Como resolver problemas comuns do computador

Tem tido alguns problemas com o seu computador e não sabe o que fazer. Se já chegou a um ponto em que não consegue por si só resolver os problemas,e não quer gastar dinheiro com um técnico, tente seguir algumas das dicas a seguir antes de mandar o computador para a assistência técnica. No mínimo talvez consiga identificar a origem do problema. problemas comuns do computador

Problemas comuns do computador

 

Fonte de Alimentação (PSU)

fonte de alimentação A causa mais comum para os problemas no computador é também um dos aspectos mais negligenciados, a fonte de alimentação, vulgo PSU (Power Supply Unit).

A falta de energia no computador pode provocar as mais diversas catástrofes. Se o computador pura e simplesmente não arrancar o melhor é experimentar com outra fonte de alimentação, que tenha maior potência Wattage mas sobretudo maior amperagem na linha dos 12V; normalmente a mais sacrificada.

Este problema é também muito comum quando em Overclocking, pois ao aumentarmos as voltagens aumentamos também as necessidades energéticas, o que faz com que coloquemos a Fonte de Alimentação (PSU) sobre maior stress, o que faz com que o computador reinicie sempre que “puxamos” mais por ele.

Mesmo sem Overclocking é comum este problema energético quando jogamos ou utilizamos mais recursos do computador .

Para trocar a fonte de alimentação, é necessário abrir o computador .

Não vamos explicar como se abre e como se trocam os componentes para não sermos muito exaustivos, mas queremos que fique bem  claro aos utilizadores menos experientes que nunca devem abrir a Fonte de Alimentação. Em principio se trocarem de fonte e o computador funcionar normalmente descobriram a causa do problema. Se não funcionar…

Devem deixar apenas ligado a fonte a board, o CPU, o CPU Cooler e um Módulo de memória RAM. Se ouvirem beeps da BIOS e aparentemente a board estiver a receber energia então é altura de colocar a placa Gráfica.

Se não estiver a receber energia é porque a fonte não é forte o suficiente ou em ultimo caso temos uma board para trocar, ou seja está danificada.

Se assim for procurem por problemas visíveis tais como condensadores inchados.

A fonte de alimentação é um componente que normalmente não é muito caro e que é fácil de testar se é ou não a causa do problema.

Acreditem que normalmente é o maior responsável por problemas. A maioria dos utilizadores com pouca experiência não dão grande importância à fonte de alimentação quando pensam em comprar um novo computador , o que se torna grave a médio prazo.

Quando se preocupam o seu principal objectivo é comprar uma fonte que tenha grande Wattage, esquecendo-se que o valor total teórico de Watts não é o real, e esquecem-se do outro factor muito importante que é a amperagem na linha dos 12V. Além disso não têm em conta a taxa de eficiência, cada vez mais importante com os aumentos da electricidade.

 

Memória RAM

memoria ram   Depois da fonte de alimentação um dos componentes mais falíveis é a memoria RAM. Crashes sucessivos, bloqueios e erros comuns são o melhor sinal de problemas de memória.

Cada vez mais usamos memorias de grande densidade e muitas vezes os problemas ficam camuflados em higher memory addresses que nem sempre são utilizados, o que faz com que os componentes começam sem mais nem menos a dar erros sem qualquer razão aparente.

Daí ser muito importante testar a memória RAM quando se compram módulos novos. Mais normal do que a própria memória estar com problemas são os timming metidos À lá pata que muitas vezes as tornam instáveis.

Cada caso é um caso, mas quando tal acontece o melhor mesmo é colocar as memórias em default ou setting do SPD e testar.

Os nossos amigos blue screens alimentam-se normalmente de problemas de conflitos de drivers, conflitos de hardware ou problemas de memória.

Quando os azuis acontecem convém ir a My Computer-> Right Click Properties-> Startup and Recovery-> Settings-> Tirar o Automatically Restart; isto faz com que tenhamos tempo para ler o código do ecrã azul e na próxima oportunidade googlar para tentar perceber qual o problema da origem do erro.

Para testarmos as memórias e vermos que está tudo em ordem o melhor é o velhinho e bom www.memtest86.com desta forma ficamos a saber se as nossas memorias estão em ordem… ou não.

Se derem muitos erros o primeiro passo é testar em separado, por vezes é apenas uma das memórias a culpada.

Erro comum neste caso são timmings apertados demais ai o caminho é relaxar os timmings para valores que não tenham problemas.

As memorias podem ser “overclockadas” mas ninguém pode pedir mais que as suas especificações, só se estas não forem cumpridas sem erros é que temos razoes para trocar nesta circunstância.

Muitas vezes ainda o problema reside no slot, por vezes condensação e humidades causam danos físicos nos slots.

 

Disco Rígido – Hard Drive

disco rigido   Outros problemas bastante comuns são os relacionados com os discos rígidos. Primeira coisa a saber…. mais cedo ou mais tarde o disco vai avariar.

Os seus componentes mecânicos não são 100% fiáveis.

Aqui não existe muito a fazer sem ser arrefecê-los de forma eficiente, normalmente através de ventoinha frontal e escolher as marcas mais duradouras (consultar diversas threads sobre o tema).

O backup da informação é vital, já todos levámos nas orelhas e já todos perdemos trabalhos e sabemos como isso se passa.

Nunca é demais dizer: Backup, Backup, Backup, Backup…

Muitos de nós performance freaks não ligamos ao SMART (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology), queremos ganhar uns preciosos segundos de arranque, ou não queremos mais processos que os essenciais para o Windows.

Para quem não é tudo ao último milésimo de segundo, convém deixar esta opção, por norma default na BIOS.

Muitos não ligamos quando o computador arranca e nos diz SMART OK, quando vemos algo que não OK, está na altura de comprar um novo disco, pois quer dizer que este está para ir para os anjinhos.

Realmente esta é uma tecnologia que nos avisa quando o disco está para morrer, por isso convem estar ativa.

Ter de utilizar serviços de recuperação de dados (Data Recovery Services) além de não ser muito bom, é muito caro.

 

Placa Gráfica

placa grafica   Deixamos a seguir alguns dos problemas mais comuns relacionados com o mau funcionamento da placa gráfica do seu computador :

Blackout’s/artefactos na imagem:

Causa: instabilidade (temperatura da placa e/ou overclock); fonte de alimentação insuficiente.

Solução:

a) Monitorizar as temperaturas da placa gráfica. Se estiverem muito altas (>70~80ºC, consoante a placa gráfica em questão) mudar a interface térmica entre a GPU e o dissipador.

Se não resolver, certificar-se de que a nova camada de interface térmica foi bem aplicada (ver Aplicação de pasta térmica).

Se o problema persistir (não, não é preciso consultar o seu médico ) significa que ou o dissipador é insuficiente ou existem irregularidades nas superfícies de dissipação de calor;

b) Reduzir o overclock

c) Fonte de alimentação: verificar se é suficiente, testando com outra fonte que consiga fornecer maior potência e que aguente o sistema em causa de certeza.

Se persistir, será problema de outro componente.

Mudou de placa gráfica e não liga:

Causas: fonte insuficiente; alimentação insuficiente; problemas com a motherboard (menos provável);

Solução:

a) igual ao descrito em 1.c) ;

b) Verificar se todos os conectores de energia estão ligado na placa (conectores molex ou conectores PCI-Express); se persistir, a solução poderá passar pela descrita em 1.c) ;

c) Fazer Clear CMOS da motherboard;

se não resolver, actualizar a BIOS para a versão mais recente e fazer, em seguida, um Clear CMOS;

se o problema ainda persistir, poderá ser incompatibilidade com o chipset da motherboard (aconteceu com x1600Pro e 7600GS, principalmente com chipsets VIA e SiS, sendo os VIA mais problemáticos neste aspecto)

Mudou de placa gráfica e o Windows não carrega (o ecrã fica negro e “não passa daí”):

Causa: conflito de drivers.

Solução:

usar a placa gráfica antiga, uma placa gráfica PCI ou entrar no Windows em modo de segurança;

desinstalar os antigos drivers, correr o Driver Cleaner Professional (http://downloads.guru3d.com/download.php?det=745) para limpar ficheiros/entradas de registo residuais relativas aos drivers antigos;

a partir daqui, muito provavelmente só é necessário instalar os novos drivers e reiniciar o computador .

Aviso de potência insuficiente (NVIDIA Power Warning) (http://www.ixbt.com/video2/images/nv…er-warning.png):

Causas: fonte insuficiente; alimentação insuficiente; BIOS da placa gráfica (algumas 7600GS).

Solução:

a) Igual ao descrito em 1.c) ;

b) Igual ao descrito em 2.b) ;

c) Acontece nas 7600GS da Club 3D e Inno 3D (acho que são a mesma marca, mas pronto).

As que trazem BIOS mais antigas (que datem de antes de Outubro de 2006, ver com o NiBiTor) (http://www.mvktech.net/component/opt…5db800c590e26/) devem ser actualizadas:

BIOS Club 3D (ftp://Service:support@82.93.29.108/F…new%20bios.rar) (apenas para as placas com 256MB de memórias Samsung!).

Se o servidor FTP não funcionar, eu tenho uma cópia dessa BIOS (na placa gráfica que uso )

Inno 3D (http://www.mvktech.net/component/opt…e7011d2800ccc/) (o mesmo que em cima)

 

Esperamos que este artigo ajude todos os que se enfrentam com problemas de hardware no seu computador .

Boa sorte e boas reparações…

Se precisar de qualquer tipo de ajuda deixe um comentário…

Tentaremos ajuda-lo a reparar o seu computador …

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.