Como saber se descobriram a nossa Password

Um ataque em massa ocorrido em 2012 gerou alguns frutos nas últimas semanas: ficheiros com as passwords de utilizadores do Dropbox, Last.fm, LinkedIn e até Brazzers apareceram na internet. O problema é grande especialmente para quem tem o hábito de reaproveitar as mesmas senhas em múltiplos serviços e por isso acaba por colocar várias contas em risco. Mas há uma forma de descobrir se as suas passwords foram descobertas.gone-phishing

Uma das ferramentas mais conhecidas para verificar isso é o Have I Been Pwned: capturam as informações descobertas incluem-nas numa base de dados, que já possui 134 serviços e 1,4 bilião de contas registadas.

Basta fazer uma pesquisa pelo endereço de e-mail ou nome de utilizador que costuma usar nos serviços e o site mostrará uma lista dos dados que existem na internet com a sua informação.
Outra boa fonte é o LeakedSource, que permite fazer pesquisar mais específicas: além do nome de utilizador ou endereço de e-mail, pode procurar pelo número de IP, nome completo ou até número de telefone.

No blog/”>blog do LeakedSource são publicadas estatísticas sobre os dados pessoais que surgem na Internet e frequentemente há centenas de milhares de e-mails registados pelo site.

password-manager

A julgar pelos acontecimentos recentes, é bem mais provável que os seus dados já estejam na internet. E a experiência mostra que não dá para confiar nas empresas que guardam os nossos dados, já que várias utilizam algoritmos de hash fracos (caso do Last.fm, que mantinha tudo em MD5 e teve 96% das senhas descobertas em duas horas) ou, pior, guardam as combinações em texto puro na base de dados.

Estamos no meio de uma onda de insegurança e talvez seja uma boa ideia gastar uns 30 minutos alterando as suas passwords ou pelo menos as mais importantes.

Quais os serviços em que já descobriram a sua Password?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.