Como saber se a televisão é compatível com o TDT

A televisão digital terrestre TDT é uma tecnologia compatível com alguns equipamentos de TV e funciona para a transmissão de televisão por ondas de rádio. Esse sinal de televisão chega depois aos televisores nas residências dos consumidores num formato digital.

O DTTV é um grande avanço tecnológico em relação à televisão analógica anterior. Veio substituir completamente o sinal analógico, que já existia desde meados do século XX.

As transmissões de teste começaram em 1998 com a mudança para a DTTV (também conhecida como Analog Switchoff (ASO) ou Digital Switchover (DSO)).

televisão compatível tdt

Esta tecnologia acabou por ser implementada definitivamente a partir de 2006 e está agora a ser utilizada em muitos países.

As vantagens da televisão digital terrestre são semelhantes ás que se conseguem com as plataformas de televisão digital como TV por cabo, satélite e telecomunicações.

A utilização mais eficiente da largura de banda do novo espectro de rádio, proporciona mais canais de televisão do que a tecnologia analógica.

Além disso as imagens têm melhor qualidade e os custos operacionais potencialmente mais baixos para os broadcasters (após os custos iniciais de atualização).

Muitos países além de Portugal , também já adotaram diferentes padrões de transmissão digital.

 

Como sei se a minha televisão tem TDT?

A TDT já vem integrada nos televisores novos.

Alguns televisores LCD até já possunum receptor para receber a TDT HD.

Assim, poderá beneficiar de uma imagem e de um som de alta qualidade!

Se está numa zona com cobertura TDT (verifique se a sua zona aqui), é necessário ter uma antena de recepção UHF exterior (ou interior caso tenha cobertura indoor) e respectiva cablagem até às televisões em que pretende visualizar os canais.

Necessitará ainda de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, para cada televisão que não esteja preparada com esta tecnologia.

Caso seja utilizador de um serviço de televisão por subscrição e todos os seus televisores estão ligados a este serviço, não será necessário proceder a qualquer alteração, já que a TDT não tem qualquer impacto nestes serviços.

O serviço de visualização dos canais nacionais em sinal aberto, através da TDT, continua a ser gratuito.

Se já utiliza a recepção analógica terrestre com 4 canais (5 nas Regiões Autónomas), o custo de mudança para a televisão digital corresponde ao valor do descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um televisor que permita a recepção directa do sinal digital.

Estes equipamentos estão disponíveis nos pontos de venda habituais de equipamentos electrónicos.

Deverá apenas garantir que o descodificador que adquirir é compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264 ou, caso pretenda adquirir uma TV já preparada para a TDT, que esta cumpre esta norma.

 

Quais são as características ou especificações técnicas dos equipamentos necessários para receber a TDT?

As emissões de TDT em Portugal utilizam a tecnologia DVB-T e a compressão de vídeo MPEG-4/H.264.

Assim, para receber as emissões de TDT deverá confirmar se as especificações técnicas do(s) seu(s) equipamento(s) respeitam, no mínimo, duas condições:

  • compatibilidade com a norma DVB-T;
  • descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264.

Tenho de ter um descodificador para ver TDT?

Se tiver um televisor simples (analógico) ou um televisor digital integrado que descodifique apenas vídeo em formato MPEG2, precisa de ter um descodificador externo (set-top box).

Quando procurar um descodificador tenha em atenção que este deve respeitar as seguintes características:

  • ser compatível com a tecnologia DVB-T;
  • ser compatível com a norma MPEG4/H.264;
  • ter capacidade de descodificação em HD (alta definição), caso, no futuro,  queira ver televisão em HD.

Nas zonas de cobertura por meios alternativos à TDT (via satélite – zonas de receção DTH), informe-se junto da MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, nomeadamente através do número grátis 800 200 838 ou do Portal TDT Link externo., dado que os equipamentos necessários são diferentes dos utilizados na receção terrestre da TDT, anteriormente indicados.

tdt televisão compatível box

Que tipo de descodificadores TDT existem?

  • Descodificador básico (Zapper Box) – só permite ao utilizador aceder ao serviço de TDT, sem qualquer função adicional. Estes descodificadores podem ser de dois tipos:
    Zapper Box SD – só proporciona acesso a serviços em definição normal e não em alta definição, mesmo que o televisor o permita;
    – Zapper Box HD – proporciona acesso a serviços em definição normal e em alta definição. No entanto, para obter alta definição deve ainda ter uma interface HDMI para ligar ao televisor e, naturalmente, um televisor HD.

 

  • Descodificador interativo – tem as funcionalidades de um descodificador básico e ainda acede a aplicações interativas.

 

  • Descodificador PVR (Personal Video Recorder) – trata-se de um descodificador que permite a gravação de programas e que pode ser de dois tipos:
    – com recurso a um disco rígido integrado;
    – ou através de uma ligação a um interface de um suporte de externo.

A minha televisão não tem TDT o que devo fazer?

  • Se pretende utilizar o seu atual televisor e tiver uma entrada SCART ou HDMI, deverá adquirir um descodificador externo, habitualmente uma set-top box, para ligar entre a tomada da antena e o televisor; o descodificador e o seu televisor devem no seu conjunto satisfazer as duas condições acima referidas;
  • Se pretende comprar um novo televisor e não ter de instalar um descodificador externo, deverá adquirir um televisor digital integrado com capacidade de receção de DVB-T e descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264;
  • Se for assinante de um serviço de televisão por subscrição ou receber televisão sem ser através de uma antena terrestre exterior, não tem necessariamente de aderir à TDT.

Antes de adquirir qualquer equipamento certifique-se de que dispõe de acesso direto à TDT na sua residência. Se não estiver disponível ou tiver limitações, pode ser necessário outro tipo de equipamento diferente do usado para a receção da TDT (por exemplo, uma antena parabólica e um descodificador específico). Informe-se junto da MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, através do Portal TDT Link externo, ou do número gratuito 800 200 838.

Fonte: Anacom

 

Conclusões:

Se tiver uma televisão analógica em casa ou uma televisão que só descodifique vídeo em formato MPEG2, então precisa de ter um descodificador para ver TDT. Mas como posso saber se a minha televisão é compatível?

Muito simples, se comprou a sua TV antes de 2009, é provável que não tenha de comprar o descodificador TDT em separado. No entanto, verifique se a sua televisão tem o logótipo HDTV ou HDTV1080p (que pode ver no manual do equipamento): esta dado diz-lhe que está preparada para emissões digitais.

 

Continua com duvidas sobre o TDT ?

Consulte este Guia

Ou aconselhe-se com um vendedor de equipamentos TDT da sua região.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

notícias email

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

serviços informaticos ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.