Como resolver erros ao aceder ao site das Finanças

Já se deparou com erros ao aceder ao site das finanças como o erro plugin não suportado portal finanças.

erro portal finanças

Não conseguiu por exemplo utilizar a aplicação de preenchimento e validação da declaração que pretende entregar (DA, IRC, IRS, IVA).

O facto de não aparecer essa página de entrega poderá dever-se a uma das seguintes situações:

 

1. Não esperou tempo suficiente / houve problemas de comunicação.

A aplicação de preenchimento e validação da declaração poderá demorar algum tempo a carregar, dependendo do débito da ligação à internet que tem.

Por exemplo para uma ligação de 1Mbs pode demorar até 10 segundos a carregar completamente a página.

 

2. Não aceitou as credenciais da DGITA.

Após o carregamento da aplicação ser-lhe-à solicitado para eceitar que a aplicação java seja executada no seu computador.

Este certificado existe para garantir que a aplicação que vai executar é da responsabilidade da instituição que aparece descrita no mesmo (neste caso da DGITA).

É uma forma  segura de correr aplicações nos computadores dos utilizadores, é imprescindível que aceite executar a mesma escolhendo “SIM / ACEITO” nos ecrãs anteriores.

 

3. O Browser utilizado não é a versão correcta.

Embora a aplicação possa funcionar em versões anteriores dos browsers, aconselhamos a actualizar o mesmo para uma versão mais recente, para o correcto funcionamento do site.

A aplicação para entregar/corrigir uma declaração de modelo 3 usa tecnologia Java, que da forma como está implementada causa alguns dificuldades às pessoas.

Grande parte dos problemas técnicos que as pessoas têm para carregar a aplicação de modelo 3 está relacionada com a má configuração do Java no sistema (ou Java desactualizado).

Não é intuito deste artigo abordar este tema. Contudo, garanta que usa um browser (programa de navegação da Internet) compatível com Java e que o Java se encontra atualizado no seu sistema operativo. Por exemplo em Windows poderá usar o Internet Explorer e em Mac OS X, o Safari.

 

4. O Browser utilizado não permite a execução de aplicações Java.

No final deste artigo tem um link para poder instalar a máquina virtual Java no seu computador. Deve apenas ter o cuidado de escolher os seu sistema operativo correctamente e a versão 32bits ou 64bits na duvida escolha 32bits)

 

5. Tem o Java instalado mas não corre a aplicação de entrega.

Para o correcto funcionamento do Java deverá seleccionar as seguintes opções:
INTERNET EXPLORER

No menu do Browser “Ferramentas / Tools” -> “Opções da Internet / Internet Options” -> “Avançadas / Advanced”
“Use Java2 v1.4.2 for applet”
“Java VM (ou Microsoft VM)” mas certifique-se que a opção “Compilador JIT para Java” se encontra desmarcada e que, no mesmo sítio, a opção “Consola para Java activada” se encontra marcada.

 

6. Não consegue efectuar o Login nas Declarações Electrónicas.

Para poder efectuar o Login e, consequentemente entrar numa sessão segura em que os dados enviados são cifrados, o seu browser tem de conseguir comunicar com o site das Declarações electrónicas, através de SSL.

Para tal é necessário que a configuração deste protocolo esteja correctamente assinalado, verificando as seguintes opções:
INTERNET EXPLORER

“Ferramentas / Tools” -> “Opções da Internet / Internet Options” -> “Avançadas / Advanced”
“Definições de HTTP 1.1”: Deverá estar marcada a opção “utilizar HTTP 1.1”
“Segurança”: deverão estar marcadas as seguintes opções:-   Activar “Assistente de perfis”
–   Avisar acerca de certificados inválidos de sites
–   Avisar se o envio de formulários estiver a ser redireccionado
–   Utilizar Fortezza
–   Utilizar PCT 1.0  (excepto no Internet Explorer 6.XX)
–   Utilizar SSL 2.0
–   Utilizar SSL 3.0
–   Utilizar TLS 1.0

Seguidamente deverá seleccionar o botão “Aplicar” e “OK”.

Depois de concluída a operação devera reiniciar o seu Browser.

 

7. Erros relacionados com a cache e os cookies do Browser

Corrigir problemas com páginas é geralmente tão simples quanto limpar o cache e os cookies do browser.

O cache do browser armazena informações para ajudar as páginas a serem carregadas mais rapidamente.

Os Cookies são pequenos ficheiros que são guardados no computador com informações específicas (como senhas e preferências específicas de sites).

Limpar cookies para corrigir

Problemas para entrar (não consegue entrar, não consegue permanecer ligado)
Mensagens de erro sobre como configurar cookies de utilizador

Limpar cache para corrigir

Páginas são congeladas ou o carregamento não é concluído
Páginas desatualizadas com conteúdo antigo

Observação: Se o seu Browser não estiver em baixo, consulte o site de suporte para obter informações sobre como limpar seu cache e cookies.

Firefox

Clique em Ferramentas three horizontal bars | selecione Histórico.
Clique em Limpar os dados de navegação mais recente.
– A janela “Limpar os dados de navegação mais recente” será exibida.
No menu suspenso “Limpar este período”, selecione Tudo.
Clique na seta para baixo Firefox down arrow ao lado de “Detalhes”. to “Details.

Selecione:
Cookies
Cache
Logins ativos

Clique em Limpar agora.
Reinicie seu navegador.

Chrome

Clique em Personalizar Chrome três linhas horizontais | selecione Histórico.
– A janela “Histórico” será exibida.
Clique em Limpar dados de navegação.
– A janela “Histórico” será exibida.
No menu suspenso “Eliminar os seguintes itens desde”, selecione o começo.

Selecione:
Cookies e outros dados de site e de plug-in
Imagens e ficheiros armazenados em cache

Clique em Limpar dados de navegação.
Reinicie seu navegador.

Safari

Clique em Safari Safari ícone de configurações | selecione Limpar Histórico e Dados de Sites.
No menu “Limpar”, selecione seu período desejado.
Clique em Limpar Histórico.
Reinicie seu navegador.

Internet Explorer

Clique em Ferramentas | selecione Opções da Internet.
Em “Histórico de navegação”, clique em Excluir.

Selecione:
Arquivos temporários da Internet e ficheiros de sites
Cookies e dados de sites

Clique em Excluir.
Clique em OK.
Reinicie seu navegador.

 

8. Erro de plug-in não suportado ao aceder ao portal das finanças:

Na entrega da Declaração Modelo 3 do IRS quando utiliza o do browser Google Chrome para submissão da declaração pela Internet pode surgir um erro.

Caso não visualize o formulário de preenchimento, sendo-lhe apresentada a mensagem “Este plug-in não é suportado”, utilize outro browser com suporte para Java ou efetue os seguintes passos:

Instalar a ultima versão do Java clicando no link do final deste artigo. Poderá ser necessário desinstalar versões anteriores.

Copie para a barra de endereços do Chrome  o seguinte “chrome://flags/#enable-npapi” (sem aspas) e dê ENTER.

Clicar na opção Activar

Reiniciar o Chrome para as alterações surtirem efeito
Se for necessário deve autorizar a execução do POPUP (X no lado direito da barra de endereço)
Autorize também a execução do aplicativo java quando aparecer a janela.
Faça um refresh (actualize) a página.

Criamos o video a seguir que o ajudará neste processo.

Qualquer dúvida não hesite em nos contactar.

Os requisitos minimos necessários para a entrega de Declaração de Rendimentos são:

Navegador da internet: Internet Explorer 7.x ou superior, Mozilla Firefox 3.x ou superior, Google Chrome
Java: JRE 1.6 ou superior
Acrobat: Acrobat Reader 5.x ou superior
É necessário também ter Javascript activado e aceitar cookies

A configuração recomendada é a seguinte:

Navegador da internet: Internet Explorer 8.x, Mozilla Firefox 3.6, Google Chrome
Java: JRE 6u24
Acrobat: Adobe Reader 9.4
É necessário também ter Javascript activado e aceitar cookies

 

Actualize aqui o seu software:

Adobe Reader
Java

 

Actualize aqui o seu Browser:

Chrome
IE
Opera
Firefox

Qualquer ajuda relacionada com o acesso ao Portal das Finanças não hesite em nos contactar.

Estamos aqui para ajudar.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.