Como saber se a nossa informação pessoal do Facebook foi partilhada

Nas últimas semanas, o Facebook e a Cambridge Analytica têm sido o alvo de todas as atenções depois de se ter descoberto que a empresa britânica colecionou informação de 87 milhões de contas em todo o mundo para fins políticos.

No rescaldo deste escândalo, o Facebook disponibilizou desde o início desta semana um sistema de notificações que irá informar os utilizadores se foram, ou não, afetados por essa fuga de informação.

Esta é a nova notificação de verificação lançada pelo Facebook.

Enquanto há relatos de utilizadores que já receberam essa notificação, são muitos os que ainda não tiveram essa informação no seu feed, mas agora há uma maneira fácil de saber.

Através desta ligação, que surge na notificação, é possível saber de imediato se as informações privadas do utilizador foram partilhadas através de uma mensagem que faz referência à aplicação da Cambridge Analytica que foi usada para o efeito, a “This Is Your Digital Life”.

Os utilizadores afetados por este episódio serão notificados para que alterem as suas definições pessoais e das aplicações, mas este é um passo também recomendado para todos os utilizadores da rede social.

O Facebook tem trabalhado no sentido de mudar a plataforma e impedir que futuras aplicações voltem a obter informações pessoais valiosas. Ainda assim, cabe também a cada utilizador ter bastante cuidado nas aplicações que clica e onde faz login com a sua conta pessoal.

Estima-se que o número de ‘vítimas’ da apropriação de dados do Facebook da parte da Cambridge Analytica chegue aos 87 milhões de utilizadores, um número que não só é difícil de ignorar como também deve levar a perguntar-se se se encontra entre eles.

Procurando ‘limpar’ a sua imagem depois deste caso, o Facebook não lhe quer esconder nada e criou uma página que lhe diz se alguém teve acesso aos seus dados por via da This Is Your Digital Life, app que foi criada pela Cambridge Analytica para reunir os dados que precisava.

A página em questão já está disponível, pelo que sugerimos que a visite e fique com a certeza absoluta que ninguém tirou partido deles (tanto quanto possível).

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.