Como saber a localização de alguém pela foto

Tem uma fotografia mas não faz ideia de onde foi tirada e precisa de conhecer a sua localização? Sim, existe uma forma de conseguir descobrir onde a fotografia foi tirada.

Existem várias formas de descobrir a origem de uma fotografia. Quer seja através dos metadados EXIF, da pesquisa inversa e da busca por através de pistas. Também pode descobrir a origem de uma fotografia pedindo ajuda online a alguém que conheça o contexto onde essas imagem foi obtida.

Porém, não há garantia de que vai conseguir descobrir, com 100% de certeza, o local exato a fotografia foi realmente tirada. No entanto, há muitas coisas que pode tentar saber sobre essa fotografia.

Foto de Pixabay no Pexels

 

Vantagens da localização das fotografias

Na era das notícias falsas, é mais importante do que nunca verificar as informações que recebemos. No entanto, as aplicações de edição de imagem são cada vez mais sofosticadas e podem tornar isso muito mais complicado.

Aliás, por vezes uma falsificação não está na própria fotografia, mas sim no contexto em que ela foi utilizada.O que acontece muitas vezes é que os artigos de notícias são ilustrados com fotografias genuínas mas que são utilizadas fora de contexto. Ou seja, a fotografia é real mas não corresponde à história.

Por isso, é importante por vezes conseguir confirmar se uma fotografia realmente foi tirada no local de origem de um determinado artigo. As ferramentas gratuitas de verificação e mapeamento de imagens tornam possível localizar (quase) qualquer lugar da Terra.

De facto, é uma tecnologia que pode ser muito útil para algumas pessoas. Por exemplo, na investigação de crimes ou até mesmo para os fotógrafos que precisam de criar catálogos para conseguirem sistematizar o seu trabalho.

 

Como descobrir a localização de uma fotografia

Assim, mostramos a seguir alguns métodos que pode utilizar para conseguir descobrir e confirmar a origem real de uma qualquer fotografia. São técnicas que deve apenas utilizar para fins legítimos, nunca para comprometer a privacidade de alguém. Lembramos que a violação dos dados pessoais é um crime previsto na lei com consequência para quem o pratica.

 

Procurar em sites online

Existem muitas ferramentas tanto online como offline para conseguir descobrir a localização de alguém pela fotografia. Deixamos a seguir apenas algumas que nos pareceram mais eficazes e fáceis de utilizar.

 

PHOTO LOCATION

Localização fotografia mapa gps

O Photo Location é um site simples que ajuda a encontrar a localização da fotografia rapidamente. Basta arrastar e soltar a imagem para o botão upload. Se os dados EXIF ​​tiverem na fotografia, irá conseguir descobrir os dados relativos à latitude e longitude juntamente com a morada da rua.

Por baixo dos resultados da localização aparece o endereço da localização com um link para um mapa do Google. Além disso também pode adicionar por cima da imagem os dados sobre o local para depois a poder partilhar como os seus amigos ou familiares.

De facto, é uma coisa útil, porque na próxima vez que abrir essa imagem, já não vai precisar de utilizar outra vez esta ferramenta para descobrir onde foi tirada. O local estará impresso na própria fotografia.

Mas se achar que os dados do local não são totalmente precisos, é possível editar os mesmos antes de descarregar ou partilhar a fotografia.

 

METAPICZ

Localização fotografia mapa gps

Apesar da ferramenta anterior apenas conseguir encontrar a informação relacionada com a localização da fotografia, ainda podemos obter mais dados EXIF. Aliás são dados que certamente o vão surpreender. Esta ferramenta Metapicz pode extrair todos os dados que a fotografia tem guardada.

Por baixo das colunas da câmara e do local, irá encontrar as colunas EXIF ​​e XMP, nas quais apareceram mais dados do que aqueles que conseguirá entender isto se não for um fotógrafo profissional.

São dados como por exemplo o software com que a imagem foi editada, se o flash da câmara foi definido como automático, ISO, abertura, lente, distância focal e muito mais. Além disso pode descobrir que estava a 20m acima do nível do mar!

 

PIC2MAP

Localização fotografia mapa gps

Mais um site para conseguir encontrar os dados de localização de EXIF ​​de qualquer fotografia. O Pic2Map funciona da mesma forma que outros sites que vimos anteriormente. Pode arrastar e soltar a imagem ou selecionar o local do ficheiro para fazer o upload da imagem. Depois disso, o site mostrará a localização e o endereço da fotografia, além de um mapa interativo.

Tal como o Metapicz, o Pic2Map também irá recolher os dados adicionais da fotografia, como marca e modelo do dispositivo, velocidade ISO, distância focal, velocidade do obturador, informações de GPS e assim por diante. Mas para isso terá que rolar a página do site um pouco mais para abaixo para encontrar todas essas informações úteis.

O Pic2Map está um passo à frente das outras ferramentas porque também mostra várias outras imagens próximas do mesmo local da sua fotografia. Ou seja vai encontrar imagens de cidades que estão próximas num raio de 600 km. Todas as fotografias relacionadas que tenho encontrado são de natureza artística, como se quem criou o site nos quisesse refrescar a memória.

 

WHERE IS THE PICTURE

Localização fotografia mapa gps

A maioria dos sites que indicamos para pesquisar a localização das fotografias têm um layout básico no que diz respeito ao design, exceto talvez o Pic2Map. O “Where is the Picture” por outro lado tem uma interface para o utilizador bonita, com muitas fotografias no fundo que vão mudando num carrossel.

Depois de escolher a sua imagem no sítio do upload, o site irá fazer o seu trabalho de pesquisa. Infelizmente não tem a opção de arrastar e soltar. Estranho, se tivermos em conta o cuidado que os criadores tiveram com o design da página principal.

Se precisar dos detalhes adicionais do banco de dados EXIF, basta clicar no botão azul que diz “Ler informações da imagem” na parte superior do mapa que lhe irá aparecer. Ao fazer isso irá aparecer-lhe um pop-up com todas as informações como GPS, IFD0, detalhes do ficheiro e dados EXIF, como velocidade, exposição etc.

 

GEOIMGR

Localização fotografia mapa gps

O GeoImgr é uma ferramenta Web simples para identificação geográfica de fotografias. Consegue descobrir nas fotografias as informações de localização geográfica salvas no cabeçalho EXIF ​​do ficheiro de imagem. Ou seja, é uma ferramenta que facilmente identifica as fotografias com novas coordenadas.

Esta ferramenta online tem uma versão gratuita e uma versão paga. A principal diferença é que na versão gratuita apenas consegue descobrir a localização de 5 fotografias por dia. Além disso na versão paga consegue fazer a identificação geográfica manual. Ou seja consegue definir o marcador no mapa manualmente.

Com esta ferramenta também é possível pesquisar no no Google Places e encontrar lugares por nome, endereço e prédio, incluindo o número da suíte. Pode carregar várias fotografias simultaneamente e assim Identificar geograficamente várias fotografias com as mesmas coordenadas.

Infelizmente são funcionalidades que só estão presentes na versão paga.

 

Procurar pelos dados EXIF

Os dados EXIF ​​são uma forma de metadados que podem ser encontrados em algumas imagens JPEG e TIFF. Se a câmara fotográfica ou o telemóvel que tirou a fotografia tiver um módulo de GPS, então é provável que marque a imagem com as coordenadas GPS de onde a fotografia foi tirada com dados EXIF.

Depois de conseguir obter esses dados EXIF que têm as coordenadas, tudo o que precisa de fazer é colocá-las no Google Maps. Assim, vais conseguir descobrir onde o fotógrafo estava quando a fotografia foi tirada.

Pareceu-lhe uma coisa muito fácil de fazer? Acredite que é… De facto, muitas vezes difícil é conseguir encontrar uma imagem que tenha os dados EXIF. Isto, apesar dos telemóveis serem a fonte mais comum de fotografias e todos terem sensores GPS. Deve-se sobretudo ao facto de os serviços mais populares como o Facebook e o Twitter retirarem automaticamente os dados EXIF ​​das fotografias que tiramos. Serve basicamente para tentarem evitar as violações da privacidade. Portanto, se a sua fotografia que está a tentar descobrir a localização foi retirada de um desses serviços não vai conseguir obter a localização por mais que tente.

Para conseguir descobrir se a fotografia tem ou não os dados EXIF pode tentar utilizar este sistema visualizador EXIF ​​online .

 

 

 

Utilizar o Google Map e o Street View

Embora seja fácil encontrar as coordenadas GPS, é necessário ligá-las ao sistema de mapas para encontrar a localização exata. A boa notícia é que o Google Maps realmente suporta coordenadas GPS brutas.

O Google tem excelentes instruções sobre como fazê-lo, em qual formato ele deve estar e como o método varia de uma plataforma para outra. Lembre-se de que as coordenadas do GPS não são precisas, pelo menos não nos sistemas civis. Por isso, pode haver um erro de alguns metros.

Portanto, se possível, ative o Street View para o local em questão e, em seguida, olhe em volta para ver se consegue encontrar o mesmo local em que a fotografia foi tirada. Obviamente, se o local estiver dentro de casa ou em algum lugar que a equipa do Street View não possa alcançar, isso não ajudará muito.

 

Procura reversa de Imagens

Existem vários serviços de procura reversa de imagens na Internet. São serviços que utilizam várias maneiras sofisticadas de descobrir onde a imagem original pode ser encontrada. Mas lembre-se que isso não quer dizer que o local que descobriu foi exatamente o sítio onde a fotografia foi tirada. Mas, se tiver alguma sorte, irá descobrir mais informações que o podem ajudar sobre a imagem.

Por exemplo, pode encontrar tags, legendas ou informações de contato de quem administra o site onde ela foi publicada pela primeira vez. Essas fontes de dados podem resolver o mistério de onde a fotografia foi tirada. Talvez.

Se estiver à procura de boas ferramentas para descobrir onde uma fotografia foi tirada ou publicada pela primeira vez, sugerimos que utilize o Google ou o TinEye .

localização GPS

Foto de Улака Улака no Pexels

 

Procurar por pistas da Imagem

A pesquisa reversa de imagens nem sempre é um processo cem por cento eficaz, mas isso não significa que não conseguirá descobrir a origem da fotografia. Tente perceber o contexto da fotografia e utilize alguns termos que a possam descrever para a tentar encontrar no Google. basta para isso escolher a opção na secção de resultados ”Imagens”.

Se conseguir ter sorte irá aparecer-lhe a sua imagem original nos resultados, porque hoje em dia quase todas as fotografias por alguma razão vão parar à internet.

Se infelizmente não conseguir à primeira, tente outras palavras-chave de forma a conseguir diferentes iterações. Às vezes, as palavras-chave que os levam a uma imagem podem até estar um pouco fora do contexto onde a fotografia foi tirada.

Ou seja, observe atentamente a imagem em busca de coisas que a vinculam a um horário ou a um local específico. Por exemplo roupas, objetos, acessórios de moda e outros detalhes relevantes da imagem.

Depois pesquise por esses itens individualmente no Google para saber de onde eles vêm ou qualquer outra informação que possa ajudar a identificar a origem da sua fotografia. Aliás, também pode utilizar esse método para descobrir as palavras-chave para fazer as pesquisas.

De facto, essa pequena investigação básica pode restringir o local a um país, região ou cidade específica. Nomes de marcas, por exemplo, podem ser muito específicos para lugares específicos.

 

Peça ajuda à Internet

Se já esgotou os métodos mais fáceis para descobrir onde foi tirada uma fotografia, não se sinta com vergonha em pedir ajuda a outras pessoas. Pode utilizar por exemplo o Twitter, o Facebook, os fóruns ou outros locais online onde as pessoas se reúnem.

Claro, não pode simplesmente gritar a pedir ajuda e esperar que alguém lhe responda logo com aquilo que precisa. Experimente publicar o conteúdo da sua fotografia e os seus legítimos motivos para querer descobrir o local exato onde ela foi tirada. Por exemplo, se já sabe que uma fotografia foi tirada no Japão, mas não sabe exatamente onde, pode publicar uma pergunta num grupo especializado em geografia ou turismo japonês.

Se tem uma fotografia de um evento ou, por exemplo, uma banda, deve publicar uma pergunta num grupo de fãs. Basicamente, peça ajuda sempre as pessoas que mais provavelmente sabem a resposta.

 

Desvantagens da localização das fotografias

Como já vimos as fotografias por vezes têm dados que permitem descobrir a localização de alguém ou de alguma coisa.

Mas como tudo, nunca há bela sem um senão. De facto, a tecnologia traz inovação mas também se pode tornar intrusiva à vida das pessoas.

É muito comum falar-se em redes sociais, em invasão da privacidade e na protecção cada vez mais difícil dos nossos dados pessoais. Mas e se formos nós a dizer exactamente onde estão os nossos filhos, onde estudam, onde brincam? Isso tudo a partir das fotografias que lhes tiramos e, inocentemente, publicamos online.

Utilizamos os telemóveis para tirarmos uma simples e inocente fotografia onde como já vimos são inseridos uma série de dados. Entre esses dados estão as coordenadas da localização onde foi tirada a nossa fotografia e a data e a hora exata desse local.

 

O que é a tecnologia Geotagging

A tecnologia Geotagging consiste num sistema que existe na maioria das telemóveis e em alguma maquinas fotograficas digitais. Basicamente utiliza o módulo GPS para acrescentar a cada fotografia uma identificação geográfica nos metadados.

Essa informação normalmente é composta pelas coordenadas de latitude e longitude. No entanto, pode incluir também a altitude, a distância, a data em que foi tirada a fotografia e até o nome do local representado na imagem.

Vejam o vídeo:

 

Os perigos do Geotagging

Uma pessoa mal intencionada e com conhecimentos sobre o assunto pode navegar pelas redes sociais e recolher essas imagens de forma a conseguir a sua localização. Apesar de ultimamente a maioria das redes sociais já terem retirado esse tipo de informação `^as fotografias que os utilizadores publicam. No entanto, quando se trata do mundo virtual, todo o cuidado é pouco, principalmente com os nossos dados pessoais mais privados.

Por exemplo, a fotografia daquela criança que os pais orgulhosamente mostram em casa a brincar, no jardim a saltar, na escola a representar e na casa dos avós a festejar. Lembre-se que pode estar a publicar com pessoas desconhecidas, por vezes mal intencionadas dados que provavelmente não confiaria a um familiar. Para os criminosos esse tipo de informação como a localização de um menor não passa de um excelente cartaz promocional.

Com as ferramentas que enumeramos no início deste artigo qualquer um de nós pode descobrir na Internet mais do que o autor da fotografia certamente queria partilhar.

 

Como desativar o Geotagging

Por todas as razões que já indicamos, e mais algumas, recomendamos que desative o sistema de Geotagging no seu telemóvel. A forma de o conseguir fazer vai depender sobretudo do sistema operativo do seu telemóvel.

Basicamente para conseguir desativar o sistema de Geotagging no seu telemóvel tem de fazer o seguinte:

No iOS: Definições > Serviço de localização > Desligar a opção Câmara.

No Android: Definições > Localização e segurança

 

Não é alarmante… mas se tivermos em conta que existem milhões de pessoas que não têm controlo no que publicam, muita vezes colocam e implicam outras pessoas nas suas aventuras pelo mundo social digital.

Como em tudo, fica ao cargo e na consciência de cada um de nós… expor ou não expor? Eis a questão!

Proteja-se e desactive a opção de localização…

Conclusões:

Encontrar a origem de uma fotografia e determinar onde foi tirada pode ser rápido e fácil ou um exercício de extrema frustração. Isso significa que, em algum momento da sua investigação, terá que ponderar se realmente vale a pena ou não o esforço que está a despender nessa tarefa.

Se é apenas uma questão de curiosidade casual, dificilmente vale a pena procurar na Internet uma resposta. Se, no entanto, é realmente importante, a dica mais importante que podemos dar é ser paciente. Embora não encontre as respostas hoje, a Web está sempre em fluxo. As informações são adicionadas constantemente. Portanto, mesmo que a fotografia hoje seja obscura ou aparentemente um mistério total, o mais provável é se de vez em quando continuar à procura poderá finalmente conseguir descobrir a sua origem.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Uma resposta

  1. porque no puedo ver mis albunes de fotografia en yahoo 360º y no aparece lo que he registrado en el blog de mi pagina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

notícias email

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

serviços informaticos ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.