24 Horas

DISPONÍVEIS

Como saber se o Facebook foi pirateado e como proteger?

water droplets on glass panel Photo by on

Há várias formas diferentes para uma pessoa mal intencionada conseguir utilizar uma conta do facebook pirateada. Os registos dos computadores,  chamados de logs,  são gerados automaticamente pelo Facebook. Permitem aos hackers acederem às contas dos utilizadores das quais têm as credenciais de acesso ao Facebook.

Do seu perfil, um também pode recolher muitas dados privados sobre si, que podem ser utilizados para roubar a sua identidade e depois aplicar diversos golpes pela Internet.

 

Como verificar se o Facebook foi pirateado

Por isso, se está desconfiado de que a a sua conta foi pirateada, há uma forma simples que pode utilizar para confirmar isso. Vá à seta no canto superior direito da página do Facebook e clique nela.

No menu, escolha Definições. Irá aparecer um novo menu. Escolha a opção Segurança e Inicio de Sessão e, em seguida, irão aparecer os dispositivos onde tens a sessão iniciada no facebook.

Analise essa lista de todos os dispositivos em que iniciou uma sessão e as suas localizações. Se houver uma sessão iniciada que não reconheça, é provável que tenha sido pirateado. Caso queira desligar uma sessão do Facebook em algum equipamento, clique nos 3 pontinhos do lado direito e depois escolha opção “Não és tu?” ou então em “Terminar Sessão”.

 

Segurança e início de sessão

Como saber se o Facebook foi pirateado

A forma anterior é a que é mais fácil de utilizar e a que nos dá mais certezas quando a nossa conta do Facebook está a ser utilizada por alguém mal intencionado. No entanto, há outras formas de conseguir perceber com algum rigor se a sua conta está ou não nas mãos de outra pessoa.

Mostramos-lhe a seguir alguns indícios mais comuns que pode detetar na sua conta de Facebook e que indicam com alguma certeza que foi vitima de um ataque pirata.

  • O o seu nome, aniversário, e-mail ou password foi alterado
  • Alguém enviou pedidos de amizade para pessoas que não conhece
  • As mensagens foram enviadas da sua conta, mas não as escreveu
  • Há posts que aparecem na sua linha de tempo mas que não publicou

 

Como manter a conta do Facebook segura

Depois de ter a certeza que ninguém além de si tem acesso à sua conta do facebook, está hora de a proteger  de forma a que não volte a perder para as mãos de um criminoso. Para isso, o Facebook está repleto de recursos de proteção, só precisa de os ativar.

Vá à seta no canto superior direito da página do Facebook e clique nela depois escolha a opção Definições e irá aparecer-lhe um novo menu. Escolha a opção Segurança e Inicio de Sessão e depois role apágina para baixo até lhe aparecer o separador “Configurar Segurança Adicional“.

 

proteger facebook

 

Depois basta ativar os alertas de login para que receba notificações quando a sua conta for utilizada. De facto, parece um pormenor mas é algo muito importante que ajuda a apanhar um hacker rapidamente, isto antes que ele consiga fazer-lhe algum dano online.

Também deve ativar a opção de autenticação de dois fatores que é nada mais nada menos que uma camada extra de proteção para a sua conta do Facebook.

Também pode escolher alguns dos seus contatos de confiança ​ou alguns amigos mais próximos ou membros da família para o ajudarem a desbloquear a sua conta do Facebook se alguma vez ela for pirateada.

 

Conclusões:

Se seguir esta nossas recomendações, torna-se muito mais difícil a um hacker conseguir invadir a sua conta do Facebook e ao mesmo tempo muito mais fácil de a conseguir recuperar se alguma vez a segurança da mesma for comprometida.

Além destas dicas, lembre-se sempre de definir uma password para o Facebook como um conjunto aleatório de números, letras e símbolos para adicionar uma camada final de proteção. É uma dica simples mas que lhe pode poupar muitas dores de cabeça.

Para mais informações, dicas e esclarecimento de dúvidas sobre a segurança do seu Facebook contacte os nossos técnicos aqui no

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

RECEBER GRÁTIS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Conteúdo:

Formulário de Contato

Agendar

serviços informaticos ao domicilio

Mantenha-se ATUALIZADO!

Inscreva-se para receber conteúdo EXCLUSIVO:

Brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin