Como saber a localização de alguém pela foto

Localização pode ser encontrada através de uma fotografia. A tecnologia traz inovação mas também se torna intrusiva à vida de cada utilizador.

O caso que é de tal forma pertinente que foi alvo de uma reportagem da NBC. Fala-se em redes socias, em invasão da privacidade pelos meiosonline… mas e se formos nós a dizer exactamente onde estão os nossos filhos, onde estudam, onde brincam…. tudo a partir da fotos que lhes tiramos e, inocentemente, publicamos online?

Usando os mais recentes smartphones, o utilizador ao tirar uma simples fotografia insere uma série de dados sobre essa fotografia, entre esses dados estão as coordenadas da localização onde foi tirada e o espaço temporal.

Com a tecnologia Geotagging ligada nos smartphones, usando o módulo GPS, cada foto transporta uma identificação geográfica nos metadados.

Essa informação usualmente consiste nas coordenadas de latitude e longitude, mas podem incluir também a altitude, a distância, a data em que foi tirada e até o nome do local representado na imagem.

Vejam o vídeo:

Uma pessoa mal intencionada e com conhecimentos sobre o assunto pode vaguear pelas redes sociais e recolher essas imagens e conseguir assim a sua localização.

A foto daquela criança que os pais orgulhosamente mostram em casa a brincar, no jardim a saltar, na escola a representar e na casa dos avós a festejar… tudo registado com um erro de localização inferior a 10 metros, nalguns locais até menos, não é um excelente cartaz promocional?

Com um simples software que qualquer um de nós pode recolher da Internet, esta informação pode ser retirada de uma foto.

Se usar o seu smartphone, desligue a opção:

No iOS: Definições >Serviço de localização e dentro desliga a opção Câmara.

No Android: Definições > Localização e segurança

Não é alarmante… mas se tivermos em conta que existem milhões de pessoas que não têm controlo no que publicam, muita vezes colocam e implicam outras pessoas nas suas aventuras pelo mundo social digital.

Como em tudo, fica ao cargo e na consciência de cada um de nós… expor ou não expor? Eis a questão!

Existem muitas ferramentas online e offline para descobrir a localização de alguém pela fotografia:

https://www.pic2map.com/knfwaq.html

https://www.geoimgr.com/

Também podem utilizar alguns sites específicos para encontrar pessoas usando os dados públicos em bases de dados e redes sociais:

https://pipl.com

http://webmii.com

http://www.peekyou.com

Proteja-se e desactive a opção de localização…

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Como saber a localização de alguém pela foto”

  1. porque no puedo ver mis albunes de fotografia en yahoo 360º y no aparece lo que he registrado en el blog de mi pagina

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.