mas se for ATX onde é a placa-mãe que controla o status da fonte?

Neste caso terá que efetuar a conexão direta entre pino 14, geralmente ele é verde, ao fio de cor preta que quase sempre está ao lado dele. Fazendo isso é suficiente para ligar a fonte para que a mesma forneça corrente nos plugues que se originam nela.


Às vezes a fonte está queimada e se com este procedimento ela não ligar então ela está realmente avariada e nem adianta consertar, pois o mesmo sai pelo preço de uma nova e a confiança de uma fonte nova é muito superior de uma fonte que já foi consertada, mas se vier funcionar aí entra o papel e a importância do teste.

Para testar a fonte de alimentação é necessário o uso de multi metro de preferência digital e o procedimento como já foi dito acima. Representado graficamente nesta imagem:

Para verificar a tensão coloque o cabo preto do multi-teste em qualquer terminal do plugue onde o fio também seja preto (na maioria das fontes o fio preto é o terra). O fio vermelho do teste ficará em outro terminal onde a tensão será testada, semelhante como mostrado nesta imagem.

Em alguns raros casos a fonte mesmo assim apresenta tensões corretas quando testadas com um o multi-teste, mas se o computador desliga abruptamente ou reinicia apresentando essas anomalias no momento do uso de algum hardware que consome mais energia isso acontece em geral por que os capacitores eletroliticos estão estourados ou em ainda em vazamento com isto a fonte não tem autonomia suficiente para suprir as necessidades dos componentes que ela alimenta.

Na imagem que se segue é a referência básica para o conector da fonte de alimentação para a placa-mãe ATX, observe que a referência é válida quando a presilha do conector está para o seu lado direito.

Este quadro resume as tensões das saídas:

Tensão Nominal Fio Tensão mínima Tensão máxima
+5 V Vermelho 4,75 V 5,25 V
-5 V Branco -4,75 V -5,25 V
+12 V Amarelo 11,4 V 12,6 V
-12 V Azul -11,4 V -12,6 V
+3,3 V (*) Laranja 3,135 V 3,465 V

(*) Essa saída só existe em fontes ATX.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.