A televisão digital terrestre ( TDT ou TDT ) é uma tecnologia para transmissão de televisão em que as estações de televisão transmitem conteúdo por ondas de rádio. Esse sinal de televisão chega depois aos televisores nas residências dos consumidores num formato digital.
O DTTV é um grande avanço tecnológico em relação à televisão analógica anterior. Veio substituir completamente o sinal analógico, que já existia desde meados do século XX.
As transmissões de teste começaram em 1998 com a mudança para a DTTV (também conhecida como Analog Switchoff (ASO) ou Digital Switchover (DSO)).
Esta tecnologia acabou por ser implementada definitivamente a partir de 2006 e está agora a ser utilizada em muitos países.
As vantagens da televisão digital terrestre são semelhantes ás que se conseguem com as plataformas de televisão digital como TV por cabo, satélite e telecomunicações.
A utilização mais eficiente da largura de banda do novo espectro de rádio, proporciona mais canais de televisão do que a tecnologia analógica.
Além disso as imagens têm melhor qualidade e os custos operacionais potencialmente mais baixos para os broadcasters (após os custos iniciais de atualização).
Muitos países além de Portugal , também já adotaram diferentes padrões de transmissão digital.
Como sei se a minha televisão tem TDT
A TDT já vem integrada nos televisores novos.
Alguns televisores LCD até já possunum receptor para receber a TDT HD.
Assim, poderá beneficiar de uma imagem e de um som de alta qualidade!
Se está numa zona com cobertura TDT (verifique se a sua zona aqui), é necessário ter uma antena de recepção UHF exterior (ou interior caso tenha cobertura indoor) e respectiva cablagem até às televisões em que pretende visualizar os canais.
Necessitará ainda de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, para cada televisão que não esteja preparada com esta tecnologia.
Caso seja utilizador de um serviço de televisão por subscrição e todos os seus televisores estão ligados a este serviço, não será necessário proceder a qualquer alteração, já que a TDT não tem qualquer impacto nestes serviços.
O serviço de visualização dos canais nacionais em sinal aberto, através da TDT, continua a ser gratuito.
Se já utiliza a recepção analógica terrestre com 4 canais (5 nas Regiões Autónomas), o custo de mudança para a televisão digital corresponde ao valor do descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um televisor que permita a recepção directa do sinal digital.
Estes equipamentos estão disponíveis nos pontos de venda habituais de equipamentos electrónicos.
Deverá apenas garantir que o descodificador que adquirir é compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264 ou, caso pretenda adquirir uma TV já preparada para a TDT, que esta cumpre esta norma.
Continua com duvidas sobre o TDT ?
Aconselhe-se com um vendedor de equipamentos TDT da sua região.
post_title
post_excerpt
5